logo redação online

5 dicas para lidar com a pressão pré-vestibular

5 dicas para lidar com a pressão pré-vestibular

Será que dá para reduzir o estresse pré-vestibular? 

Opa, claro que dá! E tem várias formas de se fazer isso – segue a gente!

Primeiro, lembre-se de que um pouco de nervosismo antes de uma prova – ainda mais um  vestibular! – é normal e pode significar que você está com foco total nela.

Sentir pressão pré-vestibular pode afetar qualquer pessoa, mesmo quem já tem formação superior e vai tentar novo vestibular, e o que os alunos nos relatam é o seguinte:

  • Sono irregular e noites sem dormir
  • Irritabilidade ou “pavio curto”
  • Sensação de borboletas no estômago
  • Falta de apetite 
  • Tendência a beber mais café e álcool ou fumar mais

O que não pode é deixar que a ansiedade pré-vestibular vire insegurança e preocupação e você vá mal na prova!

As melhores estratégias para reduzir a ansiedade antes da prova (e ainda aumentar seu desempenho na hora H) são aplicadas exatamente na etapa de revisão.

1. Comece cedo sua revisão

Sugerimos começar a revisão 6 semanas antes dos exames. 

Lembre-se de que a revisão é só revisão mesmo – repasse rapidamente o que aprendeu, e não tente aprender nada novo neste momento.

Se por acaso houver menos de 6 semanas até a prova de vestibular, seja realista e revise só o que der. Seus professores podem te dar dicas do que cai mais, e assim você não se tornará ansioso. 

2. Revise com foco

Todo mundo parece saber, mas nós vemos que na prática os alunos revisam da forma errada e quando percebem que estão perdendo tempo… lá vem a ansiedade!

Faça assim para não errar:

  • Use suas anotações e concentre-se só no que for essencial;
  • Exercite respostas para os assuntos que mais caem (essa dica tem um efeito fantástico!), simulando o tempo limite da prova;
  • Refaça provas anteriores (outra dica fantástica!);
  • Não fique na mesma anotação por mais de 20 minutos – é o tempo limite em que geralmente começamos a nos distrair ou cansar. 

Por falar em cansaço, quanto mais descansado você estiver, menos chances de ficar ansioso para o vestibular. Então fazer revisão para pré-vestibular tem que ser uma etapa tranquila (o que não deu para estudar, paciência, foque no que você aprendeu).

3. Use corretamente seu tempo na revisão

Não exagere no número de horas diárias de estudo. 

Siga a sequência:

  1. Divida seu dia de estudo em blocos de 50 minutos cada (como nas aulas da escola!) e tenha intervalos de 10 minutos;
  2. Faça também uma revisão de cada um desses blocos no mesmo dia – pode ser no último bloco do dia;
  3. Planeje ter um dia da semana completamente livre de revisão, e equilibre o tempo de revisão com lazer;
  4. Peça a quem vive com você para não incomodá-lo e ter paciência nesse momento.

4. Mantenha-se saudável durante a revisão

Conforme os alunos focam na reta final dos vestibulares, eles se esquecem de se alimentarem bem e de cuidarem da saúde em geral. 

Não podíamos deixar dicas de saúde nessa hora – vemos muitos alunos simplesmente “desabando” dias antes do vestibular e até perdendo o ano! 

Você pode evitar viver esse drama da ansiedade antes das provas fazendo isto:

  • Evite tomar energéticos – eles não são saudáveis e você não quer arriscar nada neste momento, não é?
  • Faça exercícios regulares – pode ser uma simples caminhada; todo aluno que faz atividade física memoriza com mais facilidade (isso é comprovado pela ciência!);
  • Ioga e meditação também dão muito certo para relaxar – com 1 sessão você já sente a diferença.

Você se alimenta de pacotinhos de bolacha recheada com refrigerante (para “não perder tempo de estudo”)? Compare com a alimentação de quem tem a ansiedade antes da prova sob controle:

  • Coma pouco mas com frequência; tenha por perto nozes para seu lanchinho da manhã ou da tarde, assim você não sente muita fome entre as refeições;
  • Coma alimentos de qualidade (o que inclui as nozes do lanchinho), ou seja, frutas, muitos vegetais;
  • Coma gorduras boas, como pasta de amendoim, azeite de oliva e óleo de coco; elas têm um papel fundamental para o funcionamento do cérebro e são super saudáveis se você não exagerar;
  • Opte por bebidas de qualidade, que podem ser água, suco de frutas naturais (sem exagero), ou algum chá; para variar, você também pode tomar água com um pouco de limão ou gengibre. 

5. Saiba quando parar de revisar a matéria

Você estuda melhor de manhã, à tarde ou à noite?

Não faz diferença: escolha o melhor horário para você, apenas dê um tempo depois de estudar para ir dormir, se preferir estudar à noite. A noite da véspera de sua prova é um momento em que a ansiedade pode atacar severamente… 

Parece que todo aluno sonha que chegou atrasado e encontrou o portão fechado… ou esqueceu o RG em casa no dia da prova de vestibular!

Então mesmo que tenha se mantido calmo durante a revisão, é preciso cuidar para não entrar em pânico na noite anterior:

  • Aprenda com antecedência como relaxar, e isso vai evitar até que você tenha um branco na hora da redação; 
  • Tente usar o humor contra pensamentos negativos, lendo quadrinhos, piadas, vendo memes ou assistindo a alguma comédia;
  • Por mais ansioso que você se sinta, evite estudar na noite anterior ou na manhã do exame; dê uma saída ou tome um banho relaxante;
  • Coma alguma coisa leve, mesmo que seu estômago esteja sensível;
  • Não vá dormir tarde;
  • Pense no que o distrai, geralmente, durante as provas, e aprenda a eliminar essas distrações (ruído de outros alunos, música do lado de fora, calor etc);
  • Verifique onde será sua prova dois dias antes dela – nunca deixe para resolver coisas em cima da hora da prova, por favor! 
  • Verifique sua bolsinha de lápis de canetas dois dias antes da prova. 

Conclusão

Essas são as 5 dicas para lidar com a pressão pré-vestibular que funcionam melhor – vão te ajudar certamente. Nós somos especializados em corrigir redações e temos as melhores dicas da web, mas também queremos ver seu nome na lista de aprovados!

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes