logo redação online

Como iniciar uma redação?

como iniciar a redação

A habilidade de começar uma redação de maneira impactante pode determinar o rumo da sua nota. O primeiro parágrafo, ou a introdução, é crucial para capturar a atenção do corretor e demonstrar sua competência no tema.

Afinal, é nesse momento que você tem a oportunidade de mostrar que compreendeu a questão proposta e está pronto para desenvolver uma argumentação sólida. Dessa forma, saber como iniciar uma redação é essencial para qualquer estudante que deseja se destacar em avaliações acadêmicas ou concursos.

Leia também: o guia completo para dominar a escrita em vestibulares

Como iniciar com uma contextualização?

Contextualizar significa situar o leitor no cenário em que o tema da redação está inserido, utilizando para isso um repertório sociocultural diversificado. Por outro lado, essa abordagem não só estabelece uma base sólida para seus argumentos como também demonstra seu conhecimento sobre o assunto. Desse modo, Vejamos algumas formas eficazes de contextualização:

  • Alusão Histórica: Relacione o tema com eventos ou períodos significativos da história, isto é, ilustrando sua relevância temporal.
  • Constituição Federal: Utilize dispositivos legais como fundamentação para seus argumentos, já que mostra a importância do tema no âmbito jurídico brasileiro.
  • Alusão Cultural: Faça referências a obras de arte, literatura, filmes ou séries que possam enriquecer sua argumentação.
  • Agenda 2030 da ONU e Declaração Universal dos Direitos Humanos: Vincule o tema aos objetivos globais ou aos direitos fundamentais para reforçar sua universalidade e importância, por exemplo.

Outras formas de iniciar:

  • Leis
  • Dados estatísticos
  • Citações (filósofos, sociólogos, especialistas, escritores)
  • Pesquisa/estudo
  • Fato/contexto atual
  • Reportagem/notícia/entrevista
  • Documentários/podcast
  • Literatura (livros/escolas literárias/poesias/poemas/artigos/charge/quadrinhos
  • Letra de música/peça teatral/obra de arte
  • Definição/verbete

Que palavras usar para iniciar uma redação?

Iniciar uma redação requer escolhas estratégicas de palavras que conduzam o leitor ao cerne da discussão. Expressões como “Conforme estabelecido pela”, ou “O pensador tal…” são gatilhos que preparam o terreno para a explanação do tema.

Qual a melhor forma de iniciar uma redação?

Sem dúvida, a melhor maneira de começar sua redação é com uma contextualização eficaz, seguida por uma afirmação que destaque a relevância do tema, já que isso prepara o leitor para os argumentos que serão desenvolvidos no decorrer do texto.

Quais palavras usar para iniciar uma introdução?

Opte por palavras e expressões que estabeleçam imediatamente o contexto ou a importância do tema, uma vez que frases de efeito ou dados estatísticos também podem ser excelentes escolhas.

O que falar no início da redação?

No início da redação, fale sobre a importância, a atualidade ou a universalidade do tema. Por fim, Demonstre como ele se conecta a questões sociais, históricas ou culturais relevantes.

Exemplos de Introduções

OBRA LITERÁRIA:

Graciliano Ramos, em sua obra literária “Vidas Secas”, expõe um protagonista sertanejo marcado pela inferiorização de sua própria figura. Nesse contexto, o personagem abordado abandona o entendimento de si como cidadão e, por conseguinte, percebe-se como um “ninguém” ou, até mesmo, como um animal. Essa realidade, por sua vez, ultrapassa a esfera ficcional e é presente no Brasil, na medida em que milhares de brasileiros são acometidos por uma conjuntura de invisibilidade referente ao registro civil. Esse fato configura-se como um impasse à garantia da cidadania e incentiva perspectivas similares à narrativa mencionada. Os alicerces desse problema são: a negligência estatal e a desigualdade no acesso à informação. (texto de Andressa Nunes/2021)

FILME/DOCUMENTÁRIO:

O filme “Encanto” apresenta – por meio das memórias da avó da protagonista – um cenário de conflito, marcado pelo desespero de uma aldeia colombiana frente ao ataque e à consequente desterritorialização forçada de centenas de indivíduos. Assim, embora desamparados e impactados pela violência, os ancestrais de Mirabel, a personagem principal, tentam sobreviver, enquanto comunidade, estabelecendo-se em outro local e perpetuando sua cultura, sua sabedoria e seus costumes às futuras gerações. Fora dos limites da ficção, a exclusão e a opressão que atravessam as comunidades e os povos tradicionais do Brasil se expressam, assim como no filme, através de inúmeros casos que revelam o cerceamento dos direitos sociais básicos desses grupos.” (Texto de Ana Laura Torquato/2022)

DEFINIÇÃO:

A Organização Mundial da Saúde trouxe, para a atualidade, um conceito ampliado de saúde, o qual abrange a promoção de uma vida saudável não só por meio do corpo físico, como também por meio da integridade psicológica. Contudo, apesar da importância dessa atualização, ainda existe um forte estigma associado às doenças mentais, o qual também se reverbera no contexto brasileiro. Sobre esse enfoque, destacam-se aspectos sociais e profissionais. Assim, medidas são imprescindíveis para sanar tal impasse.” (Texto de Isabela Saraiva/2020)

ALUSÃO HISTÓRICA:

“Uma das referências quando o assunto é democracia é a antiga cidade grega Atenas, onde surgiu essa forma de governo com a participação popular na política e a valorização da cidadania, a qual, contudo, era bastante restrita, visto que excluía mulheres, estrangeiros e escravos. Nesse sentido, é possível observar que o Brasil atual vive uma situação análoga à ateniense, dado que, mesmo sendo uma democracia – neste caso, indireta – quase 3 milhões de brasileiros, segundo projeção do IBGE, não possuem registro civil, não sendo, por isso, reconhecidos como cidadãos. Assim, torna-se imprescindível discutir essa situação, pois ela repete erros antigos ao privar grupos sociais da participação democrática e se perpetua por conta da morosidade do Estado que afeta direitos constitucionais. (Luiza Mamed/2021)

Por fim, agora que você compreende a importância e as técnicas para iniciar uma redação de forma eficaz, está preparado para causar uma primeira impressão memorável. E lembre-se, se deseja praticar e aprimorar suas habilidades de redação, a nossa plataforma está à disposição para guiá-lo rumo à excelência acadêmica.

POSTS RELACIONADOS