logo redação online

Técnicas de para aumentar a produtividade nos estudos

Conheça mais uma dica do Redação Online para melhorar sua produtividade!

Sabemos que se matar de estudar não vai ajudar muita coisa, o correto é desenvolver algumas técnicas para facilitar os estudos. Estudar tudo de uma vez só, não vai te ajudar a se dar bem no vestibular ou aprender tudo que você precisa em poucas horas, pois seu cérebro não é uma máquina incansável. Venha ver Técnicas de para aumentar a produtividade nos estudos.

Normalmente quando vai se aproximando o dia da prova, o aluno costuma se desesperar e quer aprender tudo de uma só vez. Mas para realizar isso com sucesso, você precisa entender algumas técnicas que vão aumentar sua produtividade nos estudos. Então vamos lá!

Getting Things Done (GTD)

A ideia é anotar em um caderno ou aplicativo tudo o que vem à sua cabeça: coisas a fazer, ideias, informações, etc. Depois, de acordo com prazos, projetos e contextos você deve organizar o que foi anotado para ver por onde deve começar a trabalhar.

Técnica Pomodoro

A metodologia consiste em manter o foco em determinada atividade por 25 minutos consecutivos (o chamado Pomodoro). Ao fim deste período, sugere-se uma pausa rápida, algo entre 3 e 5 minutos, para realizar atividades pendentes como responder o whatsapp, fazer uma ligação ou o que preciso for. A cada 4 Pomodoros, uma pausa maior é concedida. Algo entre 15 minutos. É a técnica mais recomendada, justamente pelo fato de exigir a concentração pelo tempo que o seu cérebro consegue se manter focado.

Strict Workflow

Strict Workflow é uma extensão para navegador que auxilia no uso da técnica Pomodoro. Durante os 25 minutos do ciclo de trabalho, ela bloqueia o acesso a sites de distração como Facebook, Twitter e Youtube. Você pode editar essa lista e acrescentar outros endereços.

Todoist

Gerenciador de listas de tarefas que possui espaços para lembretes, prazos e anotações, além de permitir marcações em categorias como projetos ou subprojetos. Você pode utilizá-lo somente através do site, mas também há versões de aplicativos para smartphones e extensões para navegadores.

Toggl

Com o Toggl, é possível contabilizar o tempo gasto com cada atividade. A ideia é que se inicie a contagem sempre junto ao começo de cada tarefa. Com esses dados, a ferramenta gera relatórios detalhados de como você gasta seu tempo, o que pode te ajudar a pensar em uma maneira melhor de gerenciar suas atividades — além de mostrar, obviamente, quanto tempo você perde com distrações.

Young woman sketching.

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes