logo redação online

As implicações da exploração comercial de animais silvestres no cenário brasileiro | Tema de redação

As implicações da exploração comercial de animais silvestres no cenário brasileiro

Como é linda a ararinha azul, vivendo na natureza, um dos mais lindos animais silvestres! E pensar que existe gente que retira animais de seu habitat selvagem para… vender! 

Nesse sentido, é uma atitude abominável com impactos sérios na nossa biodiversidade (como você já imaginava). Desse modo, Que tal treinar esse tema para o Enem? 

Leia os textos motivadores abaixo – são os melhores que encontramos para você – e escreva uma dissertação argumentativa sobre o tema “As implicações da exploração comercial de animais silvestres no cenário brasileiro”. 
Ao reler sua redação, faça uma revisão rigorosa. Ah! Verifique se sua proposta de intervenção está merecendo a nota máxima.

Texto 1 sobre animais silvestres

Fonte: G1 – Globo

Texto 2

Brasil: país líder em biodiversidade também é um dos que mais sofre com o tráfico de animais silvestres

A cada dez animais comercializados vivos, apenas um sobrevive ao processo

A perpetuação desse crime não está ligada apenas a ineficiência das leis, mas também a fatores enraizados socialmente. Dener Giovanini, coordenador geral da Renctas, afirma que o tráfico de animais está inserido na cultura brasileira desde a colonização do país e permanece até hoje, por meio da normalização do hábito de possuir espécies silvestres como pets.

De acordo com Guilherme, também é importante frisar que não raramente o comércio de animais silvestres é feito por cidadãos de baixa renda, para fins de complemento da economia doméstica. ‘’Existe um quadro cultural e até mesmo socioeconômico. Muito do comércio ilegal de animais silvestres no Brasil acontece por pessoas de baixa renda, de baixa escolaridade e que as vezes surge como uma espécie de fonte de renda, já que são pobres.

Então elas acabam encontrando intermediários que vão pagar para elas um valor baixo e vão levar essas espécies para o seu destino final com um valor muito maior’’ explica.

Todavia, apesar disso, o biólogo pontua que prender apenas esses fornecedores não é a solução para desmantelar a rede do tráfico.
fonte: LabDicasJornalismo

Texto 3

Tipos de tráfico de animais

Existem quatro tipos de tráfico de animais. Confira:

  • biopirataria ou tráfico para fins científicos, como a realização de pesquisas;
  • venda em pet shops: tráfico movimentando sob demanda pela venda ilegal de animais silvestres;
  • colecções particulares;
  • produção de subprodutos: partes dos animais são utilizadas para produção de adornos e artesanatos – penas, couro, pele, presas, entre outras são comercializadas ilegalmente.

adaptado de Pensamento Verde

Texto 4

Animais da Caatinga em extinção

Em Campina Grande, o professor do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba, Rômulo Alves, dentre outras temáticas, desenvolve estudos voltados ao uso e conservação de espécies animais e ao comércio de animais silvestres.

Ademais, ele, que está entre os pesquisadores mais influentes do mundo quando o assunto é Zoologia e Etnozoologia (um campo de estudo que investiga as relações existentes entre humanos e animais), alerta para os desdobramentos da caça na Caatinga.

(…)

Além do gato do mato, da onça parda e de diversas aves canoras, centenas de espécies animais estão ameaçadas de extinção. Rômulo Alves explica que, neste contexto, há diversos fatores envolvidos e, de uma forma ou de outra, todos são afetados. “Quando espécies animais são perdidas ou suas populações têm declínio, ocorrem mudanças na cadeia alimentar dos habitats afetados, portanto, outras espécies não-alvo de caça, acabam sendo afetadas também”.
fonte: A União PB

Texto 5

Suspeitos de integrar quadrilha de tráfico de animais silvestres são denunciados pelo MP, em Fortaleza

(…)

A quadrilha era liderada por Marcelo Costa da Silva, vulgo “Marcelo Papagaio”, e Francisco Moreira Garcez, vulgo “Malandro”, ou seja, estão presos atualmente.

Conforme a denúncia, os cinco acusados participavam de grupos de WhatsApp em que negociavam a venda ilegal de uma variedade de animais, incluindo pássaros, répteis e jaguatiricas.

Além disso, um dos integrantes denunciados, Francisco Lardivan Gomes da Conceição, chegou a orientar outros membros sobre como esconder os animais e escapar das investigações policiais. 

Portanto, o grupo foi alvo, em janeiro de 2023, da Operação Fauna Livre IV, deflagrada pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA).
fonte: G1 – Globo

Repertórios socioculturais relacionados ao tema “As implicações da exploração comercial de animais silvestres no cenário brasileiro”

vídeo sobre animais silvestres-

é mesmo um descaramento: animais silvestres estão sendo vendidos em feiras, aos olhos de todos! veja esta no RJ.

legislação –

será que este Projeto de Lei não pode ajudar na sua redação? você pode concordar ou não, mas serve bem como repertório. 

música – por outro lado, cante a música “Passaredo” de Chico Buarque e aproveite para incluí-la em sua redação.

artigo – sem dúvida, “A Máfia dos Bichos” é um conteúdo com números (não é isso que você quer?!) e conta o caso dos javalis, nos anos 1990, no RS

informativo – além disso, veja onde estariam as falhas do Governo Federal no combate ao comércio de animais silvestres

filme – também em “Ace Ventura – um detetive diferente”, de 1994, conta a história de um detetive especializado em desvendar crimes envolvendo animais.

notícia – e do caso do estudante de Medicina Veterinária, do Distrito Federal, picado pela serpente que mantinha em cativeiro em sua residência, lembra? Ótimo repertório funcionando como exemplo.

legislação – nesse sentido, é importante saber o que diz a Lei sobre o tráfico de animais silvestres, antes de terminar sua redação (por isso é importante incluir esses detalhes).
vídeo – aliás, se você ainda está sem ideias de repertório ou mesmo de argumentos, veja aqui como é uma operação da PRF contra o comércio de animais silvestres.

Por fim, as implicações da exploração comercial de animais silvestres no cenário brasileiro é um tema sensível. Imaginamos que você ficou tocado (nós também ficamos). 

Por que não aproveitamos o tema de hoje para informar como você pode denunciar esses casos: contate a Linha Verde do IBAMA (0800 61 8080), forneça as informações e solicite auxílio sobre as atitudes a tomar.E quanto a sua redação… entre em contato com a equipe de correção do Redação Online!

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes