Tema de redação sobre capacitismo na sociedade brasileira

Tema de redação sobre capacitismo

O “Big Brother Brasil 24” recentemente jogou luz sobre um tema crucial: o capacitismo. Este debate, desencadeado pelo comentário do participante Maycon sobre o atleta paralímpico Vinicius Rodrigues, ecoou pelas redes sociais, revelando um problema persistente em nossa sociedade: o preconceito contra pessoas com deficiência, muitas vezes sutil e normalizado.

Vocês, estudantes, fiquem atentos! Este artigo é essencial. Aqui, não apenas compreenderemos a natureza do capacitismo, mas também forneceremos repertórios e argumentos fundamentais para aprimorar suas redações.

Adiante, examinaremos as manifestações desse preconceito e as formas de combatê-lo, almejando uma sociedade mais inclusiva e equitativa. Então, preparados para escrever o tema de redação sobre capacitismo? Vamos lá!

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Capacitismo na sociedade brasileira: o desafio de superar a normalização do preconceito contra pessoas com deficiência” apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. 

Desse modo, selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.

Saiba tudo sobre redação: o guia completo para dominar a escrita em vestibulares

  1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
  2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta preta, na folha própria, em até 30 (trinta) linhas.
  3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para a contagem de linhas. 
  4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
  • 4.1 tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo consideradas “textos insuficiente”; 
  • 4.2 fugir do tema ou não atender ao tipo dissertativo-argumentativo; 
  • 4.3 apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
  •  4.4 apresentar nome, assinatura, rubrica, ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto.

Texto I

O que é capacitismo?

Descrições de preconceito, atitudes e crenças formam o capacitismo, o qual coloca pessoas com deficiência em uma posição de inferioridade. Assim, ações capacitistas discriminam essa parte da população devido às suas deficiências e limitações físicas ou mentais.

Além disso, essa discriminação se fundamenta na suposição de que a deficiência é indesejável e que pessoas com deficiência são menos capazes ou menos dignas de respeito e oportunidades.

Ademais, a supervalorização da realização de tarefas básicas por pessoas com deficiência também caracteriza o capacitismo, tratando-as com um tipo de heroísmo equivocado.

Por outro lado, muitas pessoas desconhecem o termo capacitismo e não reconhecem o preconceito em suas falas e ações. Por isso, torna-se crucial discutir sobre esse assunto e educar familiares, colegas e amigos.

Fonte adaptada: Unimed Campinas.

Texto II

Uma violinista de 26 anos, Uli Firmino, foi a protagonista de um flagrante caso de capacitismo no aeroporto Guararapes, em Recife, em 2019. Ela ganhou atenção nacional após ter sido impedida de viajar sozinha, apesar de apresentar um laudo médico que comprovava sua autonomia.

Durante o incidente, Uli solicitou a mudança de seu assento no avião, longe das turbinas, devido à sensibilidade auditiva causada pela Síndrome de Asperger, um transtorno do espectro autista (TEA).

Contudo, apesar de argumentar que viaja sozinha desde os 10 anos sem enfrentar problemas, a violinista teve que lidar com uma extensa burocracia por ter declarado sua deficiência.

Como consequência, Uli perdeu a data de uma cirurgia em Fortaleza, que foi posteriormente remarcada. Em resposta ao ocorrido, o Procon-PE multou a companhia aérea em R$ 500 mil, um fato amplamente divulgado pela mídia.

Esse incidente com Uli Firmino exemplifica as frequentes situações de preconceito e discriminação enfrentadas por pessoas com deficiência no Brasil.

Interessantemente, a violinista compartilha a mesma síndrome de figuras notáveis como Lionel Messi, o famoso jogador de futebol argentino diagnosticado aos oito anos; o ator britânico Anthony Hopkins e o renomado físico Albert Einstein, ambos também diagnosticados com a Síndrome de Asperger.

Fonte: Agência Senado

Texto III

A discriminação baseada em deficiência, assim como aquelas relacionadas a sexo ou raça, constitui uma das formas de preconceito ancoradas nas características corporais das pessoas. Ademais, o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015) e a Constituição Federal proíbem explicitamente tais atos discriminatórios.

Importante destacar, a discriminação em virtude de deficiência engloba qualquer ato de distinção, restrição ou exclusão que comprometa ou anule direitos e liberdades fundamentais de pessoas com deficiência.

