
Se você nos acompanha por aqui, com certeza deve saber que livros são uma ótima forma de sustentação ou exemplificação de argumentos em uma redação, principalmente se forem livros de maior conhecimento geral, como os da literatura brasileira.
Nossa literatura é extremamente rica. Temos obras para todos os gostos e que podem ser encaixadas em temas diversos. Por isso, foi muito, muito difícil mesmo escolhermos apenas cinco obras para indicarmos para vocês.
Vamos ver o que separamos especialmente para o enriquecimento da sua redação?

Ano de publicação: 1862
Lucíola é daqueles livros inesquecíveis da literatura brasileira. Sua história entra na mente e fica ali, sempre vindo à tona, já que o tema do livro, mesmo com a passagem de mais de um século, continua sendo atual: uma garota de programa (que não tinha essa alcunha no enredo, evidentemente) que sofre numa sociedade moralista, mas desmoralizada.
Lucíola tem como personagem principal Lúcia, uma jovem que passou por uma infância sofrida, cheia de necessidades e que encontra em seus amantes uma forma de vencer a miséria que a rodeava.
Mas acontece que Lúcia está inserida numa burguesia cheia de “virtudes”, que prega o valor da moral e dos bons costumes e que enxerga a mulher como casta, pura, boa esposa e boa mãe, ou seja, o ideal mesmo do Romantismo no Brasil, período em que a obra se insere.
Por conta de sua profissão, Lúcia sofre amargamente, sendo impedida, inclusive, de viver seu grande amor. E o desfecho do enredo nada mais é do que o clássico castigo romântico aplicado às pessoas que não seguem as regras da sociedade.
Lucíola é cheio de simbologia e mostra às claras a hipocrisia da sociedade e a desvalorização da mulher, usada enquanto objeto para fins variados.

Ano de publicação: 1875
Gente, sabe aquele livro babadeiro? É este aqui.
O começo parece meio esquisito, pois somos jogados no meio da história, quando os fatos já estão se desenrolando, sem obediência à ordem cronológica, mas quando começamos a entender o que aconteceu e o que está acontecendo, o negócio fica bom, muito bom.
Não é à toa que este foi o último livro de Alencar publicado ainda em vida. Nele, o autor, que soube traçar os perfis de mulher como poucos na literatura brasileira, juntou todo seu repertório e criou Aurélia, um nome incomum para uma jovem também incomum.
Aurélia, uma mocinha romântica, desenvolvida dentro do estilo do Romantismo. É pobre, sonhadora e apaixonada por Fernando. Fernando também é pobre, mas ambicioso. Os dois começam um belo relacionamento que tinha tudo para virar casamento, até que Fernando decide trocar Aurélia por uma moça rica.
O livro poderia virar aquele dramalhão mexicano? Até poderia, se não fosse o fato de que Aurélia recebe uma herança inesperada de um tio distante e fica rica, mas rica mesmo. E aí, meus queridos, é o famoso momento do “parece que o jogo virou, não é mesmo?”.
O enredo, por si só, já é excelente e vale demais a leitura, mas, além disso, você pode usar passagens da obra para ilustrar temas que tratem da valorização do superficial, das mudanças sociais, do estereótipo da mulher, dentre muitas outras possibilidades que você descobrirá ao ler Senhora.

Ano de publicação: 1895
O título já te conta que o livro é polêmico, afinal, usar o termo crioulo para alguém em nossa sociedade atual é ofensivo, mas no contexto histórico do livro, essa prática era natural e ainda não existiam ações que promovessem o combate ao racismo. Não se esqueça de que a própria Abolição da Escravatura tinha acontecido apenas sete antes, em 1888.
O personagem principal da obra é Amaro, um negro que fugiu da escravidão e que serve na Marinha. Como Amaro é retratado enquanto um homem forte, de porte físico grande e bastante musculoso, o trabalho braçal imposto a ele é algo simples de ser feito, principalmente quando comparado à realidade da escravidão, segundo a própria obra.
Se Amaro tivesse “apenas” essas características, o enredo já seria extremamente útil para se abordar temas relacionados ao racismo, preconceito, marginalidade do trabalho e costumes sociais hipócritas, mas Amaro é homossexual e se apaixona por Aleixo, um adolescente branco e de olhos azuis. Precisa dizer mais alguma coisa?
O livro está inserido no período literário do Naturalismo, o que significa que você pode esperar uma descrição bastante fiel dos personagens e da sociedade. Aliás, a obra tem como intenção criticar a hipocrisia da sociedade.
Bom-Crioulo foi o primeiro livro da literatura brasileira que abordou a temática do homossexualismo.

Ano de publicação: 1971
Um livro com uma temática muitíssimo séria, uma vez que aborda a violência do regime militar no Brasil, além de criar um enredo num contexto de desenvolvimento do país, com a chegada de indústrias estrangeiras, mas que mesmo assim te faz rolar de rir.
No calhamaço de mais de 300 páginas, a pacata cidade de Antares é abalada por um fato sobrenatural: sete mortos ressuscitam e saem andando pela cidade, como se nada tivesse acontecido.
Porém, esses sete mortos não são quaisquer pessoas. Eles sabem muitos segredos de pessoas importantes e influentes na sociedade local e esses segredos podem causar bastante confusão.
Até aí, sem problemas, certo? Sim, certo, se não fosse pelo fato de que esses mortos ressuscitados não se contentam em simplesmente andar pela cidade de Antares, mas resolvem que, como já estão mortos mesmo, essa é uma excelente oportunidade para darem com a língua nos dentes e saírem ruas afora revelando informações sigilosas.
Além de todo o pano de fundo histórico que existe neste livro, é interessante ver como as menores sociedades estão baseadas em mentiras e podem ser ameaçadas por um simples “abrir de boca”.

Ano de publicação: 1981
A Árvore que Dava Dinheiro conta o que aconteceria se aquele nosso sonho maluco de ter uma árvore que, no lugar de frutas e frutos, desse notas de cem reais, realizasse-se.
Na cidade interiorana de Felicidade, um homem, que tinha o hábito emprestar dinheiro à base de juros altos e que também possuía grande parte das propriedades do local, falece, deixando um testamento e três sementes. Essas três sementes deveriam ser plantadas.
De uma dessas sementes, nasce uma árvore que dava dinheiro constantemente, sem cessar. E é aí que a tranquila cidade vira palco de uma balbúrdia imensa, revelando o que pode acontecer numa sociedade movida pelo dinheiro, que deixa a ambição falar mais alto do que tudo.
Tem algum tema em que a corrupção por conta do dinheiro pode ser usada? Este é o livro certo para sua exemplificação.
Viu só quanta riqueza em apenas cinco livros da literatura brasileira?
Conte pra gente: que outros livros você gostaria de ver aqui no nosso blog? Vamos adorar receber e trabalhar nas sugestões de vocês.

LEIA MAIS:
10 coisas que você não deve fazer na redação do ENEM
O que as redações nota 1000 do ENEM 2019 têm em comum?
11 alusões históricas para usar em suas redações
Como fazer uma boa proposta de intervenção na redação do ENEM?
Envie suas redações e receba correção profissional em até 24h. Nossos especialistas aprovados nas melhores universidades vão te ajudar a alcançar a nota máxima.
Ver Planos de CorreçãoGrammy 2024 marcou um momento significativo na indústria da música, não apenas pela excelência artística representada pelos vencedores, mas também pelos discursos e reações que ecoaram além do evento em si. Em particular, o discurso do renomado artista Jay-Z ressoou como um chamado à reflexão sobre a falta de artistas negros sendo premiados em categorias importantes do Grammy. Esses eventos proporcionam amplo repertório sociocultural para suas redações. Estudantes, este artigo é muito relevante. Aqui, entenderemos não apenas o Grammys, mas também seu contexto e repertório para melhorar suas redações. A seguir, exploraremos a criação do Grammys e os destaques de 2024. Pronto para usar a premiação como repertório? Vamos lá! O Contexto Histórico A história do Grammy Awards remonta a 1957, quando sete empresários musicais indicaram talentos para a Calçada da Fama em Hollywood. Decidiram, então, recompensar contribuições musicais sem considerar vendas ou popularidade, diferente do cinema. A Academia de Artes de Gravação respondeu ao crescimento do Rock & Roll ao criar a cerimônia. Em 1959, inaugurou-se o Gramophone Awards para celebrar lançamentos do ano anterior. Inicialmente, o Grammy refletia as preferências da indústria, desconsiderando gêneros como Rock & Roll. Esse aspecto oferece insights valiosos em redações sobre representatividade cultural. Desde sua criação, o Grammy evoluiu para se adaptar à indústria musical e à sociedade. Desse modo, essa evolução, por sua vez, pode ser analisada em redações sobre história da música e tendências culturais. Destaques no Grammy 2024 Miley Cyrus se destacou, conquistando seus primeiros Grammys com “Flowers”. Nesse sentido, além do sucesso musical, sua transição da Disney para uma carreira mais madura pode ser explorada em redações sobre amadurecimento e pressão da mídia. Em seguida, a mensagem de empoderamento presente em suas letras relaciona-se a temas como autoestima e igualdade de gênero. Por outro lado, destacou-se o rapper Jay-Z, cujo discurso chamou à reflexão sobre a falta de artistas negros premiados em categorias importantes do Grammy. Ou seja, isso pode ser usado em redações sobre representatividade. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Redação Online (@redacaonline) Como utilizar o Grammy 2024 na Redação? Ao analisar o Grammy 2024, considere não apenas as vitórias dos artistas, mas também seu contexto mais amplo e sua relação com a sociedade. Questões como diversidade e inclusão são temas na música contemporânea, e o Grammy amplifica essas vozes. O evento pode servir como ponto de partida para discutir cultura e arte na sociedade. Ao refletir sobre os discursos e debates do Grammy, podemos aprender mais sobre nós mesmos e o mundo ao nosso redor. Portanto, aproveite para explorar esses temas em suas redações e expandir seu repertório sociocultural. E se quiser aprimorar suas habilidades na escrita, conte com o Redação Online. Com nossos serviços de correção de redação, você estará preparado para alcançar o sucesso em seus estudos.
Repertório diferente você encontra sempre no blog do Redação Online. E olha só o que temos pra hoje: uma lista de poesias com versos que darão um toque todo especial na sua argumentação! Então, vamos mostrar quais temas combinam com esses repertórios, para facilitar sua vida. A maioria dos vestibulandos do Enem decora frases e nomes de livros. Você vai se diferenciar com poesias – e algumas delas você precisa saber para a prova de literatura! Veja só a primeira poesia. 1. “O Bicho” – Manuel Bandeira Vi ontem um bicho na imundice do pátio catando comida entre os detritos. Quando achava alguma coisa, nem examinava, nem cheirava; engolia com voracidade o bicho não era um cão, não era um gato, não era um rato. O bicho, meu Deus, era um homem. Este é um poema que mostra de forma muito comovente sobre a pobreza extrema no país. O trecho “Quando achava alguma coisa, nem examinava, nem cheirava; engolia com voracidade” é bem impactante… O detalhe é que Manuel Bandeira o escreveu em 1947! Por isso, vários versos provam que essa situação é crônica no Brasil. 2. “Que país é esse?” – Renato Russo Nas favelas, no Senado Sujeira pra todo lado Ninguém respeita a Constituição Mas todos acreditam no futuro da nação Que país é esse? Que país é esse? Que país é esse? No Amazonas, no Araguaia iá, iá, Na Baixada Fluminense Mato Grosso, nas Gerais e no Nordeste tudo em paz Na morte eu descanso, mas o Sangue anda solto Manchando os papéis, documentos fiéis Ao descanso do patrão Que país é esse? Que país é esse? Que país é esse? Que país é esse? Terceiro mundo, se for Piada no exterior Mas o Brasil vai ficar rico Vamos faturar um milhão Quando vendermos todas as almas Dos nossos índios num leilão (…) Um clássico de nossa MPB, que também é um poema perfeito para redações que falam de desrespeito a direitos básicos do cidadão; ou então do comportamento de “tirar vantagem em tudo”, que ainda persiste. Nós sugerimos que você não use o verso “Que país é esse?”, porque ele já foi muito usado em redações. Um verso que diz muito é “Ninguém respeita a Constituição Mas todos acreditam no futuro da nação” 3. “O Navio Negreiro” – Castro Alves (…) Era um sonho dantesco… O tombadilho Que das luzernas avermelha o brilho, Em sangue a se banhar. Tinir de ferros… estalar do açoite… Legiões de homens negros como a noite, Horrendos a dançar… Negras mulheres, suspendendo às tetas Magras crianças, cujas bocas pretas Rega o sangue das mães: Outras, moças… mas nuas, espantadas, No turbilhão de espectros arrastadas, Em ânsia e mágoa vãs! Senhor Deus dos desgraçados! Dizei-me vós, Senhor Deus! Se é loucura… se é verdade Tanto horror perante os céus… Ó mar! por que não apagas Co’a esponja de tuas vagas De teu manto este borrão?… Astros! noite! tempestades! Rolai das imensidades! Varrei os mares, tufão!… Olha só o Castro Alves, aqui, com seu mais famoso poema, então para temas que tratam das consequências da escravidão (que perduram até hoje). Este trecho está cheio de repertório. Ele descreve a situação num navio negreiro, que apavora o poeta Castro Alves. Este verso é bem forte: “Se é loucura… se é verdade Tanto horror perante os céus…” 4. “Os meus livros” – Jorge Luis Borges Os meus livros (que não sabem que existo) São uma parte de mim, como este rosto De têmporas e olhos já cinzentos Que em vão vou procurando nos espelhos E que percorro com a minha mão côncava. Não sem alguma lógica amargura Entendo que as palavras essenciais, As que me exprimem, estarão nessas folhas Que não sabem quem sou, não nas que escrevo. Mais vale assim. As vozes desses mortos Dir-me-ão para sempre. Que poema lindo e cheio de repertório para uma redação sobre a importância de desenvolver o hábito de ler, não é? Jorge Luis Borges foi um conhecido poeta argentino. Difícil escolher o melhor verso… este é fácil de decorar: “As vozes desses mortos Dir-me-ão para sempre.” 5. “Educação Indígena” – Márcia Wayna Kambeba (…) Se hoje no século XXI Tens a mata e a biodiversidade, Nesse verde eu cresci E conheci sua bondade, Partilhar água e sombra, Sem ver nisso tanta maldade. Mas logo veio o “outro”, E mostrou-me com sua maldade, A importância da escrita E vi nela uma necessidade, Fui estudar na escola do branco Para entender sua realidade. Compreendi que a cultura é um rio Corre manso para os braços do mar, Assim não existem fronteiras Para aprender, lutar e caminhar A autora desta poesia é uma indígena do Amazonas. Note que o poema é mais longo, mas este trecho você pode usar tranquilamente em assuntos relacionados aos indígenas, ou à própria Floresta Amazônica. Ele também vai bem em redações sobre a escolaridade dos indígenas. 6. ”Com licença poética” – Adélia Prado Quando nasci um anjo esbelto, desses que tocam trombeta, anunciou: vai carregar bandeira. Cargo muito pesado pra mulher, esta espécie ainda envergonhada. Aceito os subterfúgios que me cabem, sem precisar mentir. Não sou tão feia que não possa casar, acho o Rio de Janeiro uma beleza e ora sim, ora não, creio em parto sem dor. Mas o que sinto escrevo. Cumpro a sina. Inauguro linhagens, fundo reinos — dor não é amargura. Minha tristeza não tem pedigree, já a minha vontade de alegria, sua raiz vai ao meu mil avô. Vai ser coxo na vida é maldição pra homem. Mulher é desdobrável. Percebeu que este poema é inspirado no “Poema de Sete Faces”, de Carlos Drummond de Andrade?! Mas o assunto aqui é como a poetisa vê o fato de ser mulher. Se a forma como ela pensa a participação da mulher na sociedade é igual à sua, escolha um verso! Nós ficamos com este: “Mulher é desdobrável.” É curto e tem um sentido profundo. Decore alguns versos dessas poesias para refletir e usar na redação! Não custa nada e dá
A endometriose é uma doença crônica que afeta mulheres em idade reprodutiva. Além disso, consiste na presença de tecido endometrial fora do útero. Entende-se que este tecido, que habitualmente reveste a cavidade uterina, cresce no início do ciclo menstrual, transforma-se após a ovulação para permitir a implantação de um possível embrião e descama durante a menstruação para voltar a crescer no ciclo seguinte. Entendendo a endometriose… O tecido fora do útero responde de forma semelhante, pelo que os ciclos repetidos de crescimento e descamação (hemorragia) levam a inflamação e fibrose, que por vezes se associa a coleções de sangue e restos de células endometriais, chamados de endometriomas, e apelidados de “quistos de chocolate”, pela seu conteúdo castanho escuro. Essa doença não possui uma cura definitiva, mas tem controle. Então, entende-se que ela é benigna com comportamento maligno e pode ser controlada. Recentemente, a cantora Anitta revelou ao Fantástico que passará por uma cirurgia para remoção da endometriose! Saiba quais algumas especificidades sobre a doença que podem cair no Enem e em outras provas! Quais os sintomas da Endometriose? A dor da endometriose pode se manifestar como uma cólica menstrual intensa, ou dor pélvica/abdominal à relação sexual, ou dor “no intestino” na época das menstruações, ou, ainda, uma mistura desses sintomas. Como é feito o diagnóstico da endometriose? O médico percebe com ajuda de sintomas gerais, histórico familiar, exames laboratoriais (marcador tumoral) e principalmente ressonância ou ultrassom. No entanto, o diagnóstico definitivo é a videolaparoscopia (pequena cirurgia que ajuda o médico a enxergar os locais afetados). Como tratar a endometriose? Em casos simples, são indicados medicamentos que melhoram a qualidade de vida da mulher, como anti-inflamatório, analgésico e anticoncepcionais hormonais, ou seja, métodos que interrompem o ciclo menstrual de forma contínua. Em casos moderados ou graves, a indicação é cirúrgica para retirar os focos de endometriose. No entanto, para conseguir que a remoção seja bem-sucedida, os médicos precisam ter um bom diagnóstico do problema. Anitta e a Endometriose Há quase 9 anos, Anitta passou a sentir dores fortes sem saber a causa. De acordo com a Anitta, era apenas uma cistite recorrente, uma infecção que acomete a uretra provocada por uma bactéria. Entretanto, nos exames não indicavam a presença de microrganismos na região. Em uma entrevista na última semana com o Fantástico ela comentou que precisou tomar 3 remédios pra dores para conseguir gravar a entrevista. Além disso, ela publicou em suas redes sociais que precisará passar por uma cirurgia para amenizar os efeitos da doença em seu corpo. Além disso, a cantora só descobriu que tinha a doença durante a internação do pai para retirar um câncer no pulmão. Durante os dias em que esteve no hospital, uma amiga médica da cantora sugeriu que ela fizesse uma ressonância magnética, na qual descobriram a endometriose. Endometriose no Enem, vestibulares e concursos A endometriose pode ser cobrada em algumas provas, como Enem, vestibulares e concursos. Você já viu anteriormente o que é a doença, os sintomas e como tratá-la. Confira, agora, algumas questões sobre endometriose que já caíram em provas anteriores: Questão 01 [UNCISAL 2° Dia 2013] A tensão pré-menstrual (TPM) ainda é uma das principais queixas femininas, já que ela está diretamente associada aos ciclos hormonais e à ovulação. Alterações de humor, cólicas, dores no corpo e inchaço estão entre os sintomas que mais afetam as mulheres no período menstrual. Atualmente, observa-se que alguns métodos de supressão menstrual são utilizados – pílula anticoncepcional de uso contínuo; injeção trimestral de derivados da progesterona; implante subcutâneo que libera doses mínimas diárias de um derivado da progesterona; dispositivo intrauterino (DIU) que também libera doses mínimas diárias de progesterona. Segundo alguns ginecologistas… Mulheres com problemas como mioma, endometriose e cistos podem especialmente se beneficiar com a supressão menstrual. Além disso, outros especialistas no assunto enfatizam que “o ciclo menstrual é o aliado número 1 da mulher, uma prova de que o organismo feminino está em sintonia com a natureza e é fundamental para o seu equilíbrio físico e psicológico” (Revista Boa Forma, Ed. 309 set. 2012 – Adaptado). Marque a opção correta. a)A menstruação é caracterizada pela descamação do endométrio, acompanhada de sangramentos, que marca o início de um ciclo menstrual. Caso não haja gravidez, a menstruação acontece a cada 28 dias, aproximadamente. Em caso de gravidez, o endométrio não se descama e a menstruação não ocorre, pois a progesterona inibe a secreção do FSH (hormônio folículo estimulante), impedindo a maturação de novos folículos ovarianos. b) É o período entre o início de uma menstruação e o seu final é chamado ciclo menstrual. c)A ação conjunta dos hormônios FSH (folículo estimulante) e LH (luteinizante) produzidos pelo ovário, induz a ovulação que ocorre geralmente entre o décimo e décimo quarto dia a partir do início do ciclo menstrual. d)O que denominamos “óvulo” na espécie humana é o ovócito secundário estacionado em Metáfase I da meiose, a qual somente se completará se houver fecundação. e)O aumento nas taxas de progesterona e estrógeno durante o ciclo menstrual faz com que a mucosa uterina sofra descamação, isto é, ocorrendo a menstruação. Questão 02 [FUNDATEC/2019] Em relação à endometriose, analise as assertivas abaixo: I. Na ausência de tratamento precoce, a endometriose evolui para doença profunda, assim, aumentando a sua morbidade. II. O uso dos progestagênios de forma contínua leva ao bloqueio ovulatório e inibição do crescimento endometrial. Portanto, com a consequente atrofia das lesões, sendo efetivo no tratamento da dor pélvica. III. O uso de análogos do GnRH no tratamento da endometriose induz a uma pseudomenopausa com hipoestrogenismo. IV. Mulheres com endometriose submetidas à fertilização in vitro (FIV) têm menores taxas de gravidez que aquelas que são submetidas à FIV por obstrução tubária. De acordo com os seus conhecimento, quais estão corretas? a) Apenas I e III. b) Apenas II e IV. c) Apenas I, II e III. d) Apenas II, III e IV. e) I, II, III e IV. Você gostou desse post? Então, continue navegando pelo nosso blog para saber mais sobre o mundo da redação e