logo redação online

A superexposição de relacionamentos nas redes sociais brasileiras e os reflexos na privacidade e saúde mental dos envolvidos | Tema de redação

A superexposição de relacionamentos nas redes sociais brasileiras e os reflexos na privacidