Chegam momentos na vida em que precisamos decidir sobre coisas bem importantes. Escolher uma pessoa especial para estar com a gente, se vamos continuar morando na mesma cidade, se teremos filhos ou qual é a melhor série para maratonar num final de semana chuvoso. Mas agora você está com uma decisão bem importante nas mãos: qual será a sua escolha profissional?

É importante saber que não existe certo e errado e que você tem muito tempo de vida pela frente. Então fica tranquilo com relação ao teu futuro que o Redação Online, em parceria com a Que Curso?, vai te ajudar com algumas dicas.

ready x files GIF

Dicas valiosas para sua escolha profissional

1. Você se conhece bem?

Dizem por aí que não existe ninguém melhor que você para conhecer a si mesmo. Mas será que você presta atenção no seu perfil? Tem muita gente que acha que ama uma área e quando vivencia a realidade, vê que não é bem assim.

É bem importante sempre se avaliar e ver o quanto você se conhece. Pare um pouco e tente saber mais sobre você mesmo. Nem que para isso você tenha que passar um tempo meditando com monges no meio do Tibete (ou com aplicativos de meditação – um pouco mais baratos).

Esse passo é importantíssimo para saber o que pode ser feito do seu futuro e qual escolha profissional faz mais sentido.

Tá, mas como fazer isso? De vários jeitos: pergunte características suas para a família e para os amigos, tente listar os seus hobbies, o que te deixa feliz, o que mais te motiva e até mesmo o que você odeia! São informações valiosas para se conhecer melhor.

2. O você gosta de fazer?

Ama números? Quer viver viajando para lá e para cá? Sempre para no Discovery Channel quando está zapeando canais? Curte ficar fazendo cruzada nas horas vagas? Sempre achou um máximo cuidar do namorado (ou namorada) doente?

Então faça esse autoexame e comece a perceber do que você realmente gosta. Pense que seu trabalho te fará companhia por horas do seu dia e por muitos anos da sua vida. Logo, precisa ser algo que te faça bem, mesmo que não seja fácil.

Um ponto importante aqui é: gostos e prazeres mudam com o tempo, isso é normal. Mas sempre existem coisas que amamos fazer sem saber muito bem o porquê.

happy brendon urie GIF by Panic! At The Disco

3. O que eu vou fazer?

A escolha profissional é algo que não é simples de ser feita. Então, além de aspectos pessoais, conheça a fundo sua área. É muito comum entrar num curso e não fazer ideia das áreas de atuação que existem. Isso faz com que muitas pessoas se frustrem e até desistam do curso. É fundamental pesquisar bem antes para não entrar em uma “roubada”.

Ou seja, não basta apenas decidir qual curso fazer, tem que pesquisar que rumo dentro do curso você poderá seguir. Para isso, tem que ser íntimo do curso que pretende fazer. Esse estudo a fundo pode te ajudar a ser mais decidido dentro da faculdade ou, em último caso, te fará repensar se é essa a escolha profissional da sua vida.

4. Sua profissão passa bem?

Sabemos que ninguém aqui quer trabalhar apenas por grana. Isso é bem pouco e, vai pela gente, não vale tanto a pena estar preso num lugar que apenas te dá um bom punhado de dinheiro.

Por outro lado, também temos que estar atentos às mudanças da nossa sociedade e ver que algumas profissões podem nem existir num futuro próximo. Isso com toda certeza deve ser levado em consideração para sua escolha profissional.

Veja como está o mercado de trabalho para sua profissão e também pesquise sobre as tendências que estão prestes a acontecer. Isso pode te ajudar nesta difícil decisão.

mad work GIF

5. Faça um bom teste vocacional

Sim, testes vocacionais ajudam. Lá você consegue fazer alguns dos pontos que falamos acima. Você pode se conhecer melhor, saber dos seus gostos, talentos, habilidades e até saber um pouco do que rola na área que deseja trabalhar.

E não é por nada, mas o teste vocacional da Que Curso? é irado! É um teste completo, que procura entender o que você gosta de fazer, suas ambições, te mostra um pouco sobre as atividades que poderá desempenhar e até chega a resultados que te farão dizer: “como é que não pensei nisso antes?”.

Conclusão

Sabemos que a escolha profissional não é tão simples, mas com esses pequenos passos você pode ficar ainda mais perto da carreira dos sonhos. É normal ter dúvidas, incertezas, inseguranças. Afinal de contas, você está na fase correta de estar dessa maneira.

Continue firme e forte nos estudos para o ENEM, mas não esqueça que depois que ele passar, você terá ainda uma vida inteirinha pela frente. Escolha bem seu futuro, padawan.

Agora que você sabe mais como escolher sua carreira, conte com o Redação Online para seguir em frente com seus sonhos.

will ferrell yes GIF

Comentários do Facebook