Com a adoção do Sisu – Sistema de Seleção Unificada – pela maior parte das universidades públicas do Brasil e vestibulares cada vez mais concorridos, tirar uma boa nota no Enem se tornou a melhor chance que um estudante tem de fazer um curso de graduação em uma instituição pública.

No entanto, as oportunidades de ensino são desiguais em nosso País. Normalmente as maiores notas (e o maior número de vagas, consequentemente) fica com alunos de escolas particulares. Mesmo com a política de ações afirmativas (cotas), os alunos da rede pública e de baixa renda encontram dificuldades no acesso à faculdade.

Pensando nisso, foi criado o Curso Enem Gratuito: uma plataforma de estudos voltada à disponibilização de conteúdos preparatórios para o Enem. Como o nome já diz, é tudo de graça: basta acessar o site, fazer um cadastro inicial e começar a estudar.

Desde 2018, o Curso Enem Gratuito vem produzindo aulas escritas, resumos em vídeo e simulados sobre os temas que mais caem no Enem e nos vestibulares. Em apenas um ano, já foram postadas mais de 350 aulas, 190 simulados e 340 vídeos – e todo dia tem conteúdo novo!

Como funciona?

No Curso Enem Gratuito existem dois tipos de conteúdo: aulas e simulados. Cada simulado conta com 10 questões sobre o tema de uma aula. Por exemplo: existe a aula escrita sobre a Revolução Francesa e o simulado com 10 questões sobre a Revolução Francesa. Entendeu?

A recomendação é que o aluno estude o conteúdo pela aula escrita e depois resolva as questões do simulado correspondente. Resolvendo o simulado depois de ler a aula, o aluno fixa os conhecimentos adquiridos e avalia o seu nível de aprendizado. Se o desempenho não tiver sido muito bom, o estudante pode voltar à aula escrita quantas vezes quiser para revisar.

Além disso, no canal do YouTube tem um vídeo novo por dia. Assim, o ideal é que o estudante acompanhe também o canal para ficar assistir aos resumos dos principais conteúdos do Enem e ficar por dentro dos temas de atualidades e dicas de estudos.

Para estudar pelo Curso Enem Gratuito o estudante pode seguir o plano de estudos, que está disponível nas opções de extensivo e intensivo. O plano extensivo, de 34 semanas, vai de março até o Enem e prevê um estudo mais aprofundado das matérias. Já o plano intensivo, de 10 semanas, é para aqueles que pretendem revisar apenas os conteúdos mais importantes.

Seguir o plano de estudos não é obrigatório: muitos estudantes usam o Curso Enem Gratuito para revisar a matéria que estão estudando no colégio ou no cursinho. Para isso, basta pesquisar pelo assunto desejado no campo de busca do site!

Aliás, é importante ressaltar que o Curso Enem Gratuito não busca substituir a escola tradicional. O contato com o professor, os momentos de debate com a turma e a oportunidade de tirar dúvidas são fundamentais no processo de aprendizado.

O objetivo do Curso é possibilitar ao aluno que está no ensino médio (ou já se formou) estudar de graça para o Enem, oferecendo uma fonte de revisões de conteúdos que já tenham sido estudados.

É de graça mesmo?

Sim! Totalmente de graça.

Como você vai perceber quando acessar o site, o Curso Enem Gratuito exibe anúncios. Cada vez que um anúncio é exibido, o Curso Enem Gratuito recebe um dinheirinho e, desse jeito, o projeto consegue se manter no ar! Além dos anúncios exibidos no site e no YouTube, de vez em quando o Curso recebe patrocínio direto de algumas marcas que queiram apoiar o projeto.

Então pode ficar tranquilo, que em nenhum momento o uso do Curso Enem Gratuito será cobrado dos estudantes.

Bora?

Gostou? Então acesse o site e se inscreva no canal do Youtube para não perder os vídeos novos. Também vale a pena acompanhar o Instagram, o Twitter e o Facebook, porque sempre rola uma dica de estudos bacana nas redes sociais também!

Bons estudos!

Comentários do Facebook