Novelas nacionais para usar na sua redação

As novelas fazem parte da vida dos brasileiros desde antes da chegada da televisão. Veja como usar o repertório delas nas redações para o ENEM.

Há quase 60 anos, foi ao ar a primeira telenovela nacional, “Sua vida me pertence”, veiculada na TV Tupi de São Paulo. De lá para cá, as novelas fazem parte da vida da população e estão sempre no centro de muitas conversas. Elas geram debates, ditam a moda de roupas, linguagem, nomes próprios e até mesmo ajudam a mudar costumes da sociedade.

De acordo com estudos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), as novelas foram responsáveis pela queda da taxa de fertilidade e pelo aumento de divórcios no país. Isso porque, na telinha, as famílias mais bem-sucedidas e felizes costumam ser aquelas em que há poucos filhos. Da mesma forma, as separações de casais, quando um casamento não está mais dando certo, deixaram de ser um tabu.

Com o passar do tempo, as novelas envolveram cada vez mais o público tratando de questões alternativas. Entre elas, podemos citar as formas de preconceito e exclusão, criminalidade, imigração, política etc. Além disso, são importantes fontes de informação, pois, pouco a pouco, incluíram temas ligados à atualidade em suas tramas. Assim, mesmo a parcela da população que não tinha condições de ler livros ou jornais passou a se atualizar via novelas. Isso acontece porque elas possuem uma linguagem acessível a todos os públicos.

Portanto, as novelas são ótimas referências para qualquer bate-papo, e podem ser usadas até mesmo na sua redação para demonstrar repertório sociocultural produtivo. Para além das disputas amorosas entre mocinhos e vilões, a maioria das produções tem como pano de fundo assuntos relevantes e que merecem ser discutidos por todos nós. Vamos relembrar algumas novelas e conhecer como elas podem nos ser úteis em nossos textos?

“Amor de mãe”: tráfico infantil, riscos ao meio ambiente e crise no sistema educacional

Atualmente suspensa por causa da pandemia de coronavírus, a novela “Amor de mãe”, escrita por Manuela Dias, traz diversas questões que podem ser abordadas em redações. A trama principal gira em torno do tráfico de crianças. Lurdes, uma das protagonistas, teve um dos filhos vendido pelo próprio marido a uma traficante, no Nordeste. Ao descobrir que ele havia sido levado ao Rio de Janeiro, ela parte com seus outros filhos para a Cidade Maravilhosa a fim de tentar encontrá-lo.

Em 2019, um relatório da ONU mostrou que o tráfico de pessoas tem aumentado em todo o mundo. Em geral, a exploração sexual é a principal causa desse crime, como mostrado em outra novela, “Salve Jorge” (2012). Nela, a personagem Morena foi vítima do tráfico de mulheres, sendo levada à Turquia. Do total de indivíduos traficados, as crianças representam 30%. Algumas são levadas a trabalhos forçados ou outras formas de exploração. Embora não seja o caso de Domenico (filho de Lurdes), a história nos relembra uma situação que era muito comum no Brasil de 20 e poucos anos atrás.

A miséria de muitas cidades nordestinas e a falta do básico para viver já levou muitas famílias a serem persuadidas a vender suas crianças. Isso não era apenas um meio de subsistência, mas uma tentativa de garantir uma vida melhor a elas. Assim, a falta de perspectivas, a escassez de suprimentos e de educação fez com que inescrupulosos aproveitassem para lucrar. Esse exemplo pode ser usado em propostas que versam sobre exploração e tráfico humano, e também sobre adoção.

E ainda tem mais…

Entre as subtramas da novela, podemos lançar mão da discussão acerca das questões ambientais versus a ganância de alguns empresários. Uma grande indústria de plásticos polui a Baía de Guanabara e é constantemente combatida por uma ONG. Essa organização tenta proteger os recursos naturais e ensinar a importância da reciclagem para a população jovem da região, por meio da instituição escolar (qualquer semelhança com uma proposta de intervenção não é mera coincidência!).

Além disso, a própria questão educacional tratada na novela pode ser utilizada como um bom exemplo em seu texto. A escola da comunidade possui pouca infraestrutura e isso é justificado por sua localização – região com altos índices de criminalidade. Os alunos aparecem desmotivados e possuem suas próprias dificuldades para se manterem estudando. Um exemplo é a aluna com filha pequena que não consegue assistir às aulas. Isso pode ser uma forma de abordar a evasão escolar e a gravidez na adolescência.

Além disso, a escola foi alvo de tiroteio e ameaçada de fechamento (aqui foi feita uma alusão às “ocupações” de alguns anos atrás). A única grande defensora do ensino público é uma professora recém-formada, Camila. Essa personagem também foi importante quando se formou e contou como o preconceito racial dificulta o ingresso no ensino superior. Assim, trouxe à tona o debate sobre racismo e ações afirmativas, que podem ser abordados em vários tipos de propostas de redação.

“A força do querer” e a transexualidade

Voltando ao ar nesta semana, a novela “A força do querer” (2017) tratou a questão da transexualidade pela personagem Ivana. A questão é extremamente pertinente porque o Brasil lidera o ranking como o país que mais mata transexuais no mundo. Ao longo dos capítulos, é mostrado como a personagem, gradativamente, se assume e todas as dificuldades do caminho, desde a não aceitação de algumas pessoas da família até a conclusão da transição de gênero.

Temáticas ligadas às minorias, em especial às questões relativas à sexualidade, podem aparecer em diversas propostas, até mesmo naquelas mais subjetivas. Elas também são frequentes nas novelas, mesmo que em algumas delas personagens LGBTQI+ sejam estereotipadas. É importante ter clara a noção de direitos humanos e da sua importância, bem como conhecer a legislação vigente. Em junho de 2020, completou um ano da criminalização da homofobia e da transfobia pelo Supremo Tribunal Federal. Relacionar esses elementos pode ser uma forma de tratar o assunto na redação.

“Órfãos da Terra”: o Brasil como refúgio

Ao longo das décadas, diversas novelas trataram da questão migratória no país, principalmente relacionada à vinda dos europeus (em especial italianos), mas também indianos, japoneses e outras nacionalidades para cá. Assim, não foram poucas as tramas que envolveram diferentes sotaques e costumes, mostrando um Brasil que nem sempre conhecemos. Portanto, além de mostrar toda essa diversidade, as novelas que exploram esse segmento também executam um importante papel social.

Em 2019, foi ao ar um enredo que tratou de uma problemática recente em todo o mundo: a situação dos refugiados. “Órfãos da Terra” abordou as dificuldades de inclusão e socialização desse grupo, intercalando situações fictícias com depoimentos reais. Nela, vimos a fuga de uma família síria após a sua casa ser bombardeada. Com um bote, tentam chegar até a Grécia para, de lá, pegar um navio para o Brasil. Assim, a cena em que o bote naufraga rememora fatos de 2015, auge da guerra na Síria. Pessoas fugindo em botes era uma imagem recorrente no noticiário e muitas perderam a vida buscando um lugar pacífico para viver.

Hoje, cerca de 43 mil refugiados vivem no Brasil, quase 90% vindos da Venezuela, conforme o CONARE (Comitê Nacional para os Refugiados). No mundo, estima-se que o número de refugiados dobrou na última década. Entre as causas que levam ao deslocamento dessas pessoas estão conflitos, perseguições ou violência generalizada. Do total, mais da metade são crianças. A Síria é o país que mais tem refugiados espalhados pelo mundo.

E você, curte assistir novelas? Comente neste post sobre quais novelas têm feito você refletir!

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Juízo de Valor: como usar na Redação, exemplos

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As políticas públicas e o combate à obesidade infantil em comunidades carentes | Tema de redação

