Para muitos, a sociologia é uma disciplina que não traz qualquer tipo de preocupação com relação ao ENEM, isso porque o número de questões sobre sociologia é menor, o que faz com que os candidatos não priorizem seu estudo durante a etapa de preparação. Entretanto, os temas sociológicos podem ajudar – e muito – no processo de argumentação da redação. Sendo assim, vamos ver quais assuntos funcionam como “uma mão na roda” quando falamos de sociologia relacionada à redação.
O papel da mulher na sociedade
Parece até que, entra ano, sai ano, esse assunto de sociologia é sempre atual, isso porque as discussões sobre gênero colocam em pauta o questionamento sobre qual é o papel atual da mulher no mundo moderno.
Estar por dentro das principais visões de pensadores atuais a respeito das questões de gênero e, especificamente, da mulher enquanto ser social é essencial para discutir uma infinidade de assuntos, como: relações de trabalho, assédio sexual (possível tema para 2019), formação familiar, igualdade de direitos e deveres, entre muitas outras possibilidades.
Pra você ficar fera sobre a mulher o papel da mulher na sociedade:
- Tema de redação: mulheres na política brasileira
- Tema de redação: a autonomia da mulher brasileira nos casos de interrupção da gestação
- Tema de redação: mulheres negras no Brasil
Desigualdade social
Estudo fundamental para o desenvolvimento da redação em questão de assuntos de sociologia. Conhecer mais sobre desigualdade social é estar atualizado com a realidade e com os problemas enfrentados nessa realidade.
Qualquer temática envolvendo saúde, educação, segurança e cultura terá de ter obrigatoriamente uma discussão sobre como a desigualdade social afeta esses setores e, inevitavelmente, as pessoas que compõem a sociedade.
Por ser um assunto de extrema importância, é muito útil que você esteja a par dos últimos índices e análises sobre ele.
Corrupção
Mais um assunto de sociologia que não podia ficar de fora, até por conta dos últimos acontecimentos em nosso país.
Para falarmos de corrupção, precisamos nos lembrar de que ela não acontece apenas na área da política, mas sim em todos os meios sociais em que vivemos, por isso, pense: O que é corrupção? Quais são as atitudes que definem um ato corruptivo? Como a corrupção impacta a vida das pessoas no trabalho, na escola, enfim, na sociedade como um todo?
Viu como a corrupção pode se relacionar com várias possibilidades de tema de redação? É por isso que precisamos ter uma abordagem mais ampla a respeito dela.
Direitos humanos
Um braço elementar dos assuntos da sociologia e que, com frequência significativa, compõe o tema ou a argumentação da redação.
É impossível imaginar tratar de educação, saúde, cultura, religião, acesso a direitos básicos e não tratar de direitos humanos em algum momento. Como seria possível, por exemplo, desenvolver uma produção textual sobre acesso à educação por pessoas com deficiência sem envolver os direitos humanos?
Considere também qual é o seu conhecimento e a sua visão sobre os direitos humanos. Talvez seja uma boa ideia retomar qual o conceito de direitos humanos e quais são os direitos fundamentais de que qualquer cidadão em nosso país deve usufruir.
Direito das minorias
Nunca se falou tanto sobre minorias nos assuntos de sociologia, por isso, não é difícil encontrar material de qualidade para estudo.
A redação permite citar algum grupo minoritário como exemplo ou discute a condição de vida dele? Será necessário então você ter conhecimento sobre as minorias, suas reivindicações e o que tem sido feito em prol delas, além, é claro, de propor soluções cabíveis para que as necessidades das minorias sejam atendidas e todos possam ter o mesmo direito enquanto pessoa.
Sobre isso, confere:
Diferenças culturais
Sabemos que as diferenças culturais já estiveram presentes (de forma direta ou em segundo plano) em várias redações do ENEM e estão relacionadas a assuntos de sociologia, por causa disso, não é de se espantar que tenhamos uma proposta de produção de texto envolvendo novamente aspectos culturais.
Um exemplo bastante claro é o tema de 2017 (Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil). Já pensou falar em costumes religiosos sem citar as diferenças culturais? Muito difícil, não é mesmo? Inclusive, fizemos uma análise sobre esse tema. Vem conferir aqui!
Quando abordamos diferenças culturais, um preceito deve estar claro na mente de qualquer pessoa: nenhuma cultura é melhor ou mais importante do que outra, elas são apenas diferentes. Essa visão abrangente e tolerante é importantíssima para que você elabore bons argumentos em seu texto.
O trabalho
Muitos sociólogos de renome, como Karl Marx, por exemplo, lançaram teorias sobre o trabalho e suas relações. As teorias continuam pertinentes até hoje, mesmo com mais de um século de existência.
Considera-se ser possível vincular o assunto do trabalho a temas como relações interpessoais, desemprego, exploração de trabalhadores, consumo e sociedade.
E não se esqueça: estudar os sociólogos clássicos e os modernos é atitude indispensável para fazer uma boa abordagem sobre trabalho nos assuntos de sociologia.
Trabalho é um tema que você precisa dominar. E, para isso, a gente te ajuda:
- Tema de redação: excesso de trabalho e saúde mental
- Tema de redação: trabalho escravo em discussão no Brasil
- Tema de redação: as dificuldades de inserção de jovens no mercado de trabalho
Ideologia
A sociologia tem duas formas distintas de classificar o que é ideologia e as duas são atuais e úteis para a nossa sociedade moderna.
Sabe quem tratou muito desse conceito sociológico? Ele mesmo, Karl Marx. Por isso, revise qual era o pensamento dele sobre isso e tente vincular às características da nossa realidade.
Esse assunto é tão rico que fica fácil encaixá-lo em sua redação, mas, de forma primordial, podemos falar de ideologia quando discutimos costumes, religiões, minorias, preservação da vida e aborto, movimentos específicos (como o movimento antivacina, tema cotado para a redação de 2019) e várias outras possibilidades.
Cidadania
Esse assunto dispensa qualquer apresentação, já é quase como uma obrigação revisarmos os conceitos e os pensadores sobre cidadania antes da prova do ENEM. Nunca se falou tanto sobre os deveres do cidadão na sociedade, os direitos do cidadão nessa mesma sociedade; mas o que é ser cidadão? O que caracteriza a cidadania? Como ser cidadão beneficia a sociedade como um todo? São questões que você não pode deixar de estudar, até porque muitas propostas de intervenção nas redações podem ser construídas a partir da ação do cidadão na sociedade.
Você encontrará diversos materiais disponíveis sobre cidadania (desde a antiguidade clássica até os dias atuais). Então não tem desculpa para não estudar, hein.
Percebeu como a sociologia pode ser uma excelente auxiliar no desenvolvimento de vários temas de redação? Então reserve um espaço para o estudo dela em seu cronograma de preparação para a prova, afinal, quanto mais conhecimento e argumentos, melhores serão seus resultados finais no ENEM. Aproveita e exercita a sua escrita na redação, ter um retorno sobre como está o seu desempenho é muito importante.
Aqui vão mais dicas para você arrebentar na redação:
8 temas de filosofia para inserir em suas redações
12 novos documentários disponíveis na Netflix para escrever melhores redações
5 formas de melhorar seu repertório sociocultural para a redação
Como escrever uma redação sem saber nada sobre o tema?
Como fazer uma boa proposta de intervenção na redação do ENEM?
Diferenças e semelhanças entre a redação do ENEM e de vestibulares