O Lucas Felpi, que tirou nota 1000 na redação do ENEM 2018, preparou uma dica de repertório sociocultural para vocês: como usar STAR WARS, a saga mais famosa do cinema, na redação! Anote tudo e que a força esteja com você!
SAGA: STAR WARS
1977-2019 • 9 filmes • 13+
Sinopse: “A princesa Leia é mantida refém pelas forças imperiais comandadas por Darth Vader. Luke Skywalker e o capitão Han Solo precisam libertá-la e restaurar a liberdade e a justiça na galáxia.”
Em Star Wars, o desenvolvimento científico é retratado como motor das inovações que permitem, entre outros, a viagem intergaláctica. Porém, também é mostrado o “lado sombrio” da tecnologia: a possibilidade de criação de super armas, como a Estrela da Morte, que pode aniquilar planetas inteiros.
Não há dúvidas de que George Lucas cria a Força como uma alegoria a diversas religiões ocidentais e orientais, com referências bíblicas. Teóricos apontam semelhanças entre o personagem Luke Skywalker e Moisés. Em 2001, o ‘Jediísmo’ era a quarta maior religião no Reino Unido (Fonte: ONS-UK).
USO DA VIOLÊNCIA
Com filmes de ação e aventura, a saga apresenta um considerável teor de violência. Entretanto, os Jedi transmitem a mensagem do pacifismo: no Episódio V – O Império Contra-ataca, Mestre Yoda explica a Luke que um Jedi usa a Força somente para meios de informação e autodefesa – e nunca para agressão.
RESPEITO AO IDOSO
Mestre Yoda é o principal membro do Conselho Jedi, admirado por suas habilidades com a Força e sua vasta sabedoria. Embora personagem fictício, o pequeno verde ancião manifesta a importância da valorização dos mais velhos em quesitos de experiência e ensinamentos.
TRANSTORNOS MENTAIS
Em um artigo de 2015, psicólogos argumentam que Star Wars é um exemplo de temas psiquiátricos: C3PO tem TOC; Yoda tem dislexia superficial; Luke Skywalker, esquizofrenia prodrômica. E Jar Jar Binks é um exemplo facilmente identificável de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
TIRANIA E QUEDA DA DEMOCRACIA
A segunda trilogia mostra como democracias viram ditaduras. Sheev Palpatine, que é chanceler da República, conspira para atacar a imagem dos Jedi, provocar o medo e tomar o controle como imperador. A lição é sintetizada nas palavras da senadora Padmé Amidala: “Então é assim que a liberdade morre, com um estrondoso aplauso”.
MOVIMENTOS ATIVISTAS
Após a ascensão do Império galático, Jedis e forças opositoras se unem para formar a Aliança Rebelde em prol da liberdade e da volta da democracia. O sentimento de revolta popular dos heróis se assemelha ao de movimentos contemporâneos de ativismo por direitos fundamentais ao redor do planeta.
Declarando os Jedi como traidores, Palpatine solicitou a execução da Ordem 66: autorização para um genocídio dos Jedi pelos stormtroopers. Milhares foram mortos ao redor da galáxia pela ordem fascista. O nome dos soldados espaciais não era coincidência: a ala paramilitar original do Partido Nazista era chamada de Sturmabteilung (Storm Division).
EXEMPLO DE INTRODUÇÃO
Tema: “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil” (Enem 2016)
“No universo de ‘Star Wars’, os mestres Jedi foram aniquilados pelos lordes Sith, seguidores de uma seita inimiga. Liderados por Darth Sidious, eles depuseram a República e instauraram um regime ditatorial. Fora dos cinemas, a intolerância religiosa é uma realidade no Brasil, tornando necessário o seu combate, para a manutenção da liberdade individual e da cidadania.”
*Introdução por Débora Aladim, usada no Enem 2016 com nota 920
APROVEITE O CUPOM HELPDOFELPI PARA GANHAR 35% DE DESCONTO EM NOSSA PLATAFORMA! CLIQUE AQUI!
Gostou desta super dica? Não deixe de seguir nosso perfil no instagram: @redacaonline
LEIA MAIS:
Como usar HARRY POTTER na redação?
Como usar JOGOS VORAZES na redação?
Como usar a série GAME OF THRONES em suas redações?