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Desafios no acesso à universidade pública | Repertórios para o tema

acesso à universidade pública

Quer conferir repertórios que com o tema ”Desafios no acesso à universidade pública”? Nós separamos alguns para você!

 

A discussão sobre os desafios no acesso à universidade pública é extremamente importante, por isso a escolhemos para compor um tema de redação dessa semana e, agora, indicaremos a você alguns repertórios que podem ser usados na no seu texto.

 

VÍDEOS | Como a desigualdade interfere no acesso à universidade pública?

 

É impossível não associar essa temática à desigualdade social. No vídeo abaixo, o economista Naércio Menezes Filho, professor do Insper e da USP, e a socióloga Márcia Lima, professora da USP, debatem sobre as condições desiguais que caracterizam a educação no país e o que é preciso para reverter esse quadro.

 

 

A desigualdade deixa alunos e professores de escola pública sem perspectivas, o que prejudica o futuro de milhares de jovens. 60% dos estudantes de escolas públicas não esperam chegar ao ensino superior.

 

 

Muito associado ao nosso tema, o debate sobre as cotas pode ser usado em seu texto. A música de Bia Ferreira nos mostra que é possível, sim, usar a arte para promover reflexões sobre assuntos de muita relevância:

 

 

FILME | Que horas ela volta?

 

Val deixa sua filha em Pernambuco e se muda para São Paulo em busca de emprego. Na cidade grande, ela se torna babá e empregada doméstica na casa de uma família rica. Porém, após 13 anos, sua filha vai a São Paulo com o objetivo de fazer vestibular e estudar em uma universidade pública.

O filme aborda, além de outros assuntos, as maneiras como os níveis de instrução são desenvolvidos em diferentes classes sociais, escancarando a desigualdade social e o preconceito existentes.

 

 

Pensadores brasileiros que tratam sobre desigualdade e acesso à educação

 

Anísio Teixeira

 

Brasileiro, Anísio atuou no campo da educação no início e metade do século XX e foi pioneiro na defesa do ensino público para todos. Defendeu o ensino gratuito, público, laico e obrigatório. Criou a rede municipal de ensino completa, da escola primária à universidade.

 

Paulo Freire

Freire entendia que o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno e que, no caso das camadas menos favorecidas da sociedade, isso significaria levá-las a entender sua situação de oprimidas e a agir pela própria libertação.

 

Darcy Ribeiro

 

Defendeu a educação básica integral e acreditava que a miscigenação poderia transformar o Brasil em uma grande democracia étnica. Fundou a UnB, foi ministro da Educação e, ao longo de sua vida, trabalhou pela escola pública, pela educação dos indígenas e pela qualidade do ensino infantil.

 

Florestan Fernandes

Lutou pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, pela escola pública, pela valorização e qualificação do professor e pela presença do Estado na educação brasileira.

 

Maria Teresa Mantoan

 

Defensora da educação inclusiva e do direito de todo cidadão ao ensino do nível básico ao superior.

 

Nísia Floresta

 

Nísia defendia que a educação deve ser de todos, inclusive das mulheres.

 

Rui Barbosa

 

Defendeu um sistema nacional de ensino baseado na universalização e gratuidade, do jardim de infância à universidade.

 

DADOS | Como é o acesso à universidade pública para o povo indígena? 

 

De acordo com Censo de Educação Superior, dos mais de 49.000 índios que cursam o ensino superior no Brasil, apenas 25% está em universidades públicas. 

 

 

 

Lembrou de algum filme, livro ou vídeo que trate sobre o assunto, e que não citamos aqui? Conta pra gente! Talvez o seu repertório sociocultural possa ajudar outras pessoas a pensarem sobre o tema “Desafios no acesso à universidade pública”! Organize os repertórios e escreva seu texto!

 

 

Bora escrever? Agora que você já sabe um pouco mais sobre o tema, chegou a hora de praticar para chegar à nota mil. 

 

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