Trabalha com educação e quer incentivar a prática da redação em sua escola? Confira o artigo que preparamos para professores, coordenadores e diretores de instituições de ensino!
A prática de redação tem adquirido mais importância a cada ano que passa. Embora alguns alunos ainda torçam o nariz quando ouvem falar de redação, a verdade é que a habilidade de escrever bem e de saber argumentar tem sido cada vez mais cobrada em concursos, vestibulares e também na vida profissional.
No Enem, por exemplo, a redação tem um peso enorme, ao qual não se pode furtar nenhum candidato que deseje ingressar em bons cursos e boas universidades. O mesmo vale para vestibulares e concursos em geral, que têm dedicado à redação uma porção valiosa da nota final.
É fácil de concluir: apenas acertar questões objetivas já não serve muito — o diferencial para a classificação nos primeiros lugares tem sido a redação. Hoje, é a escrita que separa os aprovados dos demais.
A redação, além disso, não tem servido apenas ao mundo das provas. Quando os estudantes deixam as escolas e faculdades e se aventuram no mercado de trabalho, a escrita também se torna um fator de destaque, tanto no processo seletivo quanto na prática do dia a dia.
Isso porque a relevância da comunicação escrita tem sido amplamente divulgada e compreendida por um número cada vez maior de profissionais e de empresários. A capacidade de articular argumentos, de elaborar textos coerentes e concisos e de mostrar um verdadeiro domínio do idioma é a competência que hoje se espera dos candidatos a qualquer vaga de emprego.
Diante de todo esse panorama e das exigências que aguardam os alunos de hoje, chegamos a uma questão fundamental: como incentivar a prática de redação na sua escola? Como fazer com que os estudantes adquiram gosto por essa atividade?
COMO INCENTIVAR A PRÁTICA DE REDAÇÃO NA SUA ESCOLA
1. Conhecer e começar
Em primeiro lugar, a compreensão do que significa a própria prática da redação e os benefícios que dela advêm é essencial para desenvolver o interesse dos alunos. Não é lá muito fácil gostar do que não se conhece. Se o estudante somente recebe a ordem de elaborar um texto e não tem muita experiência com a escrita, é de se esperar que levante barreiras e encontre na redação uma atividade maçante.
É necessário, portanto, que o educador dê ao aluno a oportunidade de realmente desvendar o que é a redação. Mais do que isso, deve-se mostrar e explicar a ele a essência da própria prática. Não se trata de passar uma hora diante da folha em branco, fazendo a mente ferver, sem nenhuma finalidade. É preciso fazer o estudante compreender que a redação é seu meio de expressão, é o instrumento pelo qual ele pode dar vazão ao que pensa — habilidade que lhe será requerida em todas as suas interações futuras.
Aqui entra o papel do educador de “advogar” em favor da redação, mostrando ao aluno como a escrita pode ser (e de fato é) uma atividade agradável, por meio da qual todos nós podemos registrar nossos pensamentos e expressar-nos como seres que têm opiniões e diferentes pontos de vista.
Por meio do incentivo, pouco a pouco o aluno descobrirá o prazer de escrever e irá praticar cada vez mais!
2. Estimular o hábito de ler
A boa redação é composta por diversos elementos: técnica, vocabulário, conhecimento da sintaxe da língua portuguesa, ligação das ideias para o fim proposto, etc.
Embora seja possível ensinar cada um desses fatores em sala de aula, é principalmente por meio da leitura que o aluno observará e aprenderá os modos de construir bons textos, sejam eles dissertativos, argumentativos ou literários.
Tendo contato com bons autores — e aqui compete ao professor indicá-los e apresentá-los de maneira interessante —, o aluno poderá desenvolver por si mesmo, com orientação do educador, a capacidade de estruturar uma linha de raciocínio coerente, escrita com excelência gramatical e de conteúdo.
O aluno, afinal, terá poucas horas de aula para aprender a escrever redações. É a leitura que solidificará os conhecimentos necessários para tal prática.
3. Fomentar a discussão e a criatividade
Não basta conhecer a redação em teoria e permanecer nas leituras. Essa é a base, é o ponto de partida, mas é necessário fazer mais. O aluno precisa ser levado, incentivado a apresentar suas ideias.
Nesse sentido, a promoção de discussões saudáveis e de expressões da criatividade é fundamental para que o estudante aprenda a desenvolver seu próprio raciocínio, além de formular suas ideias e defendê-las.
Quando o professor traz à aula temas relevantes para que sejam discutidos e ensina os alunos a analisá-los com inteligência, a formar um parecer e a sustentar uma argumentação que dê credibilidade a esse parecer, os próprios alunos sentem-se estimulados a argumentar.
Ao mesmo tempo, o professor pode também fazer dessa uma atividade multidisciplinar, trazendo questões que são relevantes para outras matérias do currículo (Biologia, História, Geografia, etc.) e conduzindo os estudantes a ponderá-las, para a partir daí escreverem redações.
Todos gostam de opinar e de dialogar sobre assuntos interessantes. Esse tipo de iniciativa ajudará a desenvolver o que é preciso para a prática da redação: a capacidade de interpretar uma questão e elaborar determinado argumento com base nela.
4. Adotar uma plataforma própria para redações
Os alunos já foram apresentados à importância da redação, foram estimulados à leitura e incentivados a exercer sua criatividade e sua capacidade de argumentar.
Ainda assim, os estudantes podem encontrar alguma dificuldade no próprio ato de escrever ou na interação com o professor (que tem poucas horas de aula com os mesmos alunos por semana), ou ainda na análise de seu próprio desenvolvimento — fatores que podem deixá-los inseguros. Devido a isso, o desempenho dos educandos com certeza será prejudicado.
Como contornar tal situação?
O Redação Online está aqui para que você chegue à melhor etapa com sucesso. Por meio de nossa plataforma virtual, sua instituição oferece aos alunos um ambiente único e integrado, no qual todas as redações podem ser distribuídas, entregues, armazenadas e corrigidas.
Trata-se da melhor plataforma para o educador que não deseja frustrar os alunos na última etapa da prática de redações. Além de consistir em uma central para gerenciamento dos arquivos, a plataforma do Redação Online também permite a interação fácil e rápida entre professores de alunos e disponibiliza informações de histórico e desenvolvimento, tudo para que o desempenho do estudante alcance o nível máximo, levando-o a conquistar a sonhada aprovação em vestibulares, concursos e processos seletivos.
Então, se você quer incentivar seus alunos à prática da redação e fazer com que tenham gosto pela coisa, precisa facilitar a vida deles.
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Esperamos por você!