logo redação online

O impacto dos influenciadores digitais na sociedade | Tema de Redação 

influenciadora celular

Quem você segue nas redes sociais? São boas influências na sua vida? É bom saber, pois influenciadores digitais – também chamados de “influencers” – criam cada vez mais impacto em nosso comportamento.

Pois esse é o tema desta semana: o impacto dos influenciadores digitais na sociedade. Dê sua opinião e seus argumentos numa dissertação argumentativa, e inclua propostas de intervenção. Muita coisa interessante sobre o tema está nos textos de apoio abaixo. Então, mãos à obra!

 

TEXTO 1

Brasil é o 1º colocado no ranking mundial em que os influencers são mais relevantes para decisão de compra

Mais de 43% da população brasileira já realizou uma compra influenciado por uma celebridade ou influencer.

Essa taxa é significativamente maior que em outros países, como 17% no caso dos Estados Unidos, onde foram criadas a maioria das plataformas digitais que servem de instrumento para esses profissionais.

Apesar de o Brasil ter uma das menores rendas per capita da listagem, ao comparar com a penetração do uso da internet e das redes sociais, ele segue na liderança, ultrapassando muitos países desenvolvidos. 

São mais de 150 milhões de usuários de redes sociais, e a taxa pelo total de habitantes é de 70,3%, uma das maiores do mundo, de acordo com a pesquisa.

Fonte

  

TEXTO 2 

“Um seguidor astuto me escreveu: ‘ Não faz muito tempo, ser influenciado não era realmente visto sob uma boa luz: significava que você não era capaz de fazer suas próprias escolhas ou defender seu próprio terreno.

Agora, é um trabalho real – um influenciador, algo que as pessoas querem fazer e se orgulham.

Eu vejo uma contradição que não posso explicar porque, como você disse antes, o narcisismo está se espalhando e se tornando cada vez mais global e, ao mesmo tempo, estar ‘sob a influência’ se tornou OK, bom e normal! Então, menos individualismo – e mais narcisismo? Como conciliar isso?’

Os narcisistas têm modelos: celebridades, influenciadores, intelectuais, ricos, poderosos, famosos e realizados, até o próprio Deus. Eles também gostam de pertencer a coletivos poderosos.

Os narcisistas ‘possuem’ e ‘possuem’ esses modelos e coletivos como extensões de si mesmos. Sua grandiosidade está em seguir e pertencer. Eles se deleitam com a glória refletida, acesso, fama, realizações e estatura de seus heróis ou dos grupos aos quais pertencem.

Traduzido livremente da fala do psicólogo israelense Sam Vaknin, em seu perfil no Instagram.

 

TEXTO 3

Jovens de 16 anos perdem milhares de dólares em sites de apostas de criptomoedas divulgados por influencers do Twitch

De acordo com a reportagem [da revista Bloomberg], alguns jovens chegaram a perder milhares de dólares depois de serem incentivados por influencers do Twitch a participar de sites de apostas e de jogos de azar envolvendo criptomoedas. Até menores de idade têm sido atraídos para esses “cassinos cripto” por seus influencers favoritos.

A divulgação, no entanto, não é feita de forma ostensiva, mas sim de uma maneira mais sutil e sedutora. Seguidos por milhares de jovens, alguns influencers divulgam vídeos na plataforma em que aparecem participando de apostas com criptomoedas, sugerindo que pode ser algo ao mesmo tempo divertido e lucrativo.

O que nem sempre fica claro é que eles assinaram contratos milionários de publicidade para associarem-se a estes cassinos digitais. Menos ainda, os riscos associados a essa nova modalidade de jogos de azar. Assim, os jovens são atraídos a experimentar e botar dinheiro em plataformas de apostas, muitas vezes com prejuízos que podem chegar à casa de milhares de dólares.

Fonte

TEXTO 4

“INFLUENCIADORES” – no passado e hoje

(…) 

Você sabe quem é ela? Uma estrela da realidade com meio milhão de seguidores no Instagram. Sim, você imediatamente a chamará de influenciadora – uma pessoa influente e absolutamente moderna. Além disso, ela é um modelo para muitos jovens! Eu quero saber por que? Quais são suas qualidades, talentos, conhecimentos?

Por que devemos olhar para as chamadas estrelas da realidade, pessoas que raramente se saem bem em termos de educação ou negócios sérios e pessoas que na maioria das vezes fazem uma “carreira” através de escândalos, vendendo sua intimidade e criando conflitos com outros participantes?

Além disso, por que não apreciaríamos os verdadeiros “influenciadores” novamente? Por exemplo, pessoas corajosas e dedicadas, como aqueles pilotos que voaram e salvaram vidas durante a guerra? Ou escritores que escreveram durante anos para publicar um livro? Ou médicos que enfrentam doenças e morte diariamente, tentando ajudar os pacientes? Eles não pensam em popularidade ou “seguidores” e, no entanto, nos dão muito. Por que eles não são os “influenciadores” do nosso tempo?

(…)

Tomemos, por exemplo, a perspectiva de um médico de 70 anos que se aposentou há muito tempo. Pode ser uma surpresa, mas talvez ele também assista a reality shows. No entanto, ele já está maduro o suficiente para avaliar o que é conteúdo de alta qualidade, então ele pode estar assistindo a um programa desses apenas para rir dessa falta de qualidade.

Por outro lado, nós, adolescentes, precisamos estar cientes de quem somos e quem admiramos.

Tradução livre e adaptada de https://www.unicef.org/montenegro/en/stories/influencers-past-and-today

 

Repertórios socioculturais relacionados ao tema “O impacto dos influenciadores digitais na sociedade”

Relato – conheça histórias de influenciadores que desistiram da atividade;

Opinião – Anitta, uma influenciadora de jovens, revelou seu candidato preferido à presidência – veja o que uma jornalista pensa dessa atitude;

Reportagem – conheça a vida de alguns influenciadores místicos;

Opinião – um psicólogo dá uma preciosa opinião sobre por que se buscam tanto os influenciadores;

Livro – um ótimo livro escrito por uma jornalista que conhece bem mundo dos conteúdos digitais: Influenciadores Digitais: uma jornada;

Opinião – veja esta fantástica videoaula do professor Karnal sobre o mundo dos influenciadores;

Série – Na nova era de Gossip Girl, a personagem Julien é influenciadora e precisa lidar com o poder e com os altos e baixos de sua influência nas redes sociais.

O que você tem a dizer sobre o impacto dos influenciadores digitais na sociedade? Lembre-se que podemos corrigir sua redação, porque não ter quem mostre as falhas da sua redação só fixa seus erros. 

QUERO ENVIAR MINHA REDAÇÃO

POSTS RELACIONADOS