Um dos temas que tem tudo para cair no Enem dentro dos eixos temáticos tecnologia e educação é o uso de inovações tecnológicas na educação. A tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia, principalmente entre a geração mais nova. Por conta disso, é muito importante que o modelo educacional se adapte a essa nova demanda.
Leia os textos motivadores a seguir e, com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “O uso de inovações tecnológicas na educação”.
Após ler a proposta, confira uma lista de repertórios socioculturais que preparamos sobre o tema!
TEXTO 1
As potencialidades do uso da tecnologia na educação
“Barreiras à parte, o uso da tecnologia na educação deve ser visto como uma evolução natural dos métodos de ensino — logo, benéfico para alunos, professores e instituições de ensino. Em vez de manterem uma infraestrutura gigantesca com bibliotecas extensas e livros desatualizados, as escolas e universidades podem criar repositórios de conhecimento on-line (com e-books e wikis, por exemplo), transformando alunos e professores em criadores do seu próprio conhecimento.
O ambiente escolar pode ultrapassar os muros e ir até a casa do aluno, até a praia ou o campo, ampliando as oportunidades de estudo para milhares de pessoas. A obrigatoriedade de estar todos os dias em sala de aula em horários predeterminados também deixa de existir, pois os alunos podem ter acesso aos conteúdos de aula em qualquer lugar, bastando acessar um ambiente virtual de aprendizagem.
Alunos que têm dificuldades de expressão oral têm a oportunidade de participarem ativamente de debates, chats e fóruns, fortalecendo a sua autoconfiança e dando aos professores mais recursos para a avaliação da aprendizagem. Professores podem acompanhar com mais eficiência o desenvolvimento de cada aluno e, assim, darem um tratamento mais justo e igualitário nas avaliações.
Como você pode ver, o uso de tecnologia na educação traz muito mais vantagens do que desvantagens. Não é à toa que, segundo estudos, 75% dos educadores acreditam que o uso de tecnologias na educação é positivo. O grande diferencial está em como as tecnologias são utilizadas para potencializar o ensino.”
Fonte: Portal Una Acesso em 2022.
TEXTO 2
“Dados do Censo Escolar 2020, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 29 de janeiro, mostram a situação das escolas da educação básica brasileira no que diz respeito à disponibilidade de equipamentos de tecnologia da informação e comunicação. A pesquisa tem relevância particular por revelar a infraestrutura disponível a alunos, professores e gestores, em contexto anterior à pandemia de COVID-19.
Com a necessidade da implementação de iniciativas baseadas em tecnologia para minimizar os impactos negativos nos processos de ensino e aprendizagem, as aulas a distância, a conexão por internet, o uso de computadores e a oferta de equipamentos tecnológicos em geral passaram a ser ainda mais urgentes. O Censo Escolar revela que, na educação infantil, a internet banda larga está presente em 85% das escolas particulares. Já na rede municipal, que é a rede com a maior participação na oferta de educação infantil, o percentual é de 52,7%. Quando se trata do ensino fundamental, a rede escolar dos municípios, maior ofertante também nessa etapa de ensino, é a que tem a menor capacidade tecnológica. Nesse caso, 9,9% das escolas possuem lousa digital, 54,4% têm projetor multimídia, 38,3% dispõem de computador de mesa, 23,8% contam com computadores portáteis, 52,0% possuem internet banda larga e 23,8% oferecem internet para uso dos estudantes.”
Fonte: inep
Repertórios socioculturais para o tema “O uso de inovações tecnológicas na educação”
Agora que você já leu os textos motivadores, confira a lista de repertórios socioculturais que selecionamos sobre o tema “O uso de inovações tecnológicas na educação”. Confira!
TED | Educação para o Futuro, por Atila Iamarino
Neste TEDxUSP, o biólogo Atila Iamarino fala sobre os métodos educacionais atuais e como eles podem melhorar com o uso da tecnologia. Ele aborda a importância da inovação nos métodos de ensino, de modo a acompanhar as novas gerações. Assista ao vídeo:
Vídeo | Escola e internet, por Manuel Castells
Neste vídeo, o sociólogo espanhol Manuel Castells fala sobre o comportamento de aprendizagem das gerações mais novas, que se dividem em duas formas: na escola, apenas para conseguir um diploma; e na internet, onde realmente aprendem de verdade.
Ele critica o ensino tradicional atual que não se adequa às novas gerações e defende a importância das inovações tecnológicas na educação para haver mais interatividade e criatividade – e menos memorização. Confira:
Citações sobre o uso de inovações tecnológicas na educação
Que tal usar citações em sua redação? Mas lembre-se: use-as com sabedoria! Procure mais sobre o autor, o seu pensamento, os seus argumentos e use a citação de forma contextualizada na redação. Confira algumas citações sobre o tema:
“A tecnologia é só uma ferramenta. No que se refere a motivar as crianças e conseguir que trabalhem juntas, um professor é um recurso mais importante.” (Bill Gates)
“A economia da educação torna-se refém da tecnologia da informação. De intensiva de trabalho, a escola passará a intensiva de capital.” (Peter Drucker)
“A tecnologia move o mundo”.”(Steve Jobs)
Confira nossas dicas sobre como usar citação na redação!
Documentário | Future Learning (2021)
O documentário norte-americano Future Learning: what’s wrong with school? (Aprendizagem do futuro: o que há de errado com a escola?), com direção de Eli Akira Kaufman, aborda como o ambiente educacional pode engajar os alunos a estudarem de forma mais independente por meio de inovações tecnológicas. Confira:
Como você pode ver, o uso de inovações tecnológicas pode ser muito benéfico tanto para o ensino básico quanto para o superior. Além desses repertórios que citamos, é possível até mesmo usar como repertório algumas plataformas de educação que você conhece, como a própria Redação Online.
Plataforma inteligente de correção de redações para escolas | Redação Online
Nossa plataforma de correção de redação foi criada em 2016 e desde então já impactou, por meio da tecnologia, mais de 400 mil pessoas que sonham em ingressar no ensino superior ou passar no concurso público. Além de auxiliar na escrita de milhares de alunos do varejo, temos uma plataforma de correção de redações para escolas e instituições de ensino! Então, você pode usar o Redação Online como repertório sociocultural também!
Gostou do tema? Escreva a sua redação sobre o tema “O uso de inovações tecnológicas na educação” e envie em nossa plataforma que nós corrigimos em até 3 dias úteis!