Além disso, a identificação da discriminação nem sempre é óbvia. Ela se manifesta de forma direta, por exemplo, quando uma escola nega matrícula a uma criança com deficiência ou quando um emprego é negado exclusivamente devido à condição da pessoa.

Nesse sentido, essa discriminação também se evidencia na recusa de oferecer tecnologias assistivas e adaptações razoáveis, sem que isso represente um ônus desproporcional ao fornecedor.

Por outro lado, a discriminação pode ser indireta, surgindo em exigências desnecessárias. Um exemplo é requerer, em uma contratação, qualificações e aptidões irrelevantes para o cargo e que não podem ser atendidas por pessoas com deficiência.

Fonte adaptada: Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.

Texto IV

Segundo pesquisa de 2020 do Ministério Público do Trabalho (MP-SP), mais de 69% das pessoas com deficiência entrevistadas já presenciaram ou viveram algum tipo de discriminação no ambiente de trabalho.

Livros sobre o tema capacitismo

  1. O Ensaio sobre a Cegueira” de José Saramago: este romance explora a reação da sociedade a uma epidemia de cegueira inexplicável, destacando as formas de exclusão e preconceito enfrentadas por pessoas com deficiência.
  2. “Dois Irmãos” de Milton Hatoum: aborda conflitos familiares e questões sociais, ou seja, incluindo a maneira como a sociedade trata pessoas com deficiências.
  3. “Feliz Ano Velho” de Marcelo Rubens Paiva: autobiografia que narra a vida do autor após um acidente que o deixou paraplégico.

Filmes e Séries

  1. “A Teoria de Tudo”: Filme biográfico sobre Stephen Hawking, físico teórico diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA).
  2. “Crip Camp: Revolução pela Inclusão” (Documentário): explora a história do movimento pelos direitos das pessoas com deficiência nos Estados Unidos.
  3. “Breaking Bad”: série que inclui um personagem, Walter Jr., que tem paralisia cerebral, apresentando desafios e preconceitos enfrentados.
  4. “Atypical” (Série Netflix): a série acompanha a vida de um jovem com transtorno do espectro autista.
  5. “The Fundamentals of Caring” (Filme Netflix): explora a relação entre um cuidador e um adolescente com distrofia muscular.
  6. “Como Eu Era Antes de Você” (Filme): baseado no livro de Jojo Moyes, retrata a vida de um jovem tetraplégico.

Constituição Brasileira

  • Artigo 23, inciso II: fala sobre a competência comum da União, estados, Distrito Federal e municípios em cuidar da saúde e assistência pública.
  • Artigo 24, inciso XIV: trata da proteção e integração social das pessoas com deficiência.
  • Artigo 227, § 2º: garante direitos especiais às crianças com deficiência.

Agenda 2030 – ONU

  • Objetivo 10: reduzir a desigualdade dentro e entre os países, incluindo a promoção da inclusão social de pessoas com deficiência.
  • Meta 10.2: empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, sexo, deficiência, raça, etnia, origem, religião ou status econômico ou outro.

Tema de redação sobre capacitismo: vídeo

Argumento 1: Banalização do capacitismo na sociedade Brasileira

O que é: a banalização do capacitismo na sociedade brasileira refere-se à normalização de atitudes e comportamentos discriminatórios contra pessoas com deficiência. Isso inclui desde piadas ofensivas até a falta de acessibilidade em espaços públicos.

Causa: a principal causa é a falta de conscientização sobre os direitos e capacidades das pessoas com deficiência, isto é, perpetuando estereótipos e preconceitos arraigados culturalmente.

Consequência: a consequência é a marginalização social das pessoas com deficiência, contribuindo para sua exclusão de oportunidades essenciais, como educação, emprego e participação social.

Solução possível: a solução envolve educação e conscientização da sociedade, inclusão de temas relacionados à deficiência nos currículos escolares, como também políticas públicas efetivas de inclusão e acessibilidade.

Repertório Filosófico – Hannah Arendt: a filósofa alemã Hannah Arendt, em sua obra sobre a banalidade do mal, aborda como comportamentos prejudiciais podem tornar-se normais em uma sociedade. Sua teoria pode ser aplicada ao capacitismo, destacando como a discriminação pode ser normalizada e banalizada.

Relação com o argumento: Arendt enfatiza a importância de questionar e resistir às normas sociais que perpetuam a injustiça e a exclusão. Ou seja, Isso se alinha com a necessidade de combater a banalização do capacitismo, promovendo uma sociedade mais inclusiva e consciente dos direitos das pessoas com deficiência.

