Wandinha Addams e Barbie influenciaram suas escolhas de consumo? Se não influenciaram, podem bem ser que outras influências digitais estejam por trás das suas compras, e isso se chama a influência da mídia digital…
É o tipo de tema de redação que tem tudo a ver com todos nós!
Use suas ideias, suas experiências sobre o tema “A influência da mídia digital na construção da cultura do consumismo na sociedade contemporânea” para escrever uma dissertação.
Faça pensando no Enem: use os repertórios variados que estão no final deste artigo, e dê propostas de intervenção.
(Não deixe para depois porque a prova está quase aí!)
Texto 1 sobre a influência da mídia digital
Big data: mídia e consumo digital
A publicidade existe, ela só mudou de forma e espaço. Para falar com o público certo, foi preciso entender quais os espaços de mídia o conteúdo será melhor recebido pelo espectador. As marcas aparecem em séries, são faladas por influencers e até nas lives de artistas em diferentes redes sociais. Outra forma bem eficaz utilizada por grandes empresas é o remarketing, que são anúncios que aparecem em diferentes sites ou redes sociais após um indivíduo visitar uma loja online, por exemplo. Basta alguém entrar em um site e ver uma blusa, por exemplo, que ela seguirá o usuário por toda internet.
Um ponto de destaque para a mudança na mídia, com ênfase no digital, está na redução dos custos em publicidade, ao observar que a propaganda em massa é muito mais cara quando comparada com uma ação no meio online. Outro trunfo da internet é a capacidade de rastreamento do indivíduo, onde é possível saber o comportamento na web e isso mostra a fragilidade na privacidade.
fonte: https://diplomatique.org.br/big-data-midia-e-consumo-digital/
Texto 2
Cultura do Consumo antecede a produção industrial
Conforme defende Slater (2002), a ideia de cultura do consumo nasce antes mesmo da produção industrial e da participação em massa no consumo. Nas palavras do sociólogo, a cultura do consumo não é um efeito da modernização industrial e da modernidade cultural. A cultura do consumo é parte da própria edificação do mundo moderno.
Ele confere à cronologia a conclusão errônea de que a Cultura do Consumo sucedeu a industrialização. Essa “tendência produtivista” em relação ao consumo foi contestada por meio de uma revisão histórica, que afirma que uma “Revolução do Consumo” precedeu a “Revolução Industrial”, ou, no mínimo, destacou-se como ingrediente fundamental do início da era moderna ocidental.
Para justificar seu raciocínio, o sociólogo chama atenção para a seguinte questão: como a industrialização conseguiria progredir numa base capitalista, sem a existência preliminar de uma demanda efetiva para produção? Sua conclusão é que a Cultura do Consumo é obra de uma revolução nas relações de consumo e não consequência direta da Revolução Industrial, como justifico a seguir.
fonte: https://administradores.com.br/artigos/o-que-e-cultura-do-consumo
Texto 3 sobre a influência da mídia digital
Como quarta-feira Addams nos ensina sobre consumismo de design
Embora os consumidores tenham uma influência significativa na cultura do design, é importante observar que a indústria do design desempenha um papel crucial na criação de um ambiente atraente que inspira os consumidores a se envolverem em reinterpretações criativas. Isso é alcançado fornecendo uma base sólida, que permite que os consumidores façam com que o design evolua e, ao mesmo tempo, permite que a indústria evolua junto com eles.
Isso pode ser visto nos exemplos do estilo gótico de Wandinha Addams e do estilo Y2K da NewJeans, que não são conceitos totalmente novos, mas recebem vida renovada por meio da adição de mais espaço para reinterpretação e envolvimento do público.
traduzido livremente de https://uxdesign.cc/how-wednesday-addams-teach-us-about-design-consumerism-f60bde742ff6
Texto 4
fonte: https://midia.market/conteudos/consumo/consumo-de-podcasts-no-brasil/
Texto 5
Barbie e o consumismo: A importância do conteúdo oferecido às crianças
Há inúmeros pontos que me incomodam nesse episódio [Bonecas Empoderadas] e no seriado [Barbie e a Casa dos Sonhos] como um todo, porém, irei me deter ao ponto que mais me estarreceu nisto tudo, qual seja o fato de Barbie não conseguir enxergar o exagero no qual vive, e, mais, fomentar nas meninas o consumismo, o egoísmo e o culto a bens materiais extremamente desnecessários. O nosso planeta vive em tempos de excesso e escassez, temos excesso de lixo e escassez de comida (apesar do seu excesso), temos pessoas que vivem no excesso da fartura e outras na escassez do vestuário e do alimento, excesso de poluição, escassez de recursos naturais; excesso de informações, escassez de intimidade; excesso de meios de comunicação, escassez de diálogo.
O episódio poderia ter sido uma bela oportunidade de expor às crianças a importância de preservar e cuidar da natureza, de enfrentar os problemas e saber lidar com eles (e não correr para o shopping center, como se isso fosse resolver alguma coisa), de saber diferenciar e entender o ser e o ter, das problemáticas do egoísmo; da desimportância dos bens materiais, quando comparados às lembranças dos momentos vividos; ou, até mesmo, o consumo sustentável, que fomenta o reciclo de roupas e sapatos.
Repertórios socioculturais relacionados ao tema “A influência da mídia digital na construção da cultura do consumismo na sociedade contemporânea”
estudo – quer saber mais desse interessante caso da Barbie e do que ela tem a ver com a cultura do consumismo? veja este estudo feito por Bruna Formichella para a UFRJ.
filme – 100 coisas é produção de 2018, em que dois amigos têm uma vida muito confortável e podem comprar o que quiserem; fazem uma aposta sobre quem fica mais tempo sem comprar nada.
livro – Detox das compras, de Carol Sandler, ensina a pensar em como gastar o dinheiro, mesmo sob o impacto irresistível das mídias sociais no nosso consumo.
música – O grupo nacional Dead fish tem uma letra voltada à crítica ao consumismo: “Sonho médio”; procure por ela na internet e inclua como repertório.
estudo – Rebeca de Barros fez este estudo para a URCA, explicando como as mídias sociais estão por trás do consumismo infantil – aproveite: é autoridade para usar na redação!
opinião – se você acha que as mídias digitais manipulam as pessoas para consumirem, vai achar bem interessante considerar, na sua argumentação, o ponto de vista deste estudioso da UFJF… ele não concorda tanto assim.
filme – Clube da Luta é de 1999, mas é um clássico do consumismo que mostra como as coisas que você compra acabam dominando você!
vídeo – assista a esta breve entrevista que mostra o que a internet das coisas tem a ver com o consumismo (tem mais do que você pensa!)
Esta é sua tarefa desta semana. A influência da mídia digital na construção da cultura do consumismo na sociedade contemporânea é o tema desta semana para sua redação Enem. Só recomendamos que você mostre sua redação a um professor de português de verdade, como os nossos.