Descubra como estudar redação por eixos temáticos e fique preparado para qualquer assunto que surgir na prova!

Mais um ano começando e para muitas pessoas isso significa dedicar-se por alguns meses aos estudos para o próximo Enem. Quanto antes iniciar a preparação, a probabilidade de se dar bem nas provas aumentam muito. Assim, para ajudar você a estudar desde já, hoje vamos falar um pouco sobre como estudar redação por eixos temáticos. Pois é, você precisa adquirir repertórios socioculturais a partir deste momento para que esteja tranquilo lá na frente para discorrer sobre qualquer assunto. Vamos ver como fazer isso e quais eixos priorizar?

Então, o primeiro passo dessa preparação é ter um caderno no qual você irá anotar todos os eixos temáticos e possíveis repertórios para cada assunto. Os eixos nada mais são que temas mais amplos que podem ter um recorte mais específico no Enem ou nos vestibulares e concursos. Por exemplo, no Enem impresso 2020 a proposta de redação tinha como eixo temático a saúde e o recorte foi o estigma relacionado às doenças mentais. Portanto, quem se informou sobre aspectos relativos a esse assunto, viu filmes, séries, leu livros e tinha repertório pôde se sair melhor na redação. Sempre que você ler ou assistir algo que possa ser um exemplo em uma argumentação, anote nesse caderno, faça um breve resumo e busque reler de vez em quando para relembrar. Na sequência, listamos alguns eixos temáticos aos quais você deve dar atenção.

1. Educação

Muita gente apostava que no último exame o Enem cobraria algo relacionado à educação, mais especificamente um recorte sobre alfabetização. Recentemente, em 2017, a prova solicitou dos participantes que refletissem sobre os desafios da educação de surdos no Brasil, por exemplo. Talvez este tema ainda demore um pouco mais a aparecer, porém, devido à sua extrema relevância, é necessário ficar ligado nele sempre. Pense, por exemplo, sobre a situação atual, de aulas remotas devido à pandemia. Isso, certamente, trouxe uma mudança drástica nas relações professor-aluno e abriu possibilidades de acesso, bem como também evidenciou a exclusão digital. Alguns repertórios pertinentes a esse tema são:

  • Espero tua (RE)volta – documentário de 2019 sobre movimento estudantil e ocupações em 2015;
  • Escritores da liberdade – a história desse filme mostra a relação de uma jovem professora com um grupo de alunos marginalizados;
  • Como estrelas na Terra – filme que mostra as dificuldades de um garoto disléxico que é visto como mau aluno até que recebe o olhar atento de um professor de Artes.

2. Meio ambiente e sustentabilidade

Os efeitos do aquecimento global todos nós já sentimos. Além disso, o (mau) uso dos nossos bem naturais e uma necessidade de conscientização têm feito surgir na sociedade diversas discussões relevantes acerca do meio ambiente e da sustentabilidade como forma de preservá-lo. É importante que você fique atento às notícias, como as  recentes ligadas a alagamentos em diversos locais do país devido às chuvas, bem como aquelas sobre queimadas, desmatamentos, garimpo ilegal, proteção das áreas indígenas, agronegócio, entre outros recortes possíveis. Veja alguns conteúdos que podem ajudá-lo a pensar sobre essas questões:

  • Cowspiracy – o segredo da sustentabilidade: documentário de 2014 que mostra como a agricultura e a pecuária têm responsabilidade pela degradação do meio ambiente.
  • Uma verdade inconveniente: trata-se outro documentário em que Al Gore, ex-candidato á presidência dos EUA, faz palestras para tentar conscientizar sobre os perigos do aquecimento global.

3. Lazer, cultura e comportamento

Em um país com tantas desigualdades sociais e regionais – que foi tema do Enem digital 2020 -, pense sobre o acesso à cultura e ao lazer. Em 2019, o Enem inclusive tratou disso, em relação ao cinema. Para saber como estudar redação para esse eixo temático, é importante partir do conhecimento das diversas realidades do Brasil. Pense tanto em termos culturais, bem como da nossa história e folclore, cidades turísticas e como esse setor tem importância econômica para a nossa nação. Além disso, é atente-se aos comportamentos das pessoas na nossa sociedade, às mudanças que elas causam e como isso se reflete no nosso dia a dia. Para tratar disso, você pode recorrer à Constituição, que, aliás, é um repertório que pode ser atrelado à maioria dos eixos temáticos que você vê neste post.

4. Segurança

A segurança nacional é um tema que está sempre em pauta, principalmente nos noticiários. Mas também vemos essa temática sendo pano de fundo de diversos filmes e séries. Entre eles, podemos citar Arcanjo Renegado, Tropa de Elite, até mesmo a novela A Força do Querer, reprisada neste momento, mostra a realidade da violência e do tráfico de drogas no Rio de Janeiro. Repertórios sobre esse eixo são inúmeros, além de audiovisual há muitos livros e artigos na internet sobre o assunto. Aqui também se pode pensar em tipos de crimes específicos e na atuação da justiça nos casos de pedofilia, tráfico de pessoas, feminicídio, tráfico de animais, tráfico de drogas, entre tantas outras possibilidades.

O Brasil, infelizmente, amarga altos índices de violência. Um site importante que você pode usar para se informar sobre isso é o do Ipea. Nele, há o Atlas da violência e estatísticas que podem enriquecer a sua argumentação.

5. Direitos e cidadania

Quando você pensar em como estudar redação pelo eixo temático dos direitos e da cidadania, procure, primeiramente, conhecer os estatutos da criança e do adolescente (ECA) e dos idosos. A expectativa de vida no Brasil têm aumentado, mas ainda se vê muito descaso com os mais velhos. Do mesmo modo, percebe-se um desrespeito dos direitos das crianças e do jovens. Atente-se também às garantias das minorias étnico-raciais, bem como das mulheres e da população LGBTQIA+. Não se esqueça das pessoas com deficiência, que também têm suas garantias legais no país. A Constituição é um repertório importante para esse eixo, e também há muitas séries e filmes que podem fazer parte da sua argumentação.

6. Linguagem, comunicação e tecnologias

Esse é outro importante eixo para finalizarmos esta lista não exaustiva para você começar a sua preparação. Hoje, é quase impossível pensar em comunicação sem as tecnologias, especialmente as mídias sociais, que moldam nossos comportamentos e interferem até mesmo na nossa linguagem. Pense em fazer algumas anotações sobre variação linguística, importância da liberdade de imprensa e de expressão, uso das tecnologias para disseminação das informações e os riscos ligados à exposição ao ambiente virtual, entre outras possibilidades. Um repertório que pode ser útil nesse eixo é o documentário dramático Dilema das redes.

Então, a partir de agora você já tem um Norte para seguir seus estudos. Gostou da dica sobre como estudar redação por eixos temáticos? Lembre-se de que tudo que você usa para se informar pode ser relevante no seu texto. Assim quanto mais contato com leituras, vídeos, notícias, filmes e seriados você tiver, mais facilmente poderá tratar sobre qualquer assunto. Depois, basta começar a treinar muito a sua escrita! Conte com a nossa plataforma para ajudá-lo nessa caminhada! Conheça nossos planos!

QUERO APRENDER REDAÇÃO!

Comentários do Facebook