A obesidade infantil é um problema crescente e alarmante, especialmente em comunidades carentes. No dia 3 de junho, celebramos o Dia da Conscientização contra a Obesidade Mórbida Infantil, uma data crucial para chamar a atenção e conscientizar a população sobre a importância dos cuidados preventivos e do combate a essa grave questão de saúde pública. Pesquisas do Ministério da Saúde indicam que 12,9% das crianças brasileiras de 5 a 9 anos são obesas, enquanto 18,9% dos adultos estão acima do peso. Esses números mostram a urgência de abordarmos o problema com seriedade e ação efetiva. Neste post, vamos explorar como as políticas públicas podem ajudar a combater a obesidade infantil em comunidades carentes. Discutiremos as causas, consequências, e soluções possíveis, bem como apresentaremos repertórios valiosos para entender melhor esse desafio. Que tal praticar e refletir sobre como podemos contribuir para um futuro mais saudável para nossas crianças? Vamos lá! Proposta de redação sobre obesidade infantil A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “As políticas públicas e o combate à obesidade infantil em comunidades carentes” apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.  Desse modo, selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista. Instruções para redação sobre obesidade infantil Textos motivadores sobre obesidade infantil Texto I A obesidade em crianças e adolescentes é multifatorial. Condições genéticas, individuais, comportamentais e ambientais podem influenciar no estado nutricional. O relatório público do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional, com dados de pessoas acompanhadas na Atenção Primária à Saúde, aponta que, até meados de setembro de 2022, mais de 340 mil crianças de 5 a 10 anos de idade foram diagnosticadas com obesidade. Em 2021, a APS diagnosticou obesidade em 356 mil crianças dessa mesma idade. Atualmente, a região Sul possui 11,52% de crianças obesas nessa faixa etária, maior índice do País. Em seguida aparecem as regiões Sudeste, com 10,41%; Nordeste, com 9,67%; Centro-Oeste, com 9,43%; e Norte, com 6,93% das crianças acompanhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região. Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/setembro/acompanhadas-pelo-sus-mais-de-340-mil-criancas-brasileiras-entre-5-e-10-anos-possuem-obesidade Texto II A necessidade de isolamento social instituída pela pandemia e a mudança de rotina que ela acarretou, em especial a diminuição de exercícios físicos, refletiu no aumento de peso em crianças e jovens. Segundo o boletim do Observa Infância, o período de 2019 a 2021 chama a atenção para um crescimento de 6,08% de crianças até 5 anos com sobrepeso ou obesas. Entre os adolescentes brasileiros houve um aumento de 17,2% no número de jovens.   “A obesidade infantil e de adolescentes no Brasil ainda é uma grande preocupação de saúde pública. Apesar de observarmos uma queda nos últimos anos, o Brasil ainda possui números acima da média global e da América Latina. Nos anos de pandemia, observamos um aumento nos índices de obesidade infantil possivelmente consequência do aumento no consumo de ultraprocessados durante o período de isolamento”, alerta Cristiano Boccolini, pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e coordenador do Observa Infância. Fonte: https://portal.fiocruz.br/noticia/obesidade-em-criancas-e-jovens-cresce-no-brasil-na-pandemia Texto III Por que a obesidade continua a crescer? De antemão, o maior desafio da obesidade é o fato de essa ser uma doença multifatorial. Por esse motivo, trata-se de uma condição complexa, pois exige ações em diversos setores, não só da saúde. Isso significa dizer que a oferta de alimentos, assim como a sua qualidade, influencia no surgimento da doença. Os ambientes e locais que as pessoas frequentam podem favorecer ou não a obesidade, o que é chamado de ambientes obesogênicos, e estimular a alimentação inadequada, o comportamento sedentário e a inatividade física. Os hábitos também impactam nas escolhas alimentares, assim como as questões econômicas. Até mesmo a infraestrutura de uma cidade é considerada um fator para o surgimento e crescimento da doença. E já que a obesidade é um desafio global para a saúde e para a sociedade, é necessário adotar estratégias efetivas em todo o mundo para prevenir e deter o avanço do problema. Mas a transformação também pode e deve acontecer localmente. A execução de estratégias em nível municipal é possível e necessária para reverter o cenário e prevenir os danos: – Investimento na Atenção Primária à Saúde (APS) para o monitoramento da situação alimentar e nutricional e para a promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar adequada e saudável em crianças menores de 2 anos; – Tornar as cidades favoráveis ao acesso a uma alimentação saudável e à prática de atividade física com estruturas adequadas e segurança; – Veiculação de campanhas efetivas de comunicação em saúde; – Valorização da escola como um ambiente aliado a esta causa, inclusive para a prática da atividade física e para a restrição da oferta de alimentos não saudáveis; – Implementação de políticas fiscais e medidas regulatórias para facilitar o acesso aos alimentos saudáveis e reduzir o acesso e a exposição aos alimentos não saudáveis. Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-ter-peso-saudavel/noticias/2022/como-seu-municipio-pode-avancar-na-prevencao-da-obesidade-infantil Texto IV Fonte: https://www.crefsp.gov.br/comunicacao/noticias/3-de-junho-dia-da-conscientizacao-contra-a-obesidade-morbida-infantil Repertórios para o tema de redação sobre obesidade infantil 1. Filmes: • “Super Size Me” (2004): Um documentário que explora os impactos da alimentação de fast food na saúde. Ele destaca a importância de políticas públicas na promoção de dietas saudáveis e na regulação da indústria alimentícia. • “Wall-E” (2008): Embora seja uma animação, o filme apresenta uma sociedade futurista onde a obesidade é comum devido à vida sedentária e à dependência de alimentos processados, sublinhando a necessidade de intervenções políticas para promover estilos de vida saudáveis. 2. Séries: • “Jamie Oliver’s Food Revolution” (2010): Esta série documenta os esforços do chef Jamie Oliver para melhorar a alimentação nas escolas americanas, ressaltando a importância de políticas públicas na educação nutricional. • “The Magic School Bus” (Episódio: “Ready, Set, Dough”): Este episódio aborda a importância da nutrição, mostrando como a educação e a informação podem influenciar hábitos alimentares saudáveis desde a infância. 3. Legislações: • Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA):