logo redação online

5 temas difíceis que já apareceram no Enem

prova do enem

Seja pelo tamanho da frase-tema ou a intersecção com outras disciplinas, estes foram considerados os temas mais desafiadores da história do exame

Na história do Enem, alguns temas de redação tiveram um nível de complexidade maior do que outros, seja pelo recorte, pela discussão ou pela forma como apresentaram a proposta, um dos temas foi o tema de redação do Enem 2012: “O movimento imigratório para o Brasil no século XXI”. 

Pensando nisso, consultamos professores de redação e listamos alguns dos temas mais difíceis que já apareceram na redação do exame. 

Dica: depois de ler as análises, baixe as provas aqui e tente fazer todas essas redações para treinar para o exame. 

Tema do Enem de 2019: “Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Apesar de parecer fácil, este tema pode ser complexo para alguns alunos por não conter, em sua frase temática, um problema evidente. Assim, nos anos anteriores, palavras como manipulação (2018), violência (2015) e intolerância religiosa (2016) apontavam para os problemas que os candidatos deveriam analisar ao longo da dissertação produzida. 

O estudante deveria, então, perceber sozinho o problema da não democratização do cinema no Brasil.

Tema do Enem de 2018: “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

Frase longa, não é? Esse é exatamente um dos motivos que tornou esse tema tão complexo na visão dos especialistas. 

Dessa forma, segundo professores, a frase-tema do Enem 2018 foi especialmente longa, com mais palavras-chave que deveriam estar contidas na redação. Desse modo, deveriam citar manipulação + dados + internet”, diz Neubern. Além disso, muitos alunos se confundiram sobre o que seria essa “manipulação”. Em um ano em que se falou muito sobre Fake News, o tema da prova era, na verdade, sobre algoritmos e como eles interferem no que é apresentado para os usuários.

Tema do Enem de 2017: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

Em julho de 2015 A Lei Brasileira de Inclusão (13.146) foi aprovada, e, em 2017, professores de redação de todo o Brasil citaram o tema. Neubern explica que, por isso, muitos candidatos já tinham escrito algo a respeito, porém, não necessariamente com o recorte da formação educacional ou dos surdos. 

Quando o tema de 2017 apareceu, os vestibulandos tiveram dificuldade para se posicionar sobre uma realidade que não lhes era próxima ou familiar. Muitos consideraram o tema difícil, inclusive próprios especialistas em educação de surdos, devido às inúmeras especificidades da questão.

Tema do Enem de 2012: “Movimento imigratório para o Brasil no século XXI”

O tema foi difícil e, acima disso, inesperado, porque geralmente os candidatos estão acostumados a falar da emigração dos brasileiros para outros países, mas o tema era justamente o contrário. Era preciso falar dos que são imigrantes no nosso país.

Para sustentar a argumentação era necessário ainda um repertório e domínio de conceitos da Geografia – o que não costuma ser recorrente em outros anos.

Tema do Enem de 2011: “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado”

A proposta falava sobre a internet e a ideia era discutir os limites entre aquilo que deveria ser público e o que não poderia ser divulgado e difundido. Mas, em 2011, a questão da primavera árabe estava em alta e, muitos estudantes, em vez de focar na questão da privacidade nas redes, levaram a discussão para o campo das possibilidades políticas e sociais que a internet trazia. O resultado foi a tangência do tema.

Este texto é fruto de uma parceria entre o Guia do Estudante e o Redação Online, plataforma de correção de redações. Clicando aqui é possível acessar os planos de correção disponíveis. Utilize o cupom GUIADOESTUDANTE20 e ganhe 20% de desconto.

Leia alguns artigos relacionados aos temas que já caíram no Enem:

Confira as principais dúvidas sobre os temas de redação que já caíram no Enem:

Qual foi o tema da redação do Enem 2011?

O tema da redação do Enem 2011 foi “Viver em Rede no Século XXI: os limites entre o público e o privado”.

Qual o tema da redação do Enem em 2013?

No Enem 2013, o tema da redação foi “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”.

Como ver a redação do Enem 2012?

Basta entrar na página do Enem e inserir o número de CPF e a senha. No espelho da correção os participantes podem saber qual foi o resultado em cada uma das cinco competências avaliadas e comparar seu desempenho com o dos demais.

Qual foi o tema da redação de 2016?

O tema de redação do Enem 2016 foi “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”. Lembrando que a Constituição Federal de 1988 assegura a todos a liberdade de crença.

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes