Organize seus estudos e garanta as melhores notas no ENEM.

Se você tem dificuldades para organizar sua rotina de estudos para o ENEM, confira nossas dicas para ganhar tempo, estar com o conteúdo em dia e garantir a nota máxima em todas as partes nas provas.

Cada estudante tem sua própria vida, e, para alguns, conciliar sua rotina com os estudos pode ser um desafio. Trabalhar, estudar, comer, dormir e ainda ter vida social são cobranças constantes, difíceis de manejar. Não tem segredo ou solução mágica, pó de guaraná ou pilimpimpim. O importante é que você balanceie suas necessidades e cobranças e não esqueça que você é humano: cansaço, sono e fome são normais e não devem ser reprimidas.

via GIPHY

Vários alunos desenvolvem comportamentos alimentares nada saudáveis durante o ano de estudos. Além do próprio estresse colaborar para um corpo mais suscetível à vírus e bactérias, uma alimentação que não colabora com sua saúde é um receita perfeita para ficar doente. Não abuse de açúcar, tome muita água e cuidado com o café!

Ah, e sobre conviver com sua família e amigos e também sobre dormir: nada de culpa! Sono e necessidade de afeto são NOR-MA-IS e saudáveis, além de um ótimo sinal de que você não é um robô. Durma suas 8 horas, saia pra dançar e tomar um sorvete, estude, e seja feliz, criança! Não perder a medida do que é uma vida feliz e saudável é essencial para se sentir confiante durante as provas.

via GIPHY

Agora sobre os estudos:

O ENEM é dividido em 4 áreas de conhecimento, mais a redação. Uma sugestão de organização é você dedicar um dia da semana para uma das áreas e outro para a redação e/ou leituras de atualidades. Como estratégia, vale para todas as áreas, usar provas antigas do ENEM. O modelo de prova é bem específico, então aproveite o que está disponível.

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: química, física, biologia, energia e preservação ambiental;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: história, sociologia, geografia e filosofia;
  • Linguagens e Códigos: português, literatura, artes, educação física e idiomas (inglês e espanhol);
  • Matemática:  inclui comparações numéricas, sistemas de medidas, álgebra, interpretação de gráficos e tabelas, entre outros. Fazer provas anteriores de Matemática do ENEM é o melhor jeito de estudar. 
  • Redação: neste item, além da prática da escrita você pode incluir as leituras de revistas e sites de notícias. Estar atualizado é fundamental para realizar o ENEM. Foque-se no texto dissertativo-argumentativo, além das 5 competências da Redação. Saber como você será avaliado é essencial para garantir uma boa nota.

Assim, você dedica um tempo a cada conteúdo e ainda pode aproveitar os finais de semana para revisar os mais importantes e, claro descansar. Mantenha uma boa rotina de sono, alimentação e exercícios, por favorzinho.

Vale lembrar que cada área de conhecimento e a redação é avaliada individualmente, e pode chegar até 1000 pontos cada um. Ou seja, é importante estar afiado em todos os conteúdos para garantir as melhores notas!

Comentários do Facebook