Argumento 2: Falta de debate sobre capacitismo

O que é: a falta de conscientização no ensino sobre capacitismo refere-se à ausência de educação e sensibilização nas escolas sobre as questões e desafios enfrentados por pessoas com deficiência, uma vez que contribui para a normalização do capacitismo na sociedade.

Causa: a principal causa é a carência de abordagens educativas que discutam a diversidade e a inclusão, especialmente no contexto do capacitismo. Muitas vezes, currículos e programas escolares não incluem discussões críticas sobre deficiência e capacitismo.

Consequência: essa falta de conscientização perpetua estereótipos e preconceitos, resultando em uma sociedade menos inclusiva e mais tolerante ao capacitismo. Afinal, estudantes crescem sem entender a importância da inclusão e do respeito às diferenças.

Solução Possível: Incorporar a educação sobre a deficiência e o capacitismo como parte integrante dos currículos escolares, promovendo discussões, projetos e atividades que conscientizem os alunos sobre a importância da inclusão e do respeito à diversidade.

Repertório Filosófico – Michel Foucault: o filósofo francês Michel Foucault, conhecido por suas teorias sobre poder e conhecimento, destaca, sobretudo como as estruturas sociais e educacionais podem moldar a percepção sobre a normalidade e a anormalidade.

Dessa forma, a aplicação de suas teorias ao contexto educacional pode iluminar como a falta de conscientização contribui para a normalização do capacitismo. Nesse sentido, Foucault argumenta que o conhecimento e o poder estão intrinsecamente ligados e que a educação desempenha um papel crucial na formação de discursos e práticas sociais.

Por fim, agora que você está bem informado sobre todos os aspectos a respeito do tema de redação sobre capacitismo, que tal colocar seus conhecimentos em prática? Ao acessar a nosso site, você terá a oportunidade de ter sua redação corrigida pela mais renomada e eficiente plataforma de correção do Brasil.

POSTS RELACIONADOS

Medidas para combater o crime de passar trotes para serviços de emergência e proteger a eficiência dos atendimentos | Tema de redação

E aí, RedAluno? 🚨📞Hoje vamos abordar um problema sério que afeta a eficiência dos serviços de emergência: os trotes. Passar trotes para o SAMU, Polícia Militar e Bombeiros é um crime previsto no Código Penal, causando grandes prejuízos para quem realmente precisa de ajuda. Você sabia que milhares de chamadas falsas são feitas todos os anos, atrapalhando o atendimento de emergências reais? Neste post, vamos entender melhor essa questão com textos motivadores, repertórios, argumentos e como você pode abordar esse tema na sua redação do Enem. Vamos nessa? 💡✍️ Proposta de Redação sobre crime de passar trotes para serviços de emergência A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Medidas para combater o crime de passar trotes para serviços de emergência e proteger a eficiência dos atendimentos”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.  Desse modo, selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista. Instruções para redação Textos motivadores para o tema sobre crime de passar trotes para serviços de emergência Texto I: Constituição Brasileira e o Código Penal  No Brasil, passar trotes para serviços de emergência como SAMU, Polícia Militar e Bombeiros é uma prática considerada crime, prevista no Código Penal. Segundo o Artigo 266, “interromper ou perturbar serviço telefônico ou de utilidade pública” é punível com detenção de um a três anos e multa. Além disso, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) classifica essa ação como infração gravíssima, principalmente quando cometida por menores, destacando a necessidade de medidas educativas e preventivas para reduzir a incidência de tais delitos. Fonte: Planalto.gov.br Texto II: impacto nos serviços de emergência  Os trotes aos serviços de atendimento de emergência ainda são uma prática expressiva. De acordo com dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foram registrados 7.042 trotes no primeiro semestre na Paraíba. Em 2023, foram constatados 22.169 falsos chamados, o que representou aproximadamente 9% das 245.870 chamadas recebidas pelo serviço. “Tempo e recursos gastos por causa de trotes afetam diretamente a eficiência operacional do serviço” – Natália Siqueira, coordenadora médica do Samu. Fonte: A União Texto III: medidas para combater trotes no SAMU  Serviço de Atendimento Móvel de Urgência recebeu mais de 10 mil ligações falsas no primeiro trimestre de 2024, quase 5 trotes por hora, com pedidos de ajuda para emergências que não existem, atrapalhando o funcionamento do serviço. Para o médico do Samu, Bruno Sant’anna, o prejuízo também recai para quem precisa de atendimento: “Quando uma equipe vai pra um atendimento que é um trote, todo esse empenho acaba se tornando algo ineficaz e prejudicando outras pessoas que poderiam estar sendo beneficiadas.” Fonte: G1 Repertórios para o tema sobre crime de passar trotes para serviços de emergência Fato histórico Legislações Filmes e séries Livros Argumentos sobre o tema Argumento 1: falta de consciência e educação Argumento 2: negligência governamental Agora que você está equipado com informações, argumentos e repertórios sobre o tema “Medidas para combater o crime de passar trotes para serviços de emergência”, que tal treinar sua redação com nossa plataforma de correção de redação? ✍️ A prática é essencial para conquistar a nota máxima no Enem. Boa sorte! 🚀

Modelo de Redação nota 1000 para o ENEM 2024

📚 E aí, RedAluno! Sabia que usar um modelo de redação nota 1000 pronto pode ser uma estratégia eficaz se você souber como encaixar o tema de forma adequada? Utilizar modelos prontos pode facilitar sua escrita, mas é essencial que você domine a estrutura da redação e os critérios de correção do ENEM. Vamos aprender a fazer isso de forma eficiente e, no final, você terá um modelo pronto que pode adaptar para qualquer tema! 🚀 Como usar modelos prontos de redação nota 1000 na redação? Para usar modelos prontos, você deve estar atento a alguns pontos cruciais: Critérios de Correção do ENEM: Modelo pronto de Redação para qualquer tema Modelo pronto de Introdução:  “A Constituição Federal, promulgada em 1988, prevê para todos os cidadãos o direito à/ao __________ (área relacionada ao tema). Entretanto, na prática, essa garantia é deturpada, visto que o/a __________ (tema) ainda é uma realidade na sociedade nacional. Desse modo, tal cenário nefasto ocorre tanto pela negligência governamental (argumento 1), como também devido à falta de debate (argumento 2).” Modelo pronto de Desenvolvimento 1 (Ineficácia dos setores governamentais):  “Diante desse cenário, é fulcral pontuar que o problema deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam __________ (problema relacionado ao tema). Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população. Entretanto, isso não ocorre no Brasil devido à falta de atuação do Estado __________ (colocar problema relacionado ao tema), consequentemente __________ (colocar consequência). Logo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.” Modelo de Desenvolvimento 2 (Falta de debate):  “Ademais, é imperativo ressaltar que a falta de debate impulsiona __________ (problema relacionado ao tema). Nesse sentido, Habermas traz uma contribuição relevante ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Desse modo, para que um problema como __________ (problema relacionado ao tema) seja resolvido, faz-se necessário debater sobre __________ (solução para o problema relacionado ao tema). Assim, trazer à pauta __________ (colocar o tema) e debatê-lo amplamente aumentaria a chance de atuação nele.” Modelo pronto de conclusão: “Portanto, torna-se essencial mitigar os obstáculos ligados ao/a __________ (insira o tema aqui). Nesse sentido, compete ao Ministério Y, que tem o dever de incentivar o/a __________ (detalhe específico), tanto implementar __________ (iniciativa relacionada à tese 1) quanto promover __________ (iniciativa relacionada à tese 2). Essas ações estratégicas, executadas por meio de __________ (método ou estratégia), visam à/ao __________ (resultado esperado). Assim, almeja-se que __________ (conclusão ou expectativa futura).” Pode usar modelo pronto na redação? Sim, você pode usar um modelo pronto, mas é crucial adaptá-lo ao tema proposto. Isso porque o uso inadequado pode resultar em perda de pontos na Competência 3 devido à argumentação fraca ou desconexa. Está se preparando para o Enem e não sabe se pode usar modelo de redação? Confira nesta videoaula completa a professora Chaiany Farias te explicando tudo sobre o assunto e te ajudando a mandar bem na redação! Como elaborar uma redação correta? Primeiramente, para elaborar uma redação correta, você deve seguir a estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução, apresente o tema e sua tese. No desenvolvimento, expanda seus argumentos com clareza e coesão. Por fim, na conclusão, apresente uma proposta de intervenção. Como iniciar uma redação exemplo? Iniciar a redação com uma citação ou referência histórica pode ser uma boa estratégia. Por exemplo: “A Constituição Federal, promulgada em 1988, garante a todos os cidadãos brasileiros o direito à educação.” No entanto, na prática, essa garantia ainda enfrenta desafios significativos. Como se fazer uma boa redação passo a passo? Por fim, agora que você aprendeu como usar um modelo de redação nota 1000 pronto de forma eficaz, está preparado para encarar o ENEM 2024 com confiança. Utilize os critérios de correção, adapte o modelo ao tema proposto e garanta uma boa nota. E não se esqueça de acessar nossa plataforma para mais dicas e correções de redação personalizadas. Vamos juntos alcançar a nota 1000! 🚀

