Oi, pessoal, tudo certo?

Vocês lembram que a gente já falou aqui sobre o conjunto de temas já cobrados no Enem?

Pois bem, chegou a hora de falarmos sobre o conjunto de temas de redação já cobrados em outros vestibulares!

Obviamente não conseguiremos falar sobre tooodos os temas de tooodos os vestibulares, mas vamos falar sobre os mais recentes e fazer uma análise de cada um, para entendermos melhor como funcionam os vestibulares. #Partiu então?

Vamos começar pela Fuvest? Não temos nenhum motivo especial pra começar por este, além do fato de que UM DOS VESTIBULARES MAIS IMPORTANTES DO BRASIL, cof cof cof. As provas deste vestibular servem como seleção de alunos que visam estudar na Universidade de São Paulo (USP) ou na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC-SP). Todos os anos são mais de 100 mil estudantes disputando pouco mais de 10 mil vagas.

2017: em 2017 o vestibular da Fuvest trouxe o tema “O homem saiu de sua menoridade?”. Para entender este tema o candidato precisou de bastante interpretação! Basicamente, ele falava sobre o homem sempre se orientar a partir da opinião dos outros. Bastante subjetivo, né?

2016: naquele ano a Fuvest trouxe o tema “As utopias: indispensáveis, inúteis ou nocivas?”. Repare que, novamente, o tema lançou uma pergunta que deveria ser respondida, ou seja, ele obrigatoriamente pedia que você se posicionasse perante o tema! E, novamente, trouxe um assunto bastante subjetivo.

2015: “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia”, este foi o tema da redação daquele ano. Apesar de já terem se passado 3 anos, o tema continua bastante atual; aqui, diferente dos outros dois, a Fuvest trouxe um tema com cunho social.

Mas peraê, então quer dizer que as bancas não seguem um padrão claro de temas???

A resposta é: depende! Neste caso acima houve uma variação, mas isto nem sempre se aplica. A dica mesmo é estar preparado pra tudo!

Vestibular UNICAMP: outra grande porta de entrada para milhares de candidatos. Que tal conhecer um pouco mais sobre os temas deste vestibular?

2017: o aluninho tinha duas opções aqui: carta argumentativa do leitor a um órgão de imprensa sobre Imigração no Brasil; OU artigo sobre uma campanha publicitária para arrecadar fundos para uma biblioteca. Já de cara podemos dizer o óbvio: nada de dissertação. Os gêneros aqui são carta argumentativo e artigo. Um pouco difícil, né?

2016: resenha crítica a partir da leitura de uma fábula; texto de divulgação científica sobre um trecho de um livro do neurocientista António Damásio. #minhanossasenhoradovestibulandosofrido o que são estes temas, minha gente? Está claro que o aluno, pra se dar bem neste vestibular, precisa dominar vários gêneros textuais.

2015: Síntese sobre a humanização no atendimento à saúde; carta-convite de uma reunião escolar para discutir casos de violência nas dependências de um colégio. Tá bom, já chega, né? Não sei vocês, mas a gente acha mais fácil correr pras montanhas do que escrever estas coisas! Claro que com uma forcinha do Redação Online, o aluno consegue se preparar, seja qual for o gênero (hehehe).

UNESP: A Unesp também mobiliza milhares de candidatos todos os anos. Vamos conhecer os últimos temas de redação?

2017: naquele ano o tema foi “A riqueza de poucos beneficia a sociedade inteira?” óia os temas de cunho social aí, gente! Bem parecido com a Fuvest, né?

2016: “O conceito de família proposto pelo Estatuto da Família: discriminação contra outros arranjos familiares”. Outro tema atual e de cunho social. Poderia até ser um tema do Enem, se fosse reformulado um pouquinho.

2015: “A redução da maioridade penal contribuirá para a diminuição da criminalidade no Brasil?” mais um tema que lança uma pergunta a ser respondida pelo candidato. Percebemos, portanto, que a Unesp se assemelha muito à Fuvest na questão dos temas cobrados.

Claro que trouxemos apenas 3 das muitas universidades que existem neste nosso país tão grande, mas já deu pra ter uma ideia geral de como os temas são cobrados. Alguns seguem a linha do Enem, a maioria traz propostas de textos dissertativos, mas há também vestibulares que pedem a escrita de outros gêneros, então, não basta apenas saber um, é preciso dominar tudo aquilo que a universidade, para a qual você está se preparando, cobra.

Sorte a sua que a gente tá aqui pra ajudar e no Redação Online o aluno pode escolher qualquer gênero, tema e prova para se preparar. Vamos lá então?

QUERO APRENDER REDAÇÃO!


Leia também:

Diferenças e semelhanças entre a redação do ENEM e de vestibulares

Dicas para detonar na redação do vestibular

Conclusão de Redação para Vestibulares

Comentários do Facebook