Movimentos literários: quais são e como usá-los nas redações?

movimentos literários

Os movimentos literários são um tema recorrente em vestibulares por todo o Brasil, inclusive no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Cada um desses períodos possuem suas características próprias e tiveram grande impacto nas produções que vemos até os dias de hoje. Por isso, é indispensável que esse conteúdo esteja bem fixado por quem irá realizar a prova.

As peculiaridades de alguns movimentos também nos permitem entender um pouco sobre o contexto histórico-cultural ao qual ele estava inserido. Ou seja, quando a arte não imita a vida, ela tenta recriá-la de uma forma melhor.

O blog da Redação Online preparou um resumo de cada um desses movimentos para que saiba as principais informações na hora da prova e garanta uma boa nota. Assim, poderá escolher entre uma maior variedade de opções seu curso e em qual faculdade quer entrar. Esse conteúdo é válido mesmo para quem busca estudar no exterior, temos um post completo sobre como usar sua nota do ENEM para fazer faculdade fora do país, não deixe de conferir!

Conheça os movimentos literários que mais caem em prova!

Em geral, as provas de vestibulares separam as áreas de conhecimento entre Linguagem, Conhecimentos Gerais e Específico. No ENEM funciona um pouco diferente, existem as Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática, e Linguagem e Códigos. Independente do caso, os conteúdos de Literatura são cobrados de forma parecida: revisitando os períodos literários e suas características, bem como algumas obras especificadas em cada edital.

Por isso, vamos agora a lista dos movimentos que mais aparecem nas provas para depois falar como usá0los em sua redação!

Confira também o post “10 alusões literárias para você usar nas redações” e saiba como unir os conhecimentos de Literatura à sua escrita!

1. Trovadorismo

Esse estilo se caracteriza por ser poesias musicadas, compostas pelos Trovadores e apresentada tanto para realeza quanto para os servos. Existiam diferentes categorias de trovas e essa divisão quase sempre é cobrada nas provas. Podemos classificar esses poemas como:

  1. Líricos: inclui as cantigas de amigo (que possuíam um eu-lírico feminino, mesmo que cantadas por homens) e, mais populares, as cantigas de amor (confissões sobre amor não correspondido para mulheres da nobreza);
  2. Satíricos: que se refere as cantigas de escárnio (sátiras e provocações de duplo sentido sem ser tão explícitas) e cantigas de maldizer (mais diretas e citavam nomes na maioria das vezes).

Período de destaque: 1189 até 1418.
Onde surgiu: Na região que atualmente reconhecemos como França, Espanha e Itália. Naquela época, esse local era chamado de Occitânia.
Principais autores: João Zorro, Afonso Sanches, Dom Dinis I de Portugal e Paio Soares de Taveirós (Portugal).

2. Humanismo

O começo da literatura em prosa, produção de crônicas que valorizam as características humanas. Se afasta das características da Idade Média que o centro das produções é Deus, e começa a se voltar para o homem. Racionalismo e ascensão da ciência.

Período de destaque: 1418 até 1527.
Onde surgiu: Itália, por ser o berço do Renascimento que influenciou o surgimento desse movimento.
Principais autores: Fernão Lopes e Gil Vicente (no teatro).

3. Quinhentismo

O primeiro movimento literário do Brasil, que tem ligação com a chegada dos portugueses em nossas terras. Apesar do país ser a pauta principal, os escritos desse gênero falam sobre os navegantes que chegaram aqui. Possui como característica principal a descrição de viagens, da paisagem e relatos dos jesuítas.

Período de destaque: 1500-1601.
Onde surgiu: Brasil, mas era consumido na Europa.
Principais autores: Pero Vaz de Caminha (Carta a el-Rei Dom Manoel, 1500), Padre José de Anchieta (Arte de gramática da língua mais usada na costa do Brasil, 1595), Padre Manuel da Nóbrega (Tratado contra a Antropofagia, 1559) e Pero de Magalhães Gândavo (Tratado da Terra do Brasil, 1576).

4. Classicismo

Uma das consequências do Renascimento, movimento artístico-cultural nascido na Itália. Aparece com o surgimento da Idade Moderna, finalizando de vez com o Período Medieval. Sua característica principal é a retomada dos ideais greco-romanos: o hedonismo (busca pelos prazeres), equilíbrio e do ideal de beleza tão procurado na Antiguidade Clássica.

Sua obra principal é Os Lusíadas, um poema com mais de 1000 estrofes feito por Camões que retrata a viagem de Vasco da Gama até as Índias. Esse período é marcado por poemas com métricas regulares.

Período de destaque: 1527 até 1580.
Onde surgiu: Europa, não se tem ao certo um local de surgimento, mas foi uma continuação da predominância do Humanismo.
Principais autores: Luiz Vaz de Camões (Os Lusíadas, 1572) e Dante Alighieri (A divina comédia, 1555).

5. Barroco

Após tanta valorização dos ideias renascentistas, o Barroco surge retratando o homem em conflito. Racionalismo contra fé, homem contra Deus, bem contra o mal. A Igreja Católica começa ganhar força novamente, portanto muitos dos escritos desse movimento são sermões de missas. Como seus opositores, temos poesias satíricas contra a religião e poemas eróticos.

Período de destaque: 1601-1768.
Onde surgiu: Itália, logo se espalhando pela Europa. Esteve presente também em toda a América Latina, incluindo o Brasil.
Principais autores: Gregório de Mattos (chamado também de Boca do Inferno, é o representante do lado apegado ao prazer) e Padre Antônio Vieira (Sermão da Sexagésima, 1655).

6. Arcadismo (Neoclassicismo)

Acompanha a ascensão da Revolução Industrial e da agitação da cidade. O eu-lírico se distancia dessa realidade e oferece um contraponto a essas tecnologias ao exaltar a natureza. Muito comum poemas onde o personagem está no campo, em cenários bucólicos, sendo um pastor de ovelhas. Carpe diem (aproveite o momento) é seu principal conceito.

Quebra com o conflito interno do Barroco e volta olha para o homem, com ideais iluministas.

Período de destaque: 1768 até 1836.
Onde surgiu: No continente europeu, mas alcançou o mercado brasileiro também.
Principais autores: No Brasil, Cláudio Manoel da Costa (Obras, 1768) e Tomás Antônio Gonzaga (Marília de Dirceu, 1792). Na Europa, o português Antônio Dinis da Cruz e Silva.

7. Romantismo

Esse movimento literário quebra com a formalidade da poesia, apesar de manter a estrutura de versos. O que isso quer dizer é que os poemas românticos nem sempre possuem rimas. Também existe prosa nesse período. Em texto corrido ou em estrofes, os temas sempre possuem um pessimismo ligado ao amor platônico, intensidade e fuga da realidade. Os eu-líricos idealizam mulheres que amam, mas se mantém egocêntricos.

No Brasil foi divido em três fases:

  1. Geração indianista: os indígenas são elevados a heróis da formação do país, escritas são como mitos do surgimento do Brasil;
  2. Geração ultrarromântica: o nível extremo do sentimentalismo, uma fixação com a morte, representação de mulheres cadavéricas e um egocentrismo exagerado;
  3. Geração nacionalista: fala sobre questões sociais, se baseia nos sentimentos de indignação do dia a dia. A idealização amorosa diminui, se tornando algo mais palpável.

Período de destaque: 1836 até 1881.
Onde surgiu: primeiros indícios na Europa do século XVIII, mas no século XIX que se consolidou e veio para o Brasil.
Principais autores: Na primeira geração, José de Alencar (O Guarani, 1857; Senhora, 1875; e Iracema, 1865). Na segunda, Álvares de Azevedo (Macário, 1852; Noite na taverna, 1855; e Lira dos vinte anos, 1853).

Conheça 5 livros brasileiros que podem ser usados em suas redações, entre eles está uma obra romântica que vale muito a pena conferir!

8. Realismo

Volta do olhar ao realismo, contrapondo o movimento romântico que vivia no mundo ideal. Esses são textos mais centrados, objetivos e distantes dos sentimentos. Falam do cotidiano, das questões sociais e fazem críticas direta à burguesia. No Brasil, questiona muito a pobreza extrema da população.

Período de destaque: 1857 até 1922.
Onde surgiu: França.
Principais autores: Machado de Assis (Memórias Póstumas de Brás Cubas, 1881) e Eça de Queirós (O Primo Basílio, 1878).

9. Naturalismo

Tem grande influência da ciência, principalmente de Charles Darwin e Auguste Comte. Sua característica principal são romances onde os humanos têm seu comportamento totalmente influenciado pelo local onde estão inseridos. Debate miséria, política, violência e sexualidade, tudo sob um olha científica que analisa isso como apenas fenômenos sociais.

Período de destaque: 1881 até 1922.
Onde surgiu: Europa mas rapidamente veio para o Brasil.
Principais Autores: o brasileiro Aluísio de Azevedo (O Cortiço, 1890).

10. Parnasianismo

Contemporâneo ao Realismo, esse movimento teve mais poesias do que o anterior. É caracterizado por também ser uma resposta ao exagero romântico, mas com outro método de mostrar essa mudança. Tem temáticas sem nenhum compromisso com questões sociais; diferente do que víamos em outros movimentos literários, eles faziam arte pela arte e utilizavam uma linguagem extremamente rebuscada para demonstrar seus sentimentos – mesmo que esses fossem brandos.

Período de destaque: 1882 até 1922.
Onde surgiu: Na França e chegou no Brasil antes da virada do século.
Principais autores: Raimundo Correia (Versos e Versões, 1887)

11. Modernismo

Uma clara consequência da Revolução Industrial, o Modernismo critica a desigualdade causada por essa mudança socioeconômica. Faz relatos do cotidiano, fala sobre a seca, pobreza extrema e questões de gênero. Ocorreu o Pré-Modernismo que deu início ao estilo, mas que não é uma escola literária unificada e, portanto, não faz parte da lista de movimentos literários.

O modernismo foi também dividido em três gerações no Brasil:

  1. De 1922 até 1930: tenta se distanciar o máximo do Parnasianismo e possui poemas ironizando esse movimento, como Os Sapos escrito por Manuel Bandeira;
  2. De 1930 até 1945: o movimento começa a se consolidar e tomar uma forma mais coesa, trabalhando temas sociais com um tom mais agressivo e explícito;
  3. De 1945 até 1960: rompe a unidade novamente, sendo influenciado por diversas vertentes e se focando mais no cotidiano.

Período de destaque: 1922 até 1960.
Onde: Tanto na Europa quanto no Brasil, mas o grande marco é a Semana de Arte Moderna de 22 que ocorreu em São Paulo.
Principais autores: Manuel Bandeira e Fernando Pessoa (com seus três pseudônimos) representam a primeira geração. A segunda, tem Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Moraes. A terceira conta com sua grande representante, Clarice Lispector.

Como utilizar os movimentos literários nas redações?

Um dos critérios avaliativos na redação é o uso de repertórios socioculturais. Isso acontece quando utilizamos conhecimentos exteriores aos de sala de aula para exemplificar, argumentar ou enriquecer de alguma forma nosso texto. Ter conhecimento desses movimentos literários aumenta ainda mais seus recursos para falar durante a escrita da prova.

Como falamos no começo, esses poemas e prosas têm forte ligação com sua sociedade e servem para fazer denúncias, falar sobre o cotidiano ou questionar práticas de uma época. Muitos dos temas usados pelos autores podem ser conectados aos assuntos da redação de vestibulares.

Por exemplo, ao falar de abandono de crianças ou menores em situação de rua, Capitães de Areia do modernista Jorge Amado pode ser citado. Ou se o enunciado tratar da forma fantasiosa e desrespeitosa do tratamento aos indígenas nos dias de hoje, podemos voltar no Romantismo quando José de Alencar transforma os povos originários em personagens quase folclóricos – o que os apaga como cidadãos.

Aprenda a fazer citações da maneira certa com o post “Citação: Um guia definitivo! O que é? Como Fazer? Saiba mais

A grande sacada que qualquer aluno precisa ter é que os conhecimentos adquiridos para uma matéria podem ser conectados a outra, isso acontece bastante entre Literatura e Redação. Busque os livros indicados pelos vestibulares, conheça as críticas feitas e as transforme em uma ferramenta para mostrar conhecimento sobre o assunto no seu texto.

