logo redação online

Repertório para o tema “Gordofobia e o culto ao corpo padrão”

CONFIRA O TEMA CLICANDO AQUI!

Hoje, vamos estudar um pouco mais a fundo a questão da gordofobia, originada no famoso culto ao corpo perfeito. Com certeza, as referências a seguir vão te ajudar a entender que gordofobia é muito, muito mais do que simplesmente o medo de engordar.

Artigo de página on-line Qual o significado de gordofobia?

Disponível em https://www.tuasaude.com/gordofobia/  Acesso em 14/01/2020.

Antes de qualquer coisa, é essencial entendermos qual o conceito real de gordofobia e como ele surgiu. Há diversas perspectivas históricas nesse artigo e certamente elas vão ser muito úteis para ampliar seu repertório sobre o tema.

Artigo de página on-line Qual é a diferença entre pressão estética e gordofobia?

Disponível em https://flaviadurante.blogosfera.uol.com.br/2018/03/02/qual-e-a-diferenca-entre-pressao-estetica-e-gordofobia/  Acesso em 14/01/2020.

No artigo, a jornalista Flavia Durante entrevistou o ativista Marco Aurélio Domingos Magoga e deu simplesmente um show ao incluir referências artísticas sobre padrões de beleza ao longo da história.

É um material repleto de informações e casos reais, que podem servir como argumentação em sua produção de texto.

Artigo universitário on-line Padrões de beleza restritivos causam sofrimento a mulheres.

Disponível em https://www.ufrgs.br/humanista/2018/05/24/padroes-de-beleza-restritivos-causam-sofrimento-a-mulheres/  Acesso em 14/01/2020. 

O artigo acadêmico realizado por alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul reúne levantamentos históricos, pareceres de pesquisadores, índices e imagens alusivas ao assunto. Há inclusive uma relação entre os padrões de beleza e os distúrbios alimentares.

Se você quer saber mais sobre o aumento dos distúrbios alimentares, o artigo do Hospital Sírio-Libanês vai cair como uma luva. Disponível no link https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/sua-saude/Paginas/culto-corpo-faz-crescer-casos-transtorno-alimentar-entre-homens.aspx

Artigo universitário on-line Gordofobia, mocinha só magrinha: valores do corpo feminino nas telenovelas.

Disponível em https://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-1719-1.pdf  Acesso em 14/01/2020.

Até que ponto as novelas podem influenciar nossa percepção do que é bonito ou deixa de ser? Segundo o artigo, muito!

Bruna Barbosa Oliveira e Pedro Pinto de Oliveira, autores do trabalho, incluem muitos exemplos de novelas globais para defender seu argumento principal: para ser mocinha, tem que ser magrinha. Até aspectos sobre o enquadramento das cenas foram levados em consideração. Corre pra lá que temos certeza de que você vai gostar.

Artigo universitário on-line A mídia e a ilusão do tão desejado “corpo perfeito”.

Disponível em https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0693.pdf  Acesso em 14/01/2020.

Precisando aprofundar seus conhecimentos sobre o poder da mídia na construção quase inconsciente do pensamento que afirma que todos nós devemos ter o corpo perfeito? Há indicações também.

O artigo é nada mais nada menos do que da área da Psicologia, ou seja, mais analítico, impossível. Além disso, o texto levanta mais uma questão bastante interessante: qual a relação entre o corpo e o mercado de consumo? É pra se pensar, não é mesmo?

Matéria de revista Após polêmica, desfile anual da Victoria’s Secret não será mais transmitido na TV.

Disponível em https://www.revistalofficiel.com.br/pop-culture/apos-polemica-desfile-anual-da-victoria-s-secret-nao-sera-mais-transmitido-na-tv

Talvez você não saiba, mas a mega marca americana Victoria’s Secret realizava anualmente um desfile de lingerie que contava com a presença das maiores top models da atualidade (também conhecidas como “angels”). Era o famosíssimo Victoria’s Secret Fashion Show.

Tudo ia aparentemente muito bem, até que a marca começou a ser acusada de ter pouca- ou nenhuma- diversidade em seus desfiles e seu diretor de marketing, Ed Razek, decidiu dar uma resposta um tanto quanto controversa, se assim podemos dizer (saiba mais em https://veja.abril.com.br/entretenimento/victorias-secret-se-desculpa-comentarios-sobre-modelos-trans/ ).

Por fim, a marca, ao invés de resolver a situação, resolveu cancelar a transmissão do desfile na TV, mas de pouco adiantou, pois a polêmica já havia se espalhado mundo afora.

Filme Sexy por acidente, originalmente I Feel Pretty.

Disponível na plataforma Amazon Prime e para locação no YouTube filmes.

De 2018, o filme conta a história de Renee, uma mulher comum, mas que vive escondida por conta de seu corpo, um pouco mais cheio do que os rigorosos padrões estéticos exigem. O peso de Renee influencia até mesmo seus objetivos profissionais.

Mas um dia, Renee sofre um acidente (na academia!) e bate a cabeça. Quando ela acorda, sua autovisão está totalmente transformada e daí em diante vamos assistir ao que Renee é capaz de fazer quando não tem as limitações estéticas funcionando enquanto um bloqueio.

O filme é imperdível para se tratar desse assunto. Recomendamos muito.

Documentário do YouTube Bonita.

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=mpmJ63uK6Mw  Acesso em 14/01/2020.

O documentário foi feito na verdade com a intenção de ser um trabalho de conclusão de curso, por isso, é variado em suas referências.

Pelo título, já conseguimos prever que o assunto principal é a discussão entre o que é uma mulher bonita ou não e quais são os critérios para a definição, além, é claro, da contextualização da influência (de várias ordens) que esses critérios sofrem.

Vídeo do YouTube Você está no PADRÃO de beleza?

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=pCtUsIzPN2I  Acesso em 14/01/2020.

Se você pesquisar na barra do YouTube por padrão de beleza, a busca vai te retornar milhares de resultados, mas por que justamente o vídeo indicado se diferencia dos demais? É simples, a responsável pelo canal, Mag Halat, é muçulmana, então temos uma visão culturalmente variada a respeito do mesmo assunto.

Pauta de programa de variedades Caio fala como a gordofobia e a falta de acessibilidade afetam sua vida.

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ey4EyqtjKDM  Acesso em 14/01/2020.

Será que estar acima do peso é um “problema” apenas estético? Será que as consequências são “somente” ser julgado como desleixado (a)? Nessa parte do programa Encontro, transmitido pela Globo, vamos ver que não. Há várias dificuldades, inclusive com relação ao acesso a certos locais, atreladas ao peso não ideal.

Música Garota de Ipanema em sua versão em inglês: The Girl From Ipanema.

Disponível em https://www.letras.mus.br/tom-jobim/646525/  Acesso em 14/01/2020.

É quase impossível um brasileiro que não conheça a clássica música de Tom Jobim, Garota de Ipanema, ela é como um segundo hino da pátria brasileira.

Por sua fama estrondosa, a canção ganhou versão em várias línguas, inclusive em inglês. E sugerimos que você dê uma olhada rápida em como ficou a letra e a analise. O que muda na definição da garota de Ipanema na versão em inglês?

Aliás, fica a sugestão para que você também pesquise quem é a Garota de Ipanema (Helô Pinheiro) e observe suas características físicas. Ela realmente representa a maior parte das garotas brasileiras?

Livro História da Beleza, de Umberto Eco, Editora Record.

Essa indicação é para aqueles que querem saber mesmo (mesmo!) sobre o assunto, pois aqui, o incrível escritor italiano Umberto Eco faz uma ampla análise acerca do tema beleza ao longo de 440 páginas.

Há também o História da Feiura, do mesmo autor, que discute como o conceito do que é feio, assim como do que é belo, é altamente flexível.

Leia também:

Tema de redação: O mercado de cosméticos falsificados

Tema de Redação: Formas para alcançar o equilíbrio entre saúde e beleza

Tema de redação: a ditadura da beleza

Tema de Redação: Impactos do Agronegócio na saúde

Tema de redação: Maternidade: escolha ou obrigação?

Tema de Redação: os desafios da sexualidade na adolescência

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes