logo redação online

Você leu o bastante?

O ano acabou, as redações que você tinha que fazer você já fez, então só sobra a reflexão: como você colaborou para aumentar seu repertório sociocultural nesse ano? E ai, Você leu o bastante?

Você acha que leu o bastante? Que se informou o bastante? Que esse ano foi construtivo educacionalmente?

É bem provável que nessa altura do campeonato você já tenha escutado muitas dicas para melhorar sua escrita: ter um bom domínio da norma culta da língua portuguesa; utilizar referência para enriquecer seu texto; respeitar a estrutura da modalidade textual solicitada, entre outras. Há ainda uma outra diga que pode ser chamada de “mãe” de todas essas outras que mencionamos: leia, leia de tudo e bastante.

Por que ler é importante?

Quanto mais você tiver contato com diferentes tipos de escrita, maior vai ser a sua bagagem de leitura. Um repertório amplo e diversificado vai fazer com que você aprimore nos seguintes aspectos:

  • Conhecimento quanto os variados tipos de texto;
  • Domínio da norma culta da língua na prática textual;
  • Referências para utilizar em seus próprios textos;
  • Percepção quanto ao uso da língua nos diferentes tipos textuais;

Por isso, é importante que você leia revistas, jornais, portais de notícias, blogs e, claro, obras literárias.  Não é por acaso que os vestibulares costumam pedir a leitura obrigatória de textos de épocas e estilos diferentes. Isso acontece, pois, o aluno precisa ter esse repertório em sua bagagem cultural. Certamente, as leituras que trazemos conosco nos ajudam a modificar nossa visão de mundo, enriquecem nossas perspectivas e horizonte. Experimente! Desafia-se a ler estilos e tipos textuais diferentes, você vai perceber a diferença em sua escrita e na forma como você percebe os fatos sociais a sua volta.

Para detonar em qualquer redação, envie as suas para correção com o Redação Online! Você pode começar a melhorar sua escrita por R$ 3,12 POR REDAÇÃO! Vem com a gente!

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes