logo redação online

Confira nossas dicas sobre como usar citação na redação!

Tema de Redação: Aumento da emigração de brasileiros

Quem está praticando para tirar 1000 na Redação do ENEM já deve ter percebido que um dos itens que contribuem para chegar na nota máxima é incrementar o texto com citações — sejam trechos de música, frases de filósofos ou trechos de obras literárias. E é por isso que você precisa aprender como usar uma citação!

No entanto, assim como uma citação pode enriquecer o texto, também pode acabar prejudicando o desenvolvimento dele. Isso acontece porque muitos alunos não sabem como empregar citações diretas e indiretas de maneira adequada. Vem com a gente que vamos ensinar como fazer uma boa citação para qualquer redação e garantir a nota 1000 que você tanto sonha!

O que é, de fato, uma citação e como usar uma citação na redação?

Antes de ensinarmos a colocar, de forma correta e certeira, uma citação no meio da sua redação, acreditamos ser importante entender o que ela é. É a transcrição de uma ideia ou opinião de outra pessoa dentro do texto para ressaltar a visão do autor citado ou para diferentes fins.

Sabe quando você pretende reforçar um posicionamento ou explicar algo e nota que precisa de alguma coisa que vá além de suas palavras? É para isso que serve a citação! Mas, atenção: ela sempre deve ser seguida da referenciação do autor, senão caracterizará plágio.

Pense conosco: não adianta colocar uma frase de um célebre filósofo se sua argumentação não estiver em harmonia com ela ou, até mesmo, em contradição. Por isso, antes de colocar várias citações no texto, pense se realmente será um elemento que está casando com a ideias e se irá valorizar sua escrita e sua linha da raciocínio.

Vale lembrar que a citação pode ser feita de duas formas: direta e indireta:

1. Citação direta

A citação direta é aquela em que transcrevemos a frase tal como a célebre pessoa falou (ou escreveu). Seja um compositor, poeta, político, teórico ou outra pessoa de notoriedade.

Na citação direta, utilizamos as aspas e, claro, o nome de quem proferiu tal frase.

Que tal alguns exemplos atemporais para colocar em diversas propostas de redação? Papel e caneta na mão:

  • Como dizia Ferreira Gullar, “a arte existe porque a vida não basta”;
  • Heráclito de Éfeso já proferiu que “nada é permanente, exceto a mudança”, de modo que a transformação digital (ou o tema de sua redação, se couber) sempre acontecerá e cabe a nós aprendermos a caminhar junto;
  • “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, disse Nelson Mandela, e hoje podemos observar cada vez mais como essa afirmação é verdadeira;
  • Optamos por trazer ao texto uma visão histórica de X temática, pois já ensinava Confúcio que “se queres prever o futuro, estuda o passado”;
  • “Só se é curioso na proporção de quanto se é instruído”, ensinou Jean-Jacques Rousseau, sendo por isso tão importante manter-se atualizado sobre os conhecimentos de mundo;
  • Atualmente, vivemos a era do preconceito generalizado. Voltaire já havia ressaltado que o “preconceito é opinião sem conhecimento”, e talvez seja por isso que cada vez mais notamos pessoas proferindo falar desconexas e sem nenhum exame crítico como se donas da verdade fossem. É preciso investir em educação para que esse seja um problema a menos no futuro.

2. Citação indireta

Por sua vez, na citação indireta, o que se faz é parafrasear a fala de alguém, ou seja, utilizamos nossas palavras para explicar o que foi dito por outra pessoa. Neste caso, não usamos aspas, mas também precisamos indicar o nome de quem é o autor de tal discurso. Vamos aos exemplos:

  • Assim como diz a famosa frase do célebre poeta Ferreira Gullar, a arte foi criada pela necessidade de dar um sentido mais amplo à vida, além do duro destino de nascer, crescer e morrer;
  • De acordo com Sócrates, filósofo grego, nossa única certeza é que sabemos que nada sabemos, o que significa que estamos em constante processo de aprendizado;
  • É preciso usar a educação a nosso favor como se fosse uma arma com a qual podemos mudar o mundo. Se Mandela acreditava nisso e fez tanto, porque nós não deveríamos?
  • Confúcio defendia que o passado dizia muito sobre a possibilidade de prever o futuro, e é por isso que hoje temos o estudo da história das civilizações como paradigma para um futuro melhor!

Por que citação é tão relevante na redação ENEM e como usar uma citação?

Ao escrever um texto dissertativo argumentativo, você precisa deixar claro ao seu examinador que domina o conteúdo que está se manifestando. Nesse ponto, a citação torna-se bastante importante, pois com ela o aluno consegue deixar claro sua capacidade de relacionar suas ideias com a fala de alguém com notório conhecimento em dado assunto.

Além do mais, demonstra que o seu texto possui embasamento, ao ponto que ele conseguiu utilizar de forma assertiva a interpretação dos textos-base e ainda refletir e os relacionar com a realidade que o cerca.

Dicas de como fazer uma boa citação

Vamos partir do pressuposto de que colocar uma citação no seu texto não é uma obrigatoriedade, mas caso você queira dar esse toque especial em seu texto, considere:

  • escolher uma citação que esteja consoante com a ideia que você quer defender;
  • não inserir uma citação só para dizer que a colocou no seu texto, esteja certo de que ela está somando e que não está deslocada;
  • exite exageros: no máximo uma citação por parágrafo é o pertinente, se o tema permitir;
  • apenas utilize citações se elas, de fato, tiverem relação com a tese e com os argumentos defendidos;
  • evite usar citações na conclusão da redação. Esse uso prejudica a coesão do seu texto, já que na conclusão não há espaço para explanar ideias;
  • uma dica de ouro seria iniciar o texto com citação, desde que esteja muito certo dos argumentos que utilizará relacionados a ela;
  • outro bom momento para colocar uma citação é no desenvolvimento do texto, deixando-a alinhada aos seus argumentos e endossando suas ideias.

Com essas dicas, você já está mais que apto para decidir o que combina com o seu texto e fazer uma citação inteligente na sua redação sem medo de errar, e agora você aprendeu como usar uma citação!

POSTS RELACIONADOS