logo redação online

O papel das instituições esportivas nas medidas para combater a impunidade das manifestações racistas no futebol | Tema de redação

O papel das instituições esportivas nas medidas para combater a impunidade das manifestações racistas no futebol

Você viu, não viu? O mundo inteiro viu: Vini Jr. foi vítima de racismo no futebol europeu! A reação foi unânime: isso é inaceitável. Temos que começar a combater as manifestações racistas no futebol! 

Nesse sentido, há várias mobilizações encaminhadas, só está faltando a sua – desse modo, qual proposta de intervenção você pediria às instituições esportivas em casos assim?

Escreva uma dissertação argumentativa sobre o tema “O papel das instituições esportivas nas medidas para combater a impunidade das manifestações racistas no futebol”. 
Se você já é nosso sortudo seguidor, aproveite para verificar a coesão com mais atenção. Veja os textos de apoio e muitos repertórios abaixo.

Texto 1 sobre manifestações racistas no futebol

Ofensas a Vinicius Jr. fazem parte de histórico de racismo no futebol

“Isso [repetição de ataques a Vinicius Júnior] reflete anos e anos de leniência das autoridades espanholas com o racismo.

Aliás, especialmente nos campos de futebol, não é apenas Vinícius Júnior que tem sofrido, mas outros jogadores pela Europa também, como o [atacante belga Romelu] Lukaku, vítima de racismo em abril e expulso por reagir contra os xingamentos racistas [na Itália, onde defende a Inter de Milão].

Além disso, existe um histórico [de racismo], com mais de 20 anos, com jogadores negros brasileiros e de outros países”, destacou Jorge Santana, professor de História e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), em depoimento ao programa Stadium, da TV Brasil.

“O Vinícius tem sido uma voz quase isolada na luta contra o racismo no Campeonato Espanhol. As instituições espanholas fazem olhos de mercadores e não tomam atitudes e políticas duras contra o racismo. Das dez denúncias feitas pelo Vinicius [desde 2021], três foram arquivadas pela liga espanhola.

Portanto, isso faz com que a liga seja uma aliada do racismo na Espanha”, completou Santana, que é autor do livro “Desculpas, meu ídolo Barbosa”.


fonte: agência brasil – ofensas vinicius junior fazem parte de histórico de racismo no futebol

Texto 2

fonte: veja rio abril – vini jr estopim combate racismo futebol

Texto 3

Racismo no futebol: como a legislação esportiva aborda as questões raciais?

Em 2004, a Fifa apresentou seu Código de Ética proibindo “dirigentes, jogadores e agentes de agir de forma discriminatória em relação a etnia, raça, cultura, política, religião, gênero ou idioma”, código esse atualizado em 2020, apontando multas e interrupção de práticas esportivas quando da violação de algum direito referido no documento. Segundo os autores, os “acordos e convenções internacionais” voltados aos direitos humanos interferem positivamente nas leis do futebol brasileiro relacionadas ao racismo. Alerta-se para a importância de detectar, revelar e eliminar o “falso mito da democracia racial” no Brasil, onde o racismo e suas mazelas são os protagonistas diários nas ruas, nos jornais, TV e mídias.
fonte: jornal usp – racismo no futebol como a legislação esportiva aborda as questões raciais

Texto 4

O que o mundo pensa do ‘caso Vinicius’?: “É especialmente triste e nojento…”

Guillem Balagué (Estados Unidos – CBS Sports)

Misturar seu comportamento em campo (seja lá o que for) com insultos racistas é não entender nada. Misturar racismo com o chato e eterno debate tribal do futebol é alimentar o racismo. Existem leis suficientes para combater o racismo. É preciso que as autoridades sejam mais enfáticas, os juízes mais sensíveis e as pessoas em situação de rua mais conscientes de que o racismo sistêmico que sofremos se combate primeiro a partir de si aplicando ao Outro, depois na roda mais próxima e por fim lembrando que a luta contra a discriminação é diária e para sempre.

Colin Millar (Inglaterra – The Mirror)

Não há desculpa ou justificativa para o racismo. Além disso, o abuso de Vinicius mostra uma imagem terrível do futebol espanhol que é injusto para os clubes e para a Espanha, mas é preciso mais compreensão. Ou seja, ninguém jamais merece tais insultos, e as ações de uma minoria muito pequena terão um enorme impacto negativo no futebol espanhol.

Isso porque a diferença de reação dentro da Espanha e no exterior mostra que há um problema. LaLiga e as autoridades devem mostrar liderança e tolerância zero. Afinal, o risco se não o fizerem é que Vinícius saia da Espanha e não cheguem muitos outros jogadores de grande talento.
traduzido livremente de marca – real-madrid

Repertórios socioculturais relacionados ao tema “O papel das instituições esportivas nas medidas para combater a impunidade das manifestações racistas no futebol”

filme –  primeiramente, se você não viu ainda, “Selma – uma luta pela igualdade” é a história da luta de Martin Luther King Jr. para garantir direitos aos afrodescendentes nos EUA; sem dúvida, um repertório clássico para sua redação!

notícia – além disso, veja os comentários que Vini Jr. recebeu em seus perfis de rede social – muitos famosos prestaram seu apoio.

livro – leia o Pequeno manual antirracista, de Djamila Ribeiro! é um repertório riquíssimo para sua redação, ou seja, inclui formas de acabar com o racismo no dia a dia.

reportagem – veja os ataques racistas que Vini Jr. já tinha recebido anteriormente; pode se um bom argumento para sua redação!

vídeo – já contaram para você sobre o atleta negro que derrubou o mito da raça ariana, defendido por Hitler?! veja o vídeo para saber como foi!

reportagem –  saiba aqui qual a proposta dos clubes brasileiros para acabar com o racismo no futebol (e, sem dúvida, faça uma ótima proposta de intervenção!)

legislação – se você quer enriquecer sua redação com leis, isto é, aqui você encontra todas as que existem no Brasil e uma comparação com as espanholas. 

notícia – se você não viu, ou seja, pode ver agora a nota oficial do Governo brasileiro pedindo providências à Espanha depois do caso Vini Jr.

notícia – outrossim, qual sua opinião sobre a nota oficial do Real Madrid quanto ao caso Vini Jr.? leia o documento aqui.

Por fim, leu tudo?! Ficamos felizes que você decidiu escrever sobre o papel das instituições esportivas nas medidas para combater a impunidade das manifestações racistas no futebol! 
Cronometre sua escrita e mande para nossa equipe: ela vai dar uma nota realista e mostrar como melhorar.

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes