Oi, pessoal! Depois da excelente dica de semana passada, sobre as alusões literárias, chegou a vez de pensarmos em alusões históricas que vão ajudar você a escrever o seu texto. Vamos lá então?!
Era Vargas
Já começamos com uma dica quentíssima, com uma das alusões históricas mais importantes da história brasileira. Na Era Vargas (1937-1945), houve forte censura em diversos meios sociais, dentre eles, a imprensa. Esta alusão poderia ter sido utilizada no Enem deste ano, que abordou a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet.
A Grande Depressão
Começou com a Crise de 1929 e persistiu ao longo da década de 1930 em todo o mundo. Afetou diversos países. Em 29 de outubro de 1929 havia 13 milhões de ações à venda mas faltavam compradores. O resultado foi que os preços das ações despencaram, ocorrendo a famosa quebra da Bolsa. O resultado disso foi que milhares de bancos, indústrias e empresas rurais foram à falência e pelo menos 12 milhões de norte-americanos perderam o emprego. Esta alusão pode ser utilizada em temas que envolvam pobreza, crise econômica, economia sustentável e até mesmo consumismo.
Grécia Antiga
Quem nunca ouviu falar dos deuses gregos? Esta cultura pode ser abordada nos dias de hoje, e há diversos mitos muito interessantes, como o de Narciso (pode ser abordado em temas que envolvam culto à beleza). Além disso, a cultura Grega Clássica, especialmente a filosofia, teve uma influência poderosa sobre o Império Romano, que espalhou a sua versão dessa cultura para muitas partes da região do Mediterrâneo e da Europa, razão pela qual a Grécia Clássica é geralmente considerada a cultura seminal da cultura ocidental moderna. Os pensamentos de vários filósofos desta época podem ser abordados, hoje em dia, em diversos temas.
Império Romano
Roma Antiga foi uma civilização itálica que surgiu no século VIII a.C. Localizada ao longo do Mar Mediterrâneo e centrada na cidade de Roma, na Península Itálica, expandiu-se para se tornar um dos maiores impérios do mundo antigo. Através da conquista e da assimilação, ele passou a dominar a Europa Ocidental e Meridional, a Ásia Menor, o Norte da África e partes da Europa Setentrional e Oriental. Pode ser abordado ao se falar sobre direito, política, engenharia, etc.
Transferência da corte portuguesa para o Brasil
Em janeiro de 1808, Portugal estava preste a ser invadido pelas tropas francesas comandadas por Napoleão Bonaparte. Sem condições militares para enfrentar os franceses, o príncipe regente de Portugal, D. João, resolveu transferir a corte portuguesa para sua mais importante colônia, o Brasil. Esta vinda transformou o país em diversos aspectos; houve muitas mudanças em infraestrutura, cultura, educação. Nos seus primeiros anos, a Administração Pública no Brasil passou pela fase do patrimonialismo, ou seja, confusão entre patrimônio público e privado e muito, muito roubo dos cofres públicos. Vale abordar a alusão ao se falar sobre a cultura brasileira e sobre a crise econômica de nosso país.
Ditadura Militar no Brasil
Mais uma vez voltando para as alusões históricas brasileiras, temos a ditadura militar no Brasil, que foi o regime instaurado em 1 de abril de 1964 e que durou até 15 de março de 1985, sob comando de sucessivos governos militares. De caráter autoritário e nacionalista, teve início com o golpe militar que derrubou o governo de João Goulart, o então presidente democraticamente eleito. Pode ser citado em temas que envolvam falta de democracia, supressão de direitos, censura, perseguição política, manipulação da mídia.
Revolução Industrial
A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas (Fonte: Só História). É uma alusão que pode ser abordada ao se falar sobre desenvolvimento industrial, consumismo, sustentabilidade, direitos trabalhistas, desemprego, desigualdade, etc.
Escravidão Colonial
Durante o Brasil Colonial, a mão de obra escrava foi de suma importância para a exploração das riquezas. Portugal – pretendendo dar sustentação ao seu modelo de colonização exploratória – buscou na exploração da força de trabalho dos negros uma rentável alternativa. Pode ser abordado ao falar sobre liberdade, preconceito racial e desigualdades sociais.
Holodomor
Holodomor ou “Holocausto Ucraniano” é o nome atribuído à fome de carácter genocidário causado por Josef Stalin, no comando da União Soviética, que devastou, principalmente, o território da República Socialista Soviética da Ucrânia durante os anos de 1932-1933. Pode ser abordado ao se falar sobre desrespeito aos direitos humanos, fome e genocídio.
Crise do Feudalismo
Por muito tempo a centralização do poder e a não mobilidade das classes sociais, que eram divididas em nobreza, clero e povo, persistiram como configuração social na Europa. A partir do século XI, porém, começou um movimento para o declínio dessa realidade. Algumas das causas foram: o crescimento demográfico, que fez com que a burguesia surgisse e movimentasse o cenário comercial; a Revolução Burguesa; a Peste Negra, que dizimou parte da população, diminuindo drasticamente a mão de obra da época; as Cruzadas, que promoveram a abertura e o aumento das rotas de comércio; e, por fim, o Renascimento, movimento artístico, filosófico e cultural que transformou o pensamento da sociedade da época. Pode ser abordada ao se falar sobre configurações sociais, luta de classes, etc.
E aí, curtiu as dicas de uso de alusões históricas? Que tal colocá-las em prática, enviando a sua redação para correção em nosso site?)
3 recursos argumentativos que podem ser úteis na redação do Enem
Como sair do senso comum na redação do Enem?
10 alusões literárias para você usar nas suas redações