Repertórios para o tema ”Turismo e seus impactos socioambientais”

repertorios-turismo-e-seus-impactos-socioambientais

Seja muito honesto (a) com a gente aqui do Redação: Quantas vezes você já pensou na preservação ambiental ou cultural de um local para onde foi viajar?

Nesse sentido, perguntamos porque frequentemente ficamos muito empolgados com o novo local e seus pontos turísticos e nos esquecemos de que a atividade turística, apesar de ter muitos pontos positivos, também tem pontos negativos, como o turismo e seus impactos socioambientais.

Então, foi pensando nesse contraponto entre questões positivas e negativas que selecionamos as indicações da semana. Vamos a elas?

1- Artigo com a definição de cidade turística.

Disponível em: jornal do comercio

Acesso em: 16/08/2020.

Para entendermos as questões envolvendo o turismo, precisamos primeiramente entender quais características fazem com que uma cidade seja turística e o que atrai visitantes para um local e não para outros, mesmo que haja atrativos naturais semelhantes em ambas.

2- Artigo com a relação entre o turismo e a preservação ambiental.

Disponível em: turismo gov

Acesso em: 16/08/2020.

Fonte confiável, muitas referências de autores e leituras extras, tudo num texto conciso e de fácil compreensão.

Todavia, apesar de ser um texto com 10 anos, as informações contidas nele, sobretudo,  continuam sendo bastante úteis para o desenvolvimento do nosso tema da semana.

3- Artigo acadêmico comparativo sobre o turismo com estudo de caso.

Disponível em: ucs

Acesso em: 16/08/2020.

Por outro lado, no artigo acima, a autora Rita de Lourdes Michelin, da Universidade de Caxias do Sul, faz uma análise mais aprofundada sobre os benefícios e os prejuízos da atividade turística. Por isso, o Parque Estadual de Itapuã, no Rio Grande do Sul, serviu como exemplo para o estudo de caso.

Sem dúvida, há citações relevantes e, como em todo artigo acadêmico, mais indicações de leitura nas referências bibliográficas.

4- Artigo com o conceito de turismo sustentável.

Disponível em: sustentavel turismo

Acesso em: 16/08/2020.

Além disso, uma das alternativas que se tem colocado em prática nos últimos anos a fim de preservar o ambiente é o turismo sustentável, mas você sabe exatamente do que se trata o turismo sustentável? Para que você não tenha mais dúvidas, selecionamos o artigo acima, que explica de forma bastante compreensível este conceito.

Aliás, você sabia que existem diferenças entre turismo sustentável e turismo ambiental? Para saber mais, é só acessar assistir a este vídeo:

5- Artigo com os sete princípios do turismo sustentável.

Disponível em: portal sustentabilidade

Acesso em: 16/08/2020.

Em seguida, a Organização Mundial do Turismo, mais conhecida pela sigla OMT, como forma de estruturar o turismo sustentável, elaborou sete princípios que devem ser seguidos por qualquer local que pretenda aderir a esse formato ou pessoa que pretenda praticar o turismo sustentável, por exemplo.

Conforme fizer a leitura, analise quantos desses princípios são realmente colocados em prática e que diferença faria exercê-los ou não.

6- Resumo com os programas governamentais sobre turismo e seus impactos socioambientais

Disponível em: mma gov

Acesso em: 16/08/2020.

O Ministério do Meio Ambiente, sabendo da necessidade de se ampliar o conceito de turismo sustentável, como também colocá-lo em prática, tem desenvolvido alguns projetos nesse sentido.

Afinal, a indicação acima te levará para um resumo do próprio Ministério sobre alguns projetos em andamento ou já concluídos e que foram pensados na linha do turismo sustentável.

7- Artigo com dicas de prática de turismo sustentável.

Disponível em: viajar verde

Acesso em: 16/08/2020.

Ok, notamos o quanto o turismo sustentável é essencial, mas como fazer isso na prática? Quais atitudes individuais garantem um turismo que respeita o meio ambiente e os moradores do local? sem dúvida, o artigo propõe algumas ações para tanto.

8- Artigo sobre os impactos culturais gerados pelo turismo.

Disponível em: eco debate

Acesso em: 16/08/2020.

Então, já vimos em outras referências aqui do roteiro que, de acordo com alguns especialistas, o turismo sem princípios pode não só destruir a natureza, mas também os próprios aspectos culturais do local e do povo.

Por isso, escolhemos um artigo curtinho, mas muito esclarecedor no sentido de debater de que forma o turismo gera impactos na cultura.

9- Artigo de revista sobre o Brasil e suas riquezas turísticas.

Disponível em: pan rotas

Acesso em: 16/08/2020.

Mas por que falar sobre turismo é algo tão relevante em nosso país? É simples, o Brasil  é um país com muitos pontos turísticos, ou seja, ou seja, que traz pessoas de todas as partes do mundo interessadas em ver suas belezas.

Logo, precisamos abordar a temática do turismo, até mesmo por uma questão econômica, por exemplo você poderá observar na leitura deste texto folha de londrina.

10- Artigo de revista com os 10 locais turísticos mais visitados.

Disponível em: exame

Acesso em: 16/08/2020.

Afinal, num país com tantas opções maravilhosas de turismo, quais são os 10 pontos mais visitados e preferidos do turistas? por isso a revista Exame fez a pesquisa para a gente.

11- Artigo com a visão de moradores de várias partes do mundo sobre como é viver numa cidade turística.

Disponível em: bbc

Acesso em: 16/08/2020.

Muitas vezes, quando viajamos, ficamos pensando como deve ser incrível viver naquele local repleto de tantas coisas maravilhosas, mas será que os moradores pensam do mesmo jeito?

Além disso, o mais interessante nesta referência é que a BBC entrevistou moradores de pontos turísticos em locais diferentes no mundo, já que, assim, o material tenha várias perspectivas.

12- Artigo sobre o impacto do Coronavírus no setor do turismo e seus impactos socioambientais

.

Disponível em: istoedinheiro

Acesso em: 16/08/2020.

Realmente, a pandemia do Coronavírus não poupou praticamente nenhum setor de seus grandes prejuízos e o setor mais atingido sem dúvida foi o do turismo.

Desse modo, a revista Istoé Dinheiro estima perdas financeiras na casa dos bilhões, bem como explica tudo detalhadamente neste material.

13- Álbum de fotos com animais circulando livremente nas cidades durante a quarentena imposta pelo Coronavírus.

Disponível em: noticias uol

Acesso em: 16/08/2020.

Mas se o Coronavírus tem nos trazido uma porção de prejuízos, ao menos para a natureza ele tem sido benéfico. Prova disso é que animais que não eram vistos há anos circulando passaram a andar livremente no meio das cidades.

Então, aqui vai várias reportagens a respeito do assunto foram feitas e escolhemos uma para indicar para vocês:

 

Outrossim, muitos locais que sofriam graves impactos por conta do turismo intenso também foram “beneficiados” com a pausa da quarentena, ou seja,  esse é o caso dos canais de Veneza e que você pode conferir a seguir:

No entanto, se você está buscando por uma discussão mais apurada sobre os ganhos da natureza com a pandemia, o Estadão fez um podcast bastante interessante sobre o tema:

14- Reportagem sobre a melhoria da qualidade do ar durante a quarentena.

Acesso em: 16/08/2020.
Ademais,  se você acha que a quarentena por conta do Coronavírus não trouxe pontos positivos para o meio ambiente no Brasil é só assistir ao vídeo acima. Dessa maneira, ele vai te explicar a porcentagem de melhoria do ar ocorrida em São Paulo durante o período da quarentena.
Confira também a reportagem sobre a melhoria do ar no Rio de Janeiro:

 

Afinal, está curioso (a) para saber se isso aconteceu fora do Brasil também? Separamos alguns vídeos sobre o assunto para você:

 

Desse modo, agora que você está bem informado sobre o turismo e seus impactos socioambientais, é hora de aplicar esse conhecimento. Por fim, ao acessar nossa plataforma  você pode praticar esse tema e  aprimorar suas habilidades de redação, isto é,  expandindo ainda mais seu repertório.

 

Leia também:

POSTS RELACIONADOS

Como usar a nota do Enem?

As tão esperadas notas do Enem 2023 finalmente saíram e, com elas, surgem muitas dúvidas, não é mesmo? Se você está se perguntando como utilizar

⏰ O cupom loucura com 40% de desconto acaba em:

  • 00Dias
  • 00Hrs
  • 00Min
  • 00Seg