logo redação online

TEMA DE REDAÇÃO – ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

O tema da redação do Enem 2019, focado na democratização do acesso ao cinema no Brasil, trouxe à tona uma discussão essencial sobre cultura e inclusão social. Nesse sentido, o cinema, como forma de arte, desempenha um papel crucial na sociedade, não apenas como entretenimento, mas também como meio de educação e reflexão social.

Mas isso não é tudo! Temos um presente especial para você: a proposta completa da redação do Enem 2019 (democratização do acesso ao cinema no Brasil) em PDF. Desse modo, esse material será um excelente guia para você compreender melhor o tema e aprimorar suas habilidades de escrita!

>> Leia também: o guia completo para redação do Enem e vestibulares

TEMA DE REDAÇÃO – ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Proposta de redação sobre o tema "Democratização do acesso ao cinema no Brasil"

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Democratização do acesso ao cinema no Brasil” apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Além disso, selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.

Textos motivadores

Texto I sobre o sobre o cinema

No dia da primeira exibição pública de cinema – 28 de dezembro de 1895, em Paris -, um homem de teatro que trabalhava com mágicas. Georges Mélies, foi falar com Lumière, um dos inventores do cinema: queria adquirir um aparelho, e Lumière desencorajou-o, disse-lhe que o “Cinematógrapho” não tinha o menor futuro como espetáculo, era um instrumento científico para reproduzir o movimento e só poderia servir para pesquisas. Assim, mesmo que o público, no início, se divertisse com ele, seria uma novidade de vida breve, logo cansaria. Lumière enganou-se

Todavia, como essa estranha máquina de austeros cientistas virou uma máquina de contar estórias para enormes platéias, de geração em geração, durante já quase um século?

BERNARDET, Jean-Claude. O que é Cinema. In BERNARDET, Jean- Claude; ROSSI, Clóvis.O que é Jornalismo, O que é Editora, O que é Cinema. São Paulo: Brasiliense, 1993.

Texto II

Em seguida, Edgar Morin define o cinema como uma máquina que registra a existência e a restitui como tal, porém levando em consideração o indivíduo, ou seja, o cinema seria um meio de transpor para a tela o universo pessoal, solicitando a participação do espectador.

GUTFREIND, C. F. O filme e a representação do real. E-Compos, v. 6, 11, 2006 (adaptado)

Texto III sobre o cinema

Disponível em: www.meioemensagem.com. Acesso em: 12 jun.2019 (adaptado).

Então, deseja saber tudo sobre o tema do ENEM 2019? Para isso o professor Noslen analisou a fundo e fez comentários detalhados sobre todos os aspectos, por isso veja no vídeo abaixo: 

Por fim, gostou do tema? Na nossa plataforma, sem dúvida, você encontra mais de 300 temas (inclusive esse do cinema) atualizados para treinar e conquistar a nota máxima. Por isso,  acesse agora e descubra como podemos ajudá-lo a alcançar a tão sonhada aprovação!

⏰ O cupom loucura com 40% de desconto acaba em:

  • 00Dias
  • 00Hrs
  • 00Min
  • 00Seg