Tema de Redação: UDESC 2016

por | fev 28, 2018

Início » Vestibulares » Tema de Redação: UDESC 2016

A prova de redação apresenta três propostas, o candidato deverá escolher somente uma delas para elaborar a sua dissertação.

PROPOSTA 1

Com base na leitura dos textos motivadores abaixo, redija uma dissertação, enfocando o tema: O homem é apenas um número.

TEXTO 1

Redação enem

“[…] O silêncio das quatro paredes, os olhares curiosos dos recepcionistas, a impessoalidade de tudo: você é apenas um número, o do seu quarto”.

SCHROEDER, Carlos Henrique. As fantasias eletivas. 4ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2016.p.109.

TEXTO 2

Muitos anos de asilo

Ninguém os quis

Nem a cor nem a idade certas

Ficaram lá.

E ficaram até depois que saíram

Guardaram o apelido

Ele, 36.

Ela, 37.

Eram os números que marcavam as roupas

E as camas

Os números da chamada

Das cadeiras do café da manhã.

VIGNA, Elvira. Vitória Valentina. 1ª ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2016.

TEXTO 3

Você é um Número

Se você não tomar cuidado vira um número até para si mesmo. Porque a partir do instante em que você nasce classificam-no com um número. Sua identidade no Félix Pacheco é um número. O registro civil é um número. Seu título de eleitor é um número. Profissionalmente falando você também é. Para ser motorista, tem carteira com número, e chapa de carro. No Imposto de Renda, o contribuinte é identificado com número. Seu prédio, seu telefone, seu número de apartamento – Tudo é número. Se é dos que abrem crediário, para eles você também é um número. Se tem propriedades, também. Se é sócio de um clube tem um número. Se é imortal da Academia Brasileira de Letras tem número da cadeira.

Clarice Lispector – Disponível em: http://claricelispector.blogspot.com.br/2008/06/voc-um-nmero.html, acessado em 23/03/2017.

 

PROPOSTA 2

Com base na leitura dos textos motivadores abaixo, redija uma dissertação, enfocando o tema: A impessoalidade dos centros urbanos e o sentimento de solidão

TEXTO 1

“Não há lugar mais solitário que um bar de hotel, por mais cheio que esteja. Todos ali estão exercitando

sua solidão. E você não pode chorar, não pode gritar, você tem que sorrir e fingir que não está chicoteado

pela solidão.”

SCHROEDER, Carlos Henrique. As fantasias eletivas. 4.ed. Rio de Janeiro: Record, 2016. p.71

TEXTO 2

“[…] Metia-se por bairros excêntricos, trepava aos morros, ia às igrejas velhas, às ruas novas, à Copacabana e à Tijuca. O mar ali, aqui o mato e a vista acordavam nele uma infinidade de ecos, que pareciam as próprias vozes antigas. Tudo isso escrevia, às noites, para se fortalecer no propósito da vida solitária.”

MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Esaú e Jacó. São Paulo, Ática,1975. Série Bom livro. p.52

 

PROPOSTA 3

Com base na leitura dos textos motivadores abaixo, redija uma dissertação, enfocando o tema: A pressa é inimiga da felicidade.

TEXTO 1

“[…] A moça imprimia mais e mais velocidade a sua louca e solitária maratona. Corria contra ela própria, não perdendo e não ganhando nunca”. EVARISTO, Conceição. Olhos d’água. 1ª ed. Rio de Janeiro: Pallas: Fundação Biblioteca Nacional, 2015. p.67.

TEXTO 2

O acesso aos valores essenciais à felicidade do ser humano, como a convivência, a fé, a esperança, a serenidade, os prazeres do cotidiano, torna-se mais fácil através de uma atitude sem pressa. O resultado é um indivíduo menos estressado e neurótico, mais leve, mais feliz e, por isso mesmo, mais produtivo. Disponível em:

http://www.eugeniomussak.com.br/a-pressa-e-inimiga-da-perfeicao/ acessado em 28/03/2017.

Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM