logo redação online

Tema de redaçao: UBER VS Taxi

Veja mais um tema escolhido pela equipe do Redação!

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o Tema de redaçao: UBER VS Taxi. Sua redação deve apresentar proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Atente-se para o número mínimo de 7 linhas e máximo de 30 para desenvolver suas ideias.

 Texto 01

Uber é um aplicativo para dispositivos móveis que coloca os usuários em contato direto com os automóveis de passageiros com condutor. A pedra fundamental deste serviço de táxi? A geolocalização dos nossos celulares.

Grande inimigo dos táxis tradicionais, o Uber incomoda porque a empresa da Califórnia não segue as regras administrativas e comerciais tradicionais deste mercado.

(Uber o que é isso? Conheça o concorrente dos Táxis. Extraído e adaptado de artigos softonic).

Texto 02

Muitas pessoas ainda não ouviram falar do Uber, mas isso vai mudar rapidamente, aliás, já está mudando. O Uber é um aplicativo que permite a qualquer pessoa, com um “smartphone”, chamar um carro com motorista, como se fosse um táxi.

Em poucos minutos o veículo de boa qualidade, chega ao local definido com um motorista educado para o levar ao seu destino. Música? Pode escolher, se tiver o aplicativo “Spotify” no seu telefone, a música é a sua. Preço? Na versão básica, o Uber X, é mais barato do que um táxi. Chegando ao final, o valor é cobrado diretamente no seu cartão de crédito cadastrado, o que acaba com o tradicional “é que não tenho troco para 50”. No final da viagem, você recebe no seu telefone um recibo e um pedido para avaliar o serviço entre 1 a 5 estrelas.

Este serviço fantástico tem tido imensas reclamações por parte dos taxistas, que acusam o Uber de ser inseguro, ilegal, pouco profissional e claro, de roubar empregos.

(Não é o Uber que tem que mudar, são os taxistas. Extraído e adaptado de gppaschoal jusbrasil)

Texto 03

Confusão no trânsito. Tudo por causa de um aplicativo para celular. Através dele, você pode chamar um carro, como um táxi. Com um motorista, parecido com um táxi. Só que não é um táxi. Os taxistas de verdade estão reclamando há muito tempo dizendo que é concorrência desleal, que o serviço é ilegal. Fizeram vários protestos e o maior deles foi nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro. O clima está tenso e tem gente querendo partir para a briga.

Taxista: Você é Uber?
Motorista: Não, por quê?
Taxista: É Uber, sim! E o que você está fazendo aqui?
Motorista: Esperando uma pessoa.
Taxista: Esperando uma pessoa na Uber? Sai daqui senão vou quebrar você tudinho. Não aparece aqui, não. Não aparece! E vou falar pra você na boa: Uber aqui não cola, não. Vou quebrar você e o carro. Caminha, já era. O que você vem fazer aqui? Sai e fala pros seus camaradas não aparecer aqui, senão nós vai matar e quebra mesmo.

O motorista ameaçado é na verdade um jornalista do Fantástico que percorreu as ruas de São Paulo dirigindo um carro preto. A cena aconteceu na saída de uma casa noturna, esta semana. Quem fez as ameaças foi um taxista.

(Entenda a briga entre taxistas e os motoristas do aplicativo Uber. Extraído e adaptado de g1 globo).

Texto 04

uber vs taxi

Escreva uma redação sobre Tema de redaçao: UBER VS Taxi e nos envie para correção!

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes