SOMENTE HOJE: 15% OFF usando o cupom APROVADO15 em todos os planos!

Como usar a nota do Enem?

Como usar a nota do Enem?

As tão esperadas notas do Enem 2023 finalmente saíram e, com elas, surgem muitas dúvidas, não é mesmo? Se você está se perguntando como utilizar sua nota de maneira eficiente, chegou ao lugar certo. 

Nesse sentido, neste post, vamos detalhar tudo o que você precisa saber para aproveitar ao máximo sua pontuação no Enem e dar um grande passo em direção ao seu futuro acadêmico e profissional. 

Então, vamos juntos explorar como usar a nota do Enem e as múltiplas possibilidades que a sua nota do Enem abre para você. Preparados? Vamos lá!

O Enem é utilizado como critério de seleção para quem pretende ingressar em faculdades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), faculdades particulares concorrendo a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni), conseguir o Financiamento Estudantil (Fies)

Além disso, diversas faculdades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.

Ingressar em instituições públicas:

Pode ser utilizada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa do Governo Federal, ou seja, classifica candidatos em universidades públicas utilizando apenas a nota do exame.

Ingressar em instituições particulares com financiamento:

Por meio do FIES, um financiamento do Governo Federal, que ajuda a pagar a faculdade privada com baixa taxa de juros. Dessa forma, o estudante só começa a pagar a dívida um ano e meio depois de formado.

Leia mais: Resultado do Enem 2023: tudo que você precisa saber

Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

O programa aprova estudantes para universidades públicas (gratuitas, portanto). O aluno pode mudar suas opções de curso quantas vezes quiser, ao longo do período de inscrição, tomando como base as notas de corte parciais divulgadas diariamente. Além disso, há vagas para cotistas (as regras variam de instituição para instituição).

Leia mais: Tudo que você precisa saber sobre o SISU 2024

Programa Universidade Para Todos (ProUni)

O programa distribui bolsas de estudo parciais (que cobrem 50% das mensalidades) e integrais (100%) em instituições de ensino privadas.

Para participar, é preciso ter renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos (R$ 3.636 por pessoa) , além de se encaixar em critérios sociais (como ter estudado em escola pública).

Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies)

O Fies é um programa federal que fornece empréstimos sem juros, e o estudante paga após terminar a faculdade.

O Fies é indicado para alunos que não conseguem pagar as mensalidades durante os estudos, assim como para os que conseguiram uma bolsa parcial do Prouni e não dão conta de pagar o restante.

Por meio do Fies, o estudante faz um empréstimo durante o tempo em que estiver estudando e paga a sua dívida depois de conseguir o diploma.

O grande diferencial do Fies é que as taxas de juros do empréstimo são mais baixas que as de mercado. Desse modo, desde o seu início, em 1999, mais de 2 milhões de aluno utilizaram o financiamento para fazer o curso superior.

Ingressar em instituições no exterior

Em universidades com parceria com o Inep, a nota pode substituir exames tradicionais nos processos seletivos em diversos países, incluindo EUA, Reino Unido, Canadá, Irlanda e Portugal.

Faculdades no exterior aceitam nota do Enem

Com a nota do Enem, é possível ingressar também em universidades estrangeiras. Ademais, o resultado do exame é reconhecido por mais de 50 instituições de ensino superior de outros países, como Portugal, Canadá, França e Reino Unido. Mas cada instituição tem regras e exigências diferentes.

Universidade do Porto

A Universidade do Porto, em Portugal, aceita a nota do Enem desde que o exame tenha sido prestado no máximo três anos antes. Além disso, é preciso enviar histórico escolar, certificado de conclusão do Ensino Médio, carta de recomendação e carta de motivação, entre outros documentos.

Universidade de Toronto

A Universidade de Toronto, no Canadá, além da nota do Enem, pede ao estudante candidato que envie uma carta de recomendação de sua es- cola do Ensino Médio e que preencha o formulário no site da instituição.

Outrossim, uma boa notícia é que a universidade possui programas de auxílio-moradia e sua bolsa de estudos inclui custos com material didático, seguro para acidentes, habitação e taxas universitárias. 

Outras universidades

Na França, instituições como a Universidade Paris-Saclay e a École Normale Superiéure aceitam a nota do Enem, mas o ingressante tem de comprovar o domínio da língua francesa.

No Reino Unido, uma das instituições que aceitam a nota do Enem como forma de seleção para estudantes brasileiros é a Universidade de Bristol.

Além da nota do exame, ela exige também o vestibular local, além de ava- liar o nível de inglês e o histórico escolar do candidato. Saiba mais em http://www.bristol.ac.uk/international/countries/brazil.html.

Conquistar uma vaga na USP

Por meio do programa Enem-USP, uma modalidade que garante o ingresso USP com as notas obtidas no Enem diretamente pela Fuvest, sem aguardar a convocação pelo Sisu.

Bolsas em faculdades privadas

Algumas instituições privadas podem optar por complementar ou substituir a nota do vestibular pelo resultado do Enem. Além de utilizar a nota para conseguir descontos na mensalidade.

Por fim, agora que você está equipado com todas as informações necessárias sobre como usar sua nota do Enem 2023, está mais próximo de alcançar a sonhada aprovação! 

Lembre-se: cada passo é importante na sua jornada educacional. E se o seu objetivo é garantir um excelente desempenho no Enem 2024, não deixe de visitar nossa plataforma. Estamos aqui para ajudá-lo a realizar esse sonho!

POSTS RELACIONADOS

Calendário dos Principais Vestibulares 2024

Primeiramente, sabemos a dificuldade que os vestibulandos enfrentam para se organizar. Por isso, preparamos um calendário completo dos principais vestibulares do Brasil para 2024. Aqui,