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Análise de redação nota 1000 no Enem

Análise de redação nota 1000 no Enem

No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a prova de redação é uma das partes mais cruciais para a avaliação dos candidatos. Conseguir uma nota máxima de 1000 pontos pode abrir portas para ingressar em universidades de renome e garantir uma carreira acadêmica promissora.

Afinal, uma redação nota 1000 é uma referência de excelência em termos de escrita e argumentação. Estudar esse tipo de texto proporciona uma visão clara do que os avaliadores do Enem consideram ideal.

Isso inclui a estrutura do texto, a clareza na exposição de ideias, a capacidade de argumentação sólida e a correção gramatical. Logo, ao analisar essa referência, os estudantes podem aprender como melhorar suas próprias habilidades de redação.

Ao se preparar para o Enem, muitos estudantes questionam: qual é o segredo por trás de uma redação nota 1000? Dessa forma, neste artigo, você descobrirá os mistérios deste feito por meio da análise de redação nota 1000 de 2022 escrita por Carina Beatriz de Souza Moura, 18 anos, de Caruaru (PE).

Introdução de uma redação nota 1000

Primeiramente, Todo bom texto inicia com uma introdução impactante. Afinal, o repertório sociocultural relacionado ao tema entra em cena. Nesse sentido, é fundamental demonstrar que compreendeu o tema e, mais importante, apresentar os dois argumentos que serão desenvolvidos.

Análise de redação nota 1000: estrutura da redação:

  • [P1] Contextualização com repertório sociocultural
  • [P2] Problematização do tema
  • [P3] Projeto de texto com DOIS argumentos

Por exemplo

[P1] Contextualização com repertório sociocultural

[P2] Problematização do tema

[P3] Projeto de texto com dois argumentos

Carina Beatriz de Souza Moura, 18 anos – Caruaru (PE)

[P1] Na segunda metade do século XVIII, os escritores da primeira fase do Romantismo elevaram, de maneira completamente idealizada, o indígena e a natureza à condição de elementos personificadores da beleza e do poder da pátria (quando, na verdade, os nativos continuaram vítimas de uma exploração desumana no momento em questão). [P2] Sem desconsiderar o lapso temporal, hoje nota-se que, apesar das conquistas legais e jurídicas alcançadas, a exaltação dos indígenas e dos demais povos tradicionais não se efetivou no cenário brasileiro e continua restrita as prosas e poesias do movimento romântico. [P3] A partir desse contexto, é imprescindível compreender os maiores desafios para uma plena valorização das comunidades tradicionais no Brasil.

Análise de redação nota 1000: Desenvolvimento 1 e 2

Além disso, o desenvolvimento é o coração da redação. Afinal, aqui retomamos os argumentos, provamos através de repertórios sólidos, realizamos um aprofundamento crítico, como também aplicamos estratégias argumentativas e fechamos com maestria.

Estrutura do desenvolvimento

  • [P1] Retomada do argumento (tópico frasal)
  • [P2] Repertório sociocultural relacionado ao argumento
  • [P3] Aprofundamento crítico do argumento
  • [P4] Fechamento (retomada do argumento e/ou tema)

Por exemplo

Carina Beatriz de Souza Moura, 18 anos – Caruaru (PE)

[P1] Nesse sentido, é inegável que o escasso interesse político em assegurar o respeito à cultura e ao modo de vida das populações tradicionais frustra a valorização desses indivíduos. [P2] Isso acontece, porque, como já estudado pelo sociólogo Boaventura de Sousa Santos, há no Brasil uma espécie de “Colonialismo Insidioso”, isto é, a manutenção de estruturas coloniais perversas de dominação, que se disfarça em meio a avanços sociais, mas mantém a camada mais vulnerável da sociedade explorada e negligenciada. [P3] Nessa perspectiva, percebe-se o quanto a invisibilização dos povos tradicionais é proposital e configura-se como uma estratégia política para permanecer no poder e fortalecer situações de desigualdade e injustiça social. [P4] Dessa forma, tem-se um país que, além de naturalizar as mais diversas invasões possessórias nos territórios dos povos tradicionais, não respeita a forma de viver e produzir dessas populações, o que comprova uma realidade destoante das produções literárias do Romantismo.

Na prática

Carina Beatriz de Souza Moura, 18 anos – Caruaru (PE)

[P1] Ademais, é nítido que as dificuldades de promover um verdadeiro reconhecimento e valorização das comunidades tradicionais ascendem à medida que raízes preconceituosos são mantidas. [P2] De fato, com base nos estudos da filósofa Sueli Carneiro, é perceptível a existência de um “Epistemicídio Brasileiro” na sociedade atual; ou seja, há uma negação da cultura e dos saberes de grupos subalternizados, a qual é ainda mais reforçada por setores midiáticos. [P3] Em outras palavras, apesar da complexidade de cultura dos povos tradicionais; o Brasil assume contornos monoculturais, uma vez que inferioriza e “sepulta” os saberes de tais grupos, cujas relações e produções, baseadas na relação harmônica com a natureza, destoam do modo ocidental, capitalista e elitista. [P4] Logo, devido a um notório preconceito, os indivíduos tradicionais permanecem excluídos socialmente e com seus direitos negligenciados.

Conclusão

Sem dúvida, a conclusão é a última impressão que o corretor terá do seu texto. Aliás, o segredo é oferecer uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos, seja completa e eficaz.

Estrutura da conclusão

  • [P1] Retomada do tema e/ou argumento
  • Agente
  • Ação
  • Meio
  • Detalhamento
  • Efeito
  • Fechamento

Na prática

Carina Beatriz de Souza Moura, 18 anos – Caruaru (PE)

[P1] Portanto, faz-se necessário superar os desafios que impedem a valorização das comunidades tradicionais no Brasil. Para isso, urge que o (AGENTE) Poder Executivo – na esfera federal – (AÇÃO) amplie a verba destinada a órgãos fiscalizadores que visem garantir os direitos dos povos tradicionais e a preservação de seus territórios e costumes. Tal ação (MEIO) deve ser efetivada pela implantação de um Projeto Nacional de Valorização dos Povos Tradicionais, (DETALHAMENTO) de modo a articular, em conjunto com a mídia socialmente engajada, palestras e debates que informem a importância de tais grupos em todos os 5.570 municípios brasileiros. (EFEITO) Isso deve ser feito a fim de combater os preconceitos e promover o respeito às populações tradicionais. (FECHAMENTO) Afinal, o intuito é que elas sejam tão valorizadas quanto os índios na primeira fase da literatura romântica.

Por fim, navegar por essa estrutura é fundamental para quem almeja a nota máxima na redação do Enem. Por isso, estudar, entender e aplicar essas técnicas são etapas inegociáveis. E, acima de tudo, nunca se esqueça da prática! Sem dúvida, aproveite para treinar com os melhores professores e tenha suas correções em até 24 horas!

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