Esse foi nosso resumão sobre movimentos literários e como utilizá-los na redação. Use essas informações para criar suas relações próprias e mostre originalidade e poder de argumentação durante seu vestibular, ou no ENEM.

Conheça também 5 vertentes filosóficas para usar na redação!

Muito além dos movimentos literários, nosso blog possui outras diversas dicas para ajudar estudantes a alcançarem notas maiores na redação, não deixe de conferir outros posts para aprender mais! Até a próxima!

POSTS RELACIONADOS

Modelo de Redação nota 1000 para o ENEM 2024

📚 E aí, RedAluno! Sabia que usar um modelo de redação nota 1000 pronto pode ser uma estratégia eficaz se você souber como encaixar o tema de forma adequada? Utilizar modelos prontos pode facilitar sua escrita, mas é essencial que você domine a estrutura da redação e os critérios de correção do ENEM. Vamos aprender a fazer isso de forma eficiente e, no final, você terá um modelo pronto que pode adaptar para qualquer tema! 🚀 Como usar modelos prontos de redação nota 1000 na redação? Para usar modelos prontos, você deve estar atento a alguns pontos cruciais: Critérios de Correção do ENEM: Modelo pronto de Redação para qualquer tema Modelo pronto de Introdução:  “A Constituição Federal, promulgada em 1988, prevê para todos os cidadãos o direito à/ao __________ (área relacionada ao tema). Entretanto, na prática, essa garantia é deturpada, visto que o/a __________ (tema) ainda é uma realidade na sociedade nacional. Desse modo, tal cenário nefasto ocorre tanto pela negligência governamental (argumento 1), como também devido à falta de debate (argumento 2).” Modelo pronto de Desenvolvimento 1 (Ineficácia dos setores governamentais):  “Diante desse cenário, é fulcral pontuar que o problema deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam __________ (problema relacionado ao tema). Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população. Entretanto, isso não ocorre no Brasil devido à falta de atuação do Estado __________ (colocar problema relacionado ao tema), consequentemente __________ (colocar consequência). Logo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.” Modelo de Desenvolvimento 2 (Falta de debate):  “Ademais, é imperativo ressaltar que a falta de debate impulsiona __________ (problema relacionado ao tema). Nesse sentido, Habermas traz uma contribuição relevante ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Desse modo, para que um problema como __________ (problema relacionado ao tema) seja resolvido, faz-se necessário debater sobre __________ (solução para o problema relacionado ao tema). Assim, trazer à pauta __________ (colocar o tema) e debatê-lo amplamente aumentaria a chance de atuação nele.” Modelo pronto de conclusão: “Portanto, torna-se essencial mitigar os obstáculos ligados ao/a __________ (insira o tema aqui). Nesse sentido, compete ao Ministério Y, que tem o dever de incentivar o/a __________ (detalhe específico), tanto implementar __________ (iniciativa relacionada à tese 1) quanto promover __________ (iniciativa relacionada à tese 2). Essas ações estratégicas, executadas por meio de __________ (método ou estratégia), visam à/ao __________ (resultado esperado). Assim, almeja-se que __________ (conclusão ou expectativa futura).” Pode usar modelo pronto na redação? Sim, você pode usar um modelo pronto, mas é crucial adaptá-lo ao tema proposto. Isso porque o uso inadequado pode resultar em perda de pontos na Competência 3 devido à argumentação fraca ou desconexa. Está se preparando para o Enem e não sabe se pode usar modelo de redação? Confira nesta videoaula completa a professora Chaiany Farias te explicando tudo sobre o assunto e te ajudando a mandar bem na redação! Como elaborar uma redação correta? Primeiramente, para elaborar uma redação correta, você deve seguir a estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução, apresente o tema e sua tese. No desenvolvimento, expanda seus argumentos com clareza e coesão. Por fim, na conclusão, apresente uma proposta de intervenção. Como iniciar uma redação exemplo? Iniciar a redação com uma citação ou referência histórica pode ser uma boa estratégia. Por exemplo: “A Constituição Federal, promulgada em 1988, garante a todos os cidadãos brasileiros o direito à educação.” No entanto, na prática, essa garantia ainda enfrenta desafios significativos. Como se fazer uma boa redação passo a passo? Por fim, agora que você aprendeu como usar um modelo de redação nota 1000 pronto de forma eficaz, está preparado para encarar o ENEM 2024 com confiança. Utilize os critérios de correção, adapte o modelo ao tema proposto e garanta uma boa nota. E não se esqueça de acessar nossa plataforma para mais dicas e correções de redação personalizadas. Vamos juntos alcançar a nota 1000! 🚀

Juízo de Valor: como usar na Redação, exemplos

🎓 E aí, RedAluno! Sabia que utilizar juízos de valor pode elevar a qualidade da sua redação? Eles ajudam a expressar suas opiniões de forma clara e convincente, contribuindo para a argumentação e garantindo pontos preciosos na competência 3 do ENEM, que avalia a seleção, organização, interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Vamos explorar o que é juízo de valor, como usá-lo e exemplos para você arrasar na sua próxima redação! ✍️📚 O que é Juízo de Valor na Redação? Juízo de valor é a avaliação que fazemos com base em nossos gostos, percepções individuais e fatores culturais, sentimentais e ideológicos. Na redação, essas palavras expressam opiniões e julgamentos, sendo cruciais para indicar a posição do autor. Utilizá-los corretamente pode garantir que você pontue bem na competência 3, focada em argumentação e construção de sentido. O que é um Juízo de Valor? Exemplos Um juízo de valor avalia algo com base em critérios subjetivos, refletindo a opinião do autor. Exemplos incluem adjetivos como “necessário”, “prejudicial”, “inovador”, e frases que expressam julgamentos, como “é fundamental” ou “é imprescindível”. O que é Juízo de Valor no Texto? No texto, o juízo de valor aparece quando o autor faz uma afirmação que expressa uma avaliação subjetiva. Por exemplo, “é essencial implementar políticas públicas para combater a desigualdade” utiliza um juízo de valor (“essencial”) para reforçar o argumento. Quais são as palavras com Juízo de Valor? Palavras com juízo de valor incluem adjetivos e expressões que refletem julgamentos subjetivos. Aqui estão 50 palavras chiques com juízo de valor para elevar sua redação: Frases de persuasão na Redação para Juízo de Valor Agora que você entende o que é juízo de valor e como usá-lo na sua redação, está mais preparado para construir argumentos sólidos e persuasivos. Lembre-se de utilizar essas palavras e expressões para enriquecer sua argumentação e garantir uma boa pontuação na competência 3 do ENEM. E para praticar ainda mais, não esqueça de acessar  nossa plataforma, onde você encontrará centenas de temas de redação e correções detalhadas para aprimorar suas habilidades. Vamos lá, RedAluno, conquiste sua nota 1000! 🎉✍️📚

Como citar o IBGE na Redação: Exemplos e Dicas

📚 E aí, RedAluno! Sabe como o IBGE pode turbinar a sua redação? Utilizar dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é uma excelente forma de enriquecer sua argumentação, garantindo pontos preciosos na Competência 2 (Repertório Sociocultural) e na Competência 3 (Coerência Argumentativa). Vamos aprender como citar o IBGE corretamente e usar suas estatísticas para fundamentar seus argumentos de forma eficaz. 🚀 O que é o IBGE? 📈 O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é responsável por coletar, analisar e divulgar informações estatísticas sobre a população, economia, meio ambiente e território do Brasil. Seus dados são essenciais para a formulação de políticas públicas e análises sociais. Como citar o IBGE na Redação? Para citar o IBGE na redação, você pode usar tanto citações diretas quanto indiretas. Veja alguns exemplos de como fazer isso: Citação Direta: “Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 35 milhões de brasileiros não têm acesso regular a serviços de saúde.” Citação Indireta: Segundo o IBGE, 35 milhões de brasileiros não têm acesso regular a serviços de saúde. Dados de Saúde do IBGE para sua Redação 🏥 Saúde: A desigualdade no acesso aos serviços de saúde reflete a negligência governamental em prover cuidados básicos, agravando a saúde pública nas comunidades carentes. A falta de políticas eficazes perpetua essa desigualdade, resultando em maiores taxas de doenças crônicas e menor qualidade de vida. Dados de Educação do IBGE para sua Redação 📚 Educação: A queda na taxa de matrículas no Ensino Fundamental e a desigualdade regional no Ensino Médio indicam a necessidade de políticas públicas mais eficazes para garantir acesso e permanência na escola. A desigualdade no acesso à educação perpetua ciclos de pobreza e limita as oportunidades de desenvolvimento. Dados de Desigualdade do IBGE para sua Redação 📉 Desigualdade: Apesar da redução da pobreza, a desigualdade estrutural persiste, especialmente nas áreas rurais e entre a população negra. As políticas públicas precisam abordar essas disparidades para promover uma igualdade efetiva e inclusiva. Dados de Meio Ambiente do IBGE para sua Redação 🌿 Meio Ambiente: Os dados refletem a urgência em implementar políticas ambientais eficazes para combater o desmatamento e as queimadas, proteger recursos hídricos e reduzir a poluição. A falta de ações concretas contribui para a degradação ambiental e afeta a saúde e o bem-estar da população. Dados de Segurança do IBGE para sua Redação 🛡️ Segurança: A sensação de insegurança e a baixa confiança na justiça destacam a necessidade de reformas nas políticas de segurança pública. A alta percepção de risco de violência sexual entre mulheres e a vulnerabilidade de grupos específicos exigem medidas urgentes para garantir a segurança de todos os cidadãos. 📜 Agora que você sabe como citar o IBGE na redação e usar seus dados para enriquecer sua argumentação, está mais preparado para construir uma redação sólida e bem fundamentada. Utilize essas informações para garantir pontos nas competências 2 e 3 do ENEM. E não se esqueça de acessar nossa plataforma para praticar ainda mais e conquistar a nota 1000 na redação! 🚀

As políticas públicas e o combate à obesidade infantil em comunidades carentes | Tema de redação

A obesidade infantil é um problema crescente e alarmante, especialmente em comunidades carentes. No dia 3 de junho, celebramos o Dia da Conscientização contra a Obesidade Mórbida Infantil, uma data crucial para chamar a atenção e conscientizar a população sobre a importância dos cuidados preventivos e do combate a essa grave questão de saúde pública. Pesquisas do Ministério da Saúde indicam que 12,9% das crianças brasileiras de 5 a 9 anos são obesas, enquanto 18,9% dos adultos estão acima do peso. Esses números mostram a urgência de abordarmos o problema com seriedade e ação efetiva. Neste post, vamos explorar como as políticas públicas podem ajudar a combater a obesidade infantil em comunidades carentes. Discutiremos as causas, consequências, e soluções possíveis, bem como apresentaremos repertórios valiosos para entender melhor esse desafio. Que tal praticar e refletir sobre como podemos contribuir para um futuro mais saudável para nossas crianças? Vamos lá! Proposta de redação sobre obesidade infantil A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “As políticas públicas e o combate à obesidade infantil em comunidades carentes” apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.  Desse modo, selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista. Instruções para redação sobre obesidade infantil Textos motivadores sobre obesidade infantil Texto I A obesidade em crianças e adolescentes é multifatorial. Condições genéticas, individuais, comportamentais e ambientais podem influenciar no estado nutricional. O relatório público do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional, com dados de pessoas acompanhadas na Atenção Primária à Saúde, aponta que, até meados de setembro de 2022, mais de 340 mil crianças de 5 a 10 anos de idade foram diagnosticadas com obesidade. Em 2021, a APS diagnosticou obesidade em 356 mil crianças dessa mesma idade. Atualmente, a região Sul possui 11,52% de crianças obesas nessa faixa etária, maior índice do País. Em seguida aparecem as regiões Sudeste, com 10,41%; Nordeste, com 9,67%; Centro-Oeste, com 9,43%; e Norte, com 6,93% das crianças acompanhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região. Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/setembro/acompanhadas-pelo-sus-mais-de-340-mil-criancas-brasileiras-entre-5-e-10-anos-possuem-obesidade Texto II A necessidade de isolamento social instituída pela pandemia e a mudança de rotina que ela acarretou, em especial a diminuição de exercícios físicos, refletiu no aumento de peso em crianças e jovens. Segundo o boletim do Observa Infância, o período de 2019 a 2021 chama a atenção para um crescimento de 6,08% de crianças até 5 anos com sobrepeso ou obesas. Entre os adolescentes brasileiros houve um aumento de 17,2% no número de jovens.   “A obesidade infantil e de adolescentes no Brasil ainda é uma grande preocupação de saúde pública. Apesar de observarmos uma queda nos últimos anos, o Brasil ainda possui números acima da média global e da América Latina. Nos anos de pandemia, observamos um aumento nos índices de obesidade infantil possivelmente consequência do aumento no consumo de ultraprocessados durante o período de isolamento”, alerta Cristiano Boccolini, pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e coordenador do Observa Infância. Fonte: https://portal.fiocruz.br/noticia/obesidade-em-criancas-e-jovens-cresce-no-brasil-na-pandemia Texto III Por que a obesidade continua a crescer? De antemão, o maior desafio da obesidade é o fato de essa ser uma doença multifatorial. Por esse motivo, trata-se de uma condição complexa, pois exige ações em diversos setores, não só da saúde. Isso significa dizer que a oferta de alimentos, assim como a sua qualidade, influencia no surgimento da doença. Os ambientes e locais que as pessoas frequentam podem favorecer ou não a obesidade, o que é chamado de ambientes obesogênicos, e estimular a alimentação inadequada, o comportamento sedentário e a inatividade física. Os hábitos também impactam nas escolhas alimentares, assim como as questões econômicas. Até mesmo a infraestrutura de uma cidade é considerada um fator para o surgimento e crescimento da doença. E já que a obesidade é um desafio global para a saúde e para a sociedade, é necessário adotar estratégias efetivas em todo o mundo para prevenir e deter o avanço do problema. Mas a transformação também pode e deve acontecer localmente. A execução de estratégias em nível municipal é possível e necessária para reverter o cenário e prevenir os danos: – Investimento na Atenção Primária à Saúde (APS) para o monitoramento da situação alimentar e nutricional e para a promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar adequada e saudável em crianças menores de 2 anos; – Tornar as cidades favoráveis ao acesso a uma alimentação saudável e à prática de atividade física com estruturas adequadas e segurança; – Veiculação de campanhas efetivas de comunicação em saúde; – Valorização da escola como um ambiente aliado a esta causa, inclusive para a prática da atividade física e para a restrição da oferta de alimentos não saudáveis; – Implementação de políticas fiscais e medidas regulatórias para facilitar o acesso aos alimentos saudáveis e reduzir o acesso e a exposição aos alimentos não saudáveis. Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-ter-peso-saudavel/noticias/2022/como-seu-municipio-pode-avancar-na-prevencao-da-obesidade-infantil Texto IV Fonte: https://www.crefsp.gov.br/comunicacao/noticias/3-de-junho-dia-da-conscientizacao-contra-a-obesidade-morbida-infantil Repertórios para o tema de redação sobre obesidade infantil 1. Filmes: • “Super Size Me” (2004): Um documentário que explora os impactos da alimentação de fast food na saúde. Ele destaca a importância de políticas públicas na promoção de dietas saudáveis e na regulação da indústria alimentícia. • “Wall-E” (2008): Embora seja uma animação, o filme apresenta uma sociedade futurista onde a obesidade é comum devido à vida sedentária e à dependência de alimentos processados, sublinhando a necessidade de intervenções políticas para promover estilos de vida saudáveis. 2. Séries: • “Jamie Oliver’s Food Revolution” (2010): Esta série documenta os esforços do chef Jamie Oliver para melhorar a alimentação nas escolas americanas, ressaltando a importância de políticas públicas na educação nutricional. • “The Magic School Bus” (Episódio: “Ready, Set, Dough”): Este episódio aborda a importância da nutrição, mostrando como a educação e a informação podem influenciar hábitos alimentares saudáveis desde a infância. 3. Legislações: • Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA):