logo redação online

Como sair do senso comum na redação do Enem?

Como sair do senso comum

Confira como melhorar sua argumentação e surpreender no ENEM.

Quem quer garantir 1000 na Redação ENEM sabe que precisa ter um texto que saia do senso comum. Mas como fazer isso?

A grande massa do ENEM, 2 milhões de alunos ficam entre os 501 e 600 pontos, justamente por serem textos “modelo”.

Primeiro, deixe de lado qualquer receita pronta para construir seu texto. Não reproduza citações muito batidas, nem expressões clichês, ou modelos de “isso vai na introdução, isso vai na conclusão“.

Isso faz com que seu texto caia na vala do comum. Além disso muita gente está usando de modo inapropriado frases celebres, tentando as encaixar em contextos onde elas não cabem e/ou não acrescendo, principalmente de autores como: Zygmunt Bauman, Freud, Kant e Paulo Freire.

Sim, você pode referenciar esses teóricos, mas somente quando eles forem diretamente relacionados ao seu tema. De nada adiante em uma redação em que o tema é “Dengue” e colocar uma citação sobre “modernidade líquida” do Bauman.

Então, para sair do senso comum você precisa trazer referências para o seu texto, mas que sejam coesas com sua argumentação, ou seja, que case com suas ideias e que contribua para que seu texto fique ainda mais interessante.

Para conseguir sair do senso comum você não pode ter medo de ousar. Traga trechos de músicas, poesias, frase célebres de um autor ou teórico, filmes, ou documentários que tenham, obviamente, conexão com seu tema. Rabisque em um rascunho o que você conhece relacionado ao tema da redação. Em seguida, selecione o que você considera que, de fato, vai enriquecer o seu texto.

Caso na hora da prova não venha nenhuma citação em mente, não há problema. Você pode enumerar fatos e dar exemplos que elucidem o seu argumento. Você pode fazer um texto fora do senso comum só com suas palavras, isso depende apenas da forma como você organiza sua argumentação.

Evite trazer ideias soltas. Digamos que você esteja escrevendo sobre “como ter um mundo mais sustentável”. Então, se você escrever que “Uma das formas de se ter um mundo mais sustentável é cuidarmos das nossas próprias atitudes”. Se sua frase acabar assim, você criou uma ideia “solta”.

Agora, se você incrementar com exemplos, dará outro corpo ao texto. Veja: “Uma das formas de se ter um mundo mais sustentável é cuidarmos das nossas próprias atitudes. Isso é possível de ser colocado em prática no nosso cotidiano como, por exemplo: se diminuirmos a utilização de sacolas plásticas, levando “ecobags” para o supermercado; deixando de usar canudo e copo descartável, adotando o uso de canecas pessoais, ou ainda, optando por frascos retornáveis de refrigerante a garrafas pet”.

Percebeu a diferença?  Trazer exemplos é uma excelente forma de deixar seu texto encorpado, interessante e longe das frases soltas e ideias vazias. Além disso, demonstra que você consegue relacionar o tema a ações realizadas no seu dia a dia. O segredo está em construir bons argumentos, seja com citações ou com as próprias ferramentas e, claro, praticar muito a escrita.

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes