Texto 1

Na sociedade contemporânea, diagnósticos de depressão têm sido cada vez mais frequentes. Os fatos e os números são alarmantes. Trata-se da terceira causa de morte no mundo entre a população adulta e a segunda entre adolescentes e adultos jovens.

E o suicídio é um dos problemas médico-sociais mais relevantes. Estima-se que cada médico atenda, diariamente, sem o saber ou perceber, a pelo menos seis suicidas em potencial.

Cerca de 20% da população mundial irá apresentar o quadro da doença ao longo da vida. Tal número significa dizer que uma em cada cinco pessoas desenvolverá a patologia.

A incidência é mais comum na idade mais produtiva do ser humano (entre 20 e 45 anos). Os dados são fornecidos pelo psiquiatra e coordenador da equipe de psiquiatria do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Vladimir Bernik.

Fonte: http://depressaoentenda.blogspot.com/2011/02/depressao-impactos-sobre-sociedade.html

enem 2020
Assinar agora

Texto 2

A depressão afeta 322 milhões de pessoas no mundo, segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quinta-feira (23/02/2017) referentes a 2015. Em 10 anos, de 2005 a 2015, esse número cresceu 18,4%. A prevalência do transtorno na população mundial é de 4,4%.

Já no Brasil, 5,8% da população sofre com esse problema, o que afeta um total de 11,5 milhões de brasileiros. Segundo os dados da OMS, o Brasil é o país com maior prevalência de depressão da América Latina e o segundo com maior prevalência nas Américas, ficando atrás somente dos Estados Unidos, que têm 5,9% de depressivos.

Fonte: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/depressao-cresce-no-mundo-segundo-oms-brasil-tem-maior-prevalencia-da-america-latina.ghtml

Texto 3

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/-shBhS7y53J0/Vl8BCAyPZvI/AAAAAAAAc84/cC_bm8VA45w/s1600/vereda-tropical-depressao-a-3m.jpg

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Depressão e seus impactos na sociedade brasileira, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa do seu ponto de vista.

QUERO USAR ESSE TEMA!


Tema de redação: A questão indígena e a educação

Tema de redação: As altas taxas de feminicídio no Brasil

Tema de Redação: A ambição humana e suas consequências

10 possíveis temas para o Enem 2018

 

Comentários do Facebook