SOMENTE HOJE: 15% OFF usando o cupom FOCADO15 em todos os planos!

Êxodo urbano na pandemia | Repertório para o tema

sair da cidade grande

Quer saber mais sobre a questão do êxodo urbano na pandemia? Confira a lista de repertórios que preparamos para este tema!

 

Como já era de se esperar, a pandemia do novo Coronavírus causou mudanças significativas na sociedade. Uma delas é o êxodo urbano, que foi nosso último tema de redação. Neste texto, indicaremos alguns repertórios sobre essa temática!

 

SÉRIE | Amor e Sorte

 

Para não perder o costume, vamos lhe mostrar uma forma de se divertir e adquirir repertório sociocultural ao mesmo tempo. Disponível na Globoplay, a série “Amor e Sorte” é estrelada por Fernanda Montenegro e Fernanda Torres. Durante a pandemia, as atrizes, junto com a família, decidiram passar quatro meses no meio do mato, como assim elas descrevem, e nesse período nasceram as personagens Gilda e Lúcia.

 

 

VÍDEO | Quais serão as consequências do êxodo urbano e como lidar com elas? 

 

A ONG Rizomar, desde 2017, procura oferecer caminhos para quem quer partir da cidade para o campo. Neste vídeo, o comunicador Victor Mal, membro da organização, discorre sobre como os neorrurais podem se adaptar à nova realidade. 

 

 

VÍDEO | Êxodo urbano em tempo de pandemia

 

Com o objetivo de explorar essa temática, o Sesc São Paulo promoveu uma conversa riquíssima entre estudiosos. Nela, Fabelis Mafron Pretto – professora colaboradora do Departamento de Geociências da UEPG – afirma que o êxodo urbano tem o potencial de provocar a valorização da natureza. Já Tadeu Alencar Arrais – professor associado da UFG – aponta que esse fenômeno pode reavivar a ideia da cidade enquanto uma coisa doente e insalubre, o que já ocorreu no século XIX. Ele ainda nos lembra que essa imagem urbana foi retratada em obras de autores consagrados, como Émile Zola e Victor Hugo,  os quais trouxeram para a literatura o lado “obscuro” de Paris e seus esgotos fétidos. 

 

 

LIVRO | A última criança na natureza

 

O escritor e jornalista Richard Louv  fala sobre o “deficit de natureza” causado pelo isolamento social em decorrência da pandemia da Covid-19. Para ele, êxodo urbano seria uma consequência disso. “Ironicamente, a pandemia atual, por mais trágica que seja, aumentou o déficit de natureza, mas também fez crescer dramaticamente a consciência pública da profunda necessidade humana de conexão com a natureza”, afirma o autor para o Correio Braziliense.

 

 

MÚSICA | A vida no interior

 

A música da banca Regganóis retrata os benefícios oferecidos pela vida no interior, buscados por muitos brasileiros em tempos de pandemia. Confira a letra:

 

É longe de tudo e no meio do nada,
o ar é puro, puro como a água ,
eu posso caminhar no meio da rua ,
na boa sem niguém buzinar,

A vida no interior me faz tão bem!

o cheiro de terra molhada no ar ,
avisando que a chuva já tá pra chegar,
tem um amigo que eu posso contar ,
tem natureza pra todo lugar,

A vida no interior me faz tão bem!

o bate-bola rola no meio da rua ,
com traves de chinelo,
uma fogueira, um violão e a lua,
pra iluminar o céu,

A vida no interior me faz tão bem!

 

 

Trouxemos materiais e conteúdos que podem te ajudar a refletir sobre o tema. Lembrou de algum filme, livro ou vídeo que trate sobre o assunto, e que não citamos aqui? Conta pra gente! Talvez o seu repertório sociocultural possa ajudar outras pessoas a pensarem sobre o tema!

Após escrever a sua redação, não se esqueça de enviá-la pra gente! Nós corrigimos seus textos em até 3 dias úteis!

 

 

POSTS RELACIONADOS