logo redação online

A ameaça à preservação dos biomas brasileiros e a intrínseca relação com os impactos da ebulição global | Tema de redação

A ameaça à preservação dos biomas brasileiros e a intrínseca relação com os impactos da ebulição global | Tema de redação

Curioso para descobrir quais biomas brasileiros estão relacionados ao aquecimento global? A resposta é surpreendente: todos eles! De fato, Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Pampa têm uma conexão direta com o aumento da temperatura global.

Portanto, neste artigo, decidimos explorar profundamente este tema, que consideramos um forte candidato para a redação do Enem.

Ademais, para elaborar sua redação desta semana, encorajamos o uso dos textos motivadores disponibilizados, focando no desafio “A ameaça à preservação dos biomas brasileiros e sua relação intrínseca com os impactos do aquecimento global”.

É crucial, pois, ponderar sobre quais propostas de intervenção poderiam enriquecer seu texto. Em especial, os textos 1 e 5 oferecem um excelente repertório com informações confiáveis. Logo, esta é uma ótima oportunidade para fortalecer sua argumentação, aproveite esse recurso valioso!

Texto 1 sobre biomas brasileiros

A ONU alerta que “uma era de ebulição global” começou. O que isso significa?

O chefe da ONU emitiu um alerta severo sobre as mudanças climáticas esta semana: “A era do aquecimento global terminou; a era da ebulição global chegou”, declarou António Guterres numa coletiva de imprensa, enquanto os cientistas confirmavam que julho se tornará o mês mais quente da Terra já registado.

“Ele [Guterres] tentou apresentar um termo ainda mais convincente e sensacional para tentar chamar a atenção das pessoas, e penso que todos compreendemos porque é que ele está a fazer isso, porque temos de fazer com que os governos levem a sério as alterações climáticas e coloquem-nas em segundo plano. no topo das suas agendas”, disse Piers Forster, professor de física climática na Universidade de Leeds, em Inglaterra, e presidente do Comité Britânico para as Alterações Climáticas, numa entrevista no sábado.
fonte: Washington Post

Texto 2 sobre biomas brasileiros

fonte: Câmara Legislativas

Texto 3

Desmatamento da Caatinga

O desmatamento da Caatinga é um problema ambiental de grave impacto e está associado, principalmente, ao processo de desertificação da região Nordeste do Brasil.

“Embora tenha uma grande importância para as condições naturais da região do Nordeste brasileiro, a caatinga vem sendo desmatada sobremaneira ao longo dos últimos anos. Segundo pesquisas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, cerca de 45% dos 734.478 km² originais de sua vegetação foram desmatados até o ano de 2010. No ano de 2015, um estudo mais aprofundado revelou que há uma proporção de 40% de Caatinga Preservada para 45% de Caatinga Degradada, 7,2% de Solo Exposto, 6,5% de lavoura e 0,7% de corpos d’água. Então, entre as áreas degradadas, cabe destaque para o espaço nos territórios do Alagoas, Ceará, Bahia e Pernambuco.”

Veja mais sobre “Desmatamento da Caatinga” em: 

fonte: Brasil Escola

Texto 4

De que forma o homem interfere nas mudanças climáticas?

Apesar do cenário futuro ser assustador e de algumas consequências já poderem ser visualizadas em uma série de lugares do planeta, é possível reverter esse quadro caso governos do mundo todo trabalhem em conjunto visando diminuir as emissões de gases na atmosfera. 

Para isso, é preciso de algumas ações que comecem a ser realizadas de forma imediata. Confira algumas delas:

  • reduzir o desmatamento e reverter as áreas desmatadas com um intenso reflorestamento; 
  • propagar o uso de energias limpas — como solar, hidráulica, maremotriz, eólicas e outras; 
  • realizar incentivos do uso de biocombustíveis e abrir portas para a expansão de veículos elétricos; 
  • investir em tecnologias para diminuir a emissão de carbono nos setores industriais e agropecuários;
  • buscar materiais alternativos ao plástico para a fabricação de diversos produtos.

fonte:  Summit Mobilidade

Texto 5

Por que o Cerrado é o bioma mais ameaçado do Brasil

“Eu definitivamente considero o Cerrado o bioma mais ameaçado do Brasil. Afinal, ele não tem a proteção que outros têm, nem o apelo emocional visual dos biomas florestais brasileiros”, lamenta o engenheiro florestal e agrônomo Bruno Machado Walter, pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e colaborador do projeto Flora do Brasil 2020, plataforma que identifica as espécies vegetais brasileiras. Nesse sentido, “A preocupação com o Cerrado basicamente se restringe às pessoas da academia. Desse modo, ele é visto apenas como um celeiro, que precisa produzir alimento para o Brasil e o mundo, mas sua flora e biodiversidade são absolutamente ricas.”

(…)

“É cômodo para a população, para os políticos brasileiros, deixar o Cerrado e a Caatinga, que são os patinhos feios do país, para plantar soja, para fazer agricultura em larga escala. As leis de proteção desses biomas são muito mais lenientes do que as leis de florestas”, diz Walter.
fonte: National Geographic Brasil

Repertórios socioculturais relacionados ao tema “A ameaça à preservação dos biomas brasileiros e a intrínseca relação com os impactos da ebulição global”

informativo – nesse sentido, acima você viu que o Brasil não está conseguindo cumprir as metas da Agenda 2030; agora você vai saber que metas são essas

artigo – ademais, a National Geographics é um repertório acima de qualquer suspeita, como também neste artigo ela explica com ótimos detalhes como a Amazônia de hoje pode estar piorando a ebulição global.

literatura – em seguida, cite Grande Sertão, Veredas, de Guimarães Rosa! ele é ambientado na Caatinga e uma de suas muitas frases marcantes é “sertão é dentro da gente””.

notícia – por isso entenda o relógio climático que foi instalado no Cristo Redentor do Rio de Janeiro!

vídeo – para escrever esta redação com propriedade, você precisa ter repertório suficiente sobre cada bioma brasileiro, e todos eles estão explicados aqui

literatura –  Livro de Pré-Coisas, de Manoel de Barros, ou seja, é ambientado no Pantanal e o conecta às pessoas.

notícia – sem dúvida, muito triste: a ebulição global está matando a fauna da Amazônia…

reportagem – o Pampa corre risco de desaparecer – veja aqui por quê!

filme – “David Attenborough e Nosso Planeta”, de 2020, afinal, é um documentário de um naturalista mostrando a perda de áreas selvagens do planeta. 

notícia – inspire-se nas ideias de soluções climáticas de jovens da Amazônia, para suas propostas de intervenção.

estatísticas – use estes números do IBGE sobre a área perdida em cada bioma brasileiro.

Aí está a ameaça à preservação dos biomas brasileiros e a intrínseca relação com os impactos da ebulição global… Preservar nossos biomas é mais do que uma escolha, é uma urgência!

Por fim, a biodiversidade brasileira é alicerce para um futuro sustentável em todo o planeta.
Lembre-se disso ao se formar em sua faculdade, ok? Por enquanto esteja preparado se esse for o tema do Enem!

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes