Trouxemos uma dica de um repertório sociocultural incrível para você estudante: como usar o filme ENOLA HOLMES na redação! Pegue seu caderno e anote todos os temas relacionados ao longa-metragem da Netflix!
Primeiramente, confira a ficha técnica e sinopse do filme antes de conferir como usar ENOLA HOLMES na redação:
ENOLA HOLMES: 2020 ‧ 2h1min ‧ 12+
Na manhã do seu aniversário de 16 anos, Enola Holmes descobre que a mãe desapareceu, deixando para trás alguns presentes enigmáticos e um grande mistério sobre seu paradeiro. Agora passa a viver sob os cuidados dos irmãos Sherlock e Mycroft, que decidem mandá-la para uma escola de etiqueta para aprender boas maneiras. Indignada, ela foge para Londres em busca da mãe.
PATRIARCADO
O filme se passa em meados de 1880, auge de grandes movimentos e reivindicações, momento em que as mulheres eram lidas e vistas como propriedades, que ficavam sob a tutela dos seus pais, maridos ou irmãos, homens detentores das decisões e o domínio dos locais de fala e voto. Ao voltarem para casa, os irmãos de Enola encontram uma garota livre e consciente do seu lugar no mundo, que logo se posiciona contra as ideias que queriam impor a ela, como ir a um colégio interno para que aprendesse a ser uma boa mãe e esposa.
EDUCAÇÃO DOMICILIAR
Após a morte do marido e a saída dos seus filhos de casa, Eudoria, mãe de Enola, decide educar a filha sozinha. Ela incentiva a menina a ler de tudo, a praticar experiências científicas, a realizar esportes e todos os tipos de exercícios físicos – inclusive luta – e mentais, fugindo da educação comum oferecida a garotas na época, ensinando a importância da liberdade e da independência das mulheres.
PROTAGONISMO E EMPODERAMENTO FEMININO
Enola é irmã do famoso investigador ficcional Sherlock Holmes. No entanto, ainda que seu irmão apareça durante o filme, é ela quem toma suas próprias decisões e soluciona o misterioso desaparecimento da mãe, seguindo um conselho que a matriarca havia lhe dado: “Você pode seguir por dois caminhos: o seu ou o que escolhem para você”.
PADRÃO DE BELEZA E DE CONDUTA FEMININO
Mycroft acredita que Enola não se veste e nem se porta como uma verdadeira dama. Para não ser encontrada pelo irmão, a adolescente decide se encaixar nos padrões de vestimenta feminina, fazendo algo ”inesperado”. Ela escolhe se vestir de tal modo e levanta a ideia de que o padrão é somente uma repressão quando imposto pela sociedade: ”Espartilhos: símbolo de repressão para aquelas forçadas a usá-los”.
DESAPARECIMENTO DE PESSOAS
No dia de seu aniversário de 16 anos, Enola Holmes descobre que a mãe está desaparecida e, em vez de aceitar a ajuda dos irmãos, decide investigar o caso por conta própria em Londres. No meio do caminho ela conhece um lorde fugitivo que, para a família, também encontra-se desaparecido.
ATENÇÃO: HÁ ALGUNS SPOILERS ADIANTE
MULHERES E A LUTA PELO DIREITO AO VOTO
Eudoria faz parte da luta feminina pelo direito ao voto na Inglaterra dos anos 1880, reunindo em sua casa um grupo de sufragistas. Para liderar a luta, ela fica menos presente para a filha, deixando para trás o seu passado e tudo que amava com o objetivo de buscar um futuro melhor para Enola e outras meninas.
EXEMPLO:
TEMA DE REDAÇÃO: A IMPOSIÇÃO DE UM PADRÃO FEMININO DE BELEZA E DE CONDUTA
No filme ”Enola Holmes”, que se passa em meados de 1880, a protagonista é uma adolescente educada em casa pela mãe, que a ensinou a importância da liberdade e da independência das mulheres. Enola é uma garota livre, que tem consciência de seu lugar no mundo e que se posiciona contra as ideias machistas e contra os padrões femininos impostos por seus irmãos. O longa-metragem apresenta o problema da imposição de um padrão de beleza e de conduta às mulheres que persiste até hoje.
Agora que você já sabe como usar ENOLA HOLMES na redação, não deixe de enviar sua redação pra gente conferir como ficou, hein?