A prova de redação da FUVEST é uma etapa decisiva para os candidatos que desejam ingressar na Universidade de São Paulo (USP), uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior do Brasil. Para os professores, o desafio está em orientar seus alunos de maneira eficaz, preparando-os para alcançar um desempenho exemplar nessa prova.
Pensando nisso, elaboramos este guia de como corrigir a Redação da FUVEST, uma vez que visa auxiliar professores a aprimorarem suas técnicas de avaliação.
Leia também: o guia completo para dominar a escrita em vestibulares
O que você encontrará aqui:
Como é a redação da Fuvest?
A FUVEST, porta de entrada para a Universidade de São Paulo (USP), ou seja, exige dos candidatos redações que superem o simples domínio da língua portuguesa.
Nesse sentido, é necessário demonstrar capacidade crítica, profundidade nas argumentações e uso adequado de referências. Para isso, os textos não podem ter menos de 20 linhas e devem possuir títulos, sendo que nenhum dos aspectos avaliados pode ser zerado.
Além disso, a redação deverá ser, obrigatoriamente, uma dissertação, na qual se espera que o candidato demonstre capacidade de mobilizar conhecimentos e opiniões, argumentar coerentemente e expressar-se de modo claro, correto e adequado.
Desse modo, na correção da redação, serão avaliados três aspectos (Tipo de Texto e abordagem do Tema, Estrutura e Expressão) que somam nota 10.
Aspectos avaliados na correção
A correção da redação da FUVEST se concentra em três aspectos principais:
- Desenvolvimento do tema e organização do texto dissertativo-argumentativo;
- Coerência dos argumentos e articulação das partes do texto;
- Correção gramatical e adequação vocabular;
Dessa forma, cada um desses aspectos é crucial para a construção de uma redação de qualidade, isto é, refletindo o entendimento do candidato sobre o tema proposto e sua habilidade em comunicar suas ideias de forma clara e estruturada.
Assista este vídeo da professora Chay sobre a redação da Fuvest:
Grade de correção detalhada
Dessa forma, apresentamos os critérios detalhados para cada aspecto avaliado, organizados em tabelas para facilitar a compreensão e aplicação por parte dos professores.
A. Desenvolvimento do tema e organização
Nível | Critérios |
---|---|
0 | Fuga total do tema ou do tipo textual, ou seja redação anulada. |
0,5 | Desvio ou ampliação do tema. Pouca consideração da interlocução. Texto sem tese clara. |
1,0 | Cópia da coletânea ou articulação rudimentar. Ponto de vista objetivo, porém fraco. |
1,5 | Desenvolvimento parcial do tema. Paráfrase da coletânea, como também estrutura dissertativa perceptível. |
2,0 | Bom desenvolvimento do tema. Tese mal construída, bem como tentativa de argumentação. |
2,5 | Consideração e bom uso da coletânea. Tese clara e bem construída. Desenvolvimento limitado. |
3,0 | Muito bom desenvolvimento. Tese madura e original, bem como argumentos consistentes. |
3,5 | Excelente desenvolvimento com ponto de vista crítico, já que usa de referências intelectuais externas. |
4,0 | Argumentação e interpretação competentes e originais, como também a tese substancial e autorais. |
B. Coerência dos argumentos e articulação
Nível | Critérios |
---|---|
0 | Incoerência completa. Redação anulada. |
0,5 | Texto caótico, sem conexão entre os parágrafos. |
1,0 | Estrutura precária, problemas no uso de coesivos. |
1,5 | Estrutura falha, tentativa de argumentação. Presença de incoerência externa. |
2,0 | Problemas pontuais de articulação. Mas a estrutura textual respeita a ordem dissertativa. |
2,5 | Boa articulação de argumentos, já que tem estrutura logicamente formulada. |
3,0 | Excelente domínio dos recursos de coesão e coerência. Portanto, uma estrutura transparente e segura. |
C. Correção gramatical e adequação vocabular
Nível | Critérios |
---|---|
0,5 | Uso precário da norma culta, ou seja, muitas construções inadequadas. |
1,0 | Muitos problemas gramaticais graves, como também uso excessivo de clichês. |
1,5 | Alguns desvios gramaticais e imprecisões lexicais, bem como falta de clareza. |
2,0 | Bom uso da norma culta, com poucos desvios. Todavia, ainda pode melhorar. |
2,5 | Bom domínio vocabular. Uso adequado da pontuação. Ou seja, insegurança linguística. |
3,0 | Domínio pleno da norma culta. Isto é, quase nenhuma transgressão gramatical. |
Por fim, o aprimoramento na correção de redações exige dos professores um entendimento profundo dos critérios de avaliação e a capacidade de transmitir esses conhecimentos aos alunos. Agora que você já sabe como corrigir a Redação da FUVEST esperamos facilitar esse processo, contribuindo para a preparação eficaz dos estudantes para esse vestibular.
Portanto, lembre-se, a prática constante e o feedback construtivo são essenciais no desenvolvimento das habilidades de escrita dos alunos. Para mais recursos e apoio nesse processo educacional, não deixe de acessar nossa plataforma.