Juízo de Valor: como usar na Redação, exemplos

🎓 E aí, RedAluno! Sabia que utilizar juízos de valor pode elevar a qualidade da sua redação? Eles ajudam a expressar suas opiniões de forma clara e convincente, contribuindo para a argumentação e garantindo pontos preciosos na competência 3 do ENEM, que avalia a seleção, organização, interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Vamos explorar o que é juízo de valor, como usá-lo e exemplos para você arrasar na sua próxima redação! ✍️📚 O que é Juízo de Valor na Redação? Juízo de valor é a avaliação que fazemos com base em nossos gostos, percepções individuais e fatores culturais, sentimentais e ideológicos. Na redação, essas palavras expressam opiniões e julgamentos, sendo cruciais para indicar a posição do autor. Utilizá-los corretamente pode garantir que você pontue bem na competência 3, focada em argumentação e construção de sentido. O que é um Juízo de Valor? Exemplos Um juízo de valor avalia algo com base em critérios subjetivos, refletindo a opinião do autor. Exemplos incluem adjetivos como “necessário”, “prejudicial”, “inovador”, e frases que expressam julgamentos, como “é fundamental” ou “é imprescindível”. O que é Juízo de Valor no Texto? No texto, o juízo de valor aparece quando o autor faz uma afirmação que expressa uma avaliação subjetiva. Por exemplo, “é essencial implementar políticas públicas para combater a desigualdade” utiliza um juízo de valor (“essencial”) para reforçar o argumento. Quais são as palavras com Juízo de Valor? Palavras com juízo de valor incluem adjetivos e expressões que refletem julgamentos subjetivos. Aqui estão 50 palavras chiques com juízo de valor para elevar sua redação: Frases de persuasão na Redação para Juízo de Valor Agora que você entende o que é juízo de valor e como usá-lo na sua redação, está mais preparado para construir argumentos sólidos e persuasivos. Lembre-se de utilizar essas palavras e expressões para enriquecer sua argumentação e garantir uma boa pontuação na competência 3 do ENEM. E para praticar ainda mais, não esqueça de acessar  nossa plataforma, onde você encontrará centenas de temas de redação e correções detalhadas para aprimorar suas habilidades. Vamos lá, RedAluno, conquiste sua nota 1000! 🎉✍️📚

As políticas públicas e o combate à obesidade infantil em comunidades carentes | Tema de redação

A obesidade infantil é um problema crescente e alarmante, especialmente em comunidades carentes. No dia 3 de junho, celebramos o Dia da Conscientização contra a Obesidade Mórbida Infantil, uma data crucial para chamar a atenção e conscientizar a população sobre a importância dos cuidados preventivos e do combate a essa grave questão de saúde pública. Pesquisas do Ministério da Saúde indicam que 12,9% das crianças brasileiras de 5 a 9 anos são obesas, enquanto 18,9% dos adultos estão acima do peso. Esses números mostram a urgência de abordarmos o problema com seriedade e ação efetiva. Neste post, vamos explorar como as políticas públicas podem ajudar a combater a obesidade infantil em comunidades carentes. Discutiremos as causas, consequências, e soluções possíveis, bem como apresentaremos repertórios valiosos para entender melhor esse desafio. Que tal praticar e refletir sobre como podemos contribuir para um futuro mais saudável para nossas crianças? Vamos lá! Proposta de redação sobre obesidade infantil A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “As políticas públicas e o combate à obesidade infantil em comunidades carentes” apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.  Desse modo, selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista. Instruções para redação sobre obesidade infantil Textos motivadores sobre obesidade infantil Texto I A obesidade em crianças e adolescentes é multifatorial. Condições genéticas, individuais, comportamentais e ambientais podem influenciar no estado nutricional. O relatório público do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional, com dados de pessoas acompanhadas na Atenção Primária à Saúde, aponta que, até meados de setembro de 2022, mais de 340 mil crianças de 5 a 10 anos de idade foram diagnosticadas com obesidade. Em 2021, a APS diagnosticou obesidade em 356 mil crianças dessa mesma idade. Atualmente, a região Sul possui 11,52% de crianças obesas nessa faixa etária, maior índice do País. Em seguida aparecem as regiões Sudeste, com 10,41%; Nordeste, com 9,67%; Centro-Oeste, com 9,43%; e Norte, com 6,93% das crianças acompanhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região. Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/setembro/acompanhadas-pelo-sus-mais-de-340-mil-criancas-brasileiras-entre-5-e-10-anos-possuem-obesidade Texto II A necessidade de isolamento social instituída pela pandemia e a mudança de rotina que ela acarretou, em especial a diminuição de exercícios físicos, refletiu no aumento de peso em crianças e jovens. Segundo o boletim do Observa Infância, o período de 2019 a 2021 chama a atenção para um crescimento de 6,08% de crianças até 5 anos com sobrepeso ou obesas. Entre os adolescentes brasileiros houve um aumento de 17,2% no número de jovens.   “A obesidade infantil e de adolescentes no Brasil ainda é uma grande preocupação de saúde pública. Apesar de observarmos uma queda nos últimos anos, o Brasil ainda possui números acima da média global e da América Latina. Nos anos de pandemia, observamos um aumento nos índices de obesidade infantil possivelmente consequência do aumento no consumo de ultraprocessados durante o período de isolamento”, alerta Cristiano Boccolini, pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e coordenador do Observa Infância. Fonte: https://portal.fiocruz.br/noticia/obesidade-em-criancas-e-jovens-cresce-no-brasil-na-pandemia Texto III Por que a obesidade continua a crescer? De antemão, o maior desafio da obesidade é o fato de essa ser uma doença multifatorial. Por esse motivo, trata-se de uma condição complexa, pois exige ações em diversos setores, não só da saúde. Isso significa dizer que a oferta de alimentos, assim como a sua qualidade, influencia no surgimento da doença. Os ambientes e locais que as pessoas frequentam podem favorecer ou não a obesidade, o que é chamado de ambientes obesogênicos, e estimular a alimentação inadequada, o comportamento sedentário e a inatividade física. Os hábitos também impactam nas escolhas alimentares, assim como as questões econômicas. Até mesmo a infraestrutura de uma cidade é considerada um fator para o surgimento e crescimento da doença. E já que a obesidade é um desafio global para a saúde e para a sociedade, é necessário adotar estratégias efetivas em todo o mundo para prevenir e deter o avanço do problema. Mas a transformação também pode e deve acontecer localmente. A execução de estratégias em nível municipal é possível e necessária para reverter o cenário e prevenir os danos: – Investimento na Atenção Primária à Saúde (APS) para o monitoramento da situação alimentar e nutricional e para a promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar adequada e saudável em crianças menores de 2 anos; – Tornar as cidades favoráveis ao acesso a uma alimentação saudável e à prática de atividade física com estruturas adequadas e segurança; – Veiculação de campanhas efetivas de comunicação em saúde; – Valorização da escola como um ambiente aliado a esta causa, inclusive para a prática da atividade física e para a restrição da oferta de alimentos não saudáveis; – Implementação de políticas fiscais e medidas regulatórias para facilitar o acesso aos alimentos saudáveis e reduzir o acesso e a exposição aos alimentos não saudáveis. Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-ter-peso-saudavel/noticias/2022/como-seu-municipio-pode-avancar-na-prevencao-da-obesidade-infantil Texto IV Fonte: https://www.crefsp.gov.br/comunicacao/noticias/3-de-junho-dia-da-conscientizacao-contra-a-obesidade-morbida-infantil Repertórios para o tema de redação sobre obesidade infantil 1. Filmes: • “Super Size Me” (2004): Um documentário que explora os impactos da alimentação de fast food na saúde. Ele destaca a importância de políticas públicas na promoção de dietas saudáveis e na regulação da indústria alimentícia. • “Wall-E” (2008): Embora seja uma animação, o filme apresenta uma sociedade futurista onde a obesidade é comum devido à vida sedentária e à dependência de alimentos processados, sublinhando a necessidade de intervenções políticas para promover estilos de vida saudáveis. 2. Séries: • “Jamie Oliver’s Food Revolution” (2010): Esta série documenta os esforços do chef Jamie Oliver para melhorar a alimentação nas escolas americanas, ressaltando a importância de políticas públicas na educação nutricional. • “The Magic School Bus” (Episódio: “Ready, Set, Dough”): Este episódio aborda a importância da nutrição, mostrando como a educação e a informação podem influenciar hábitos alimentares saudáveis desde a infância. 3. Legislações: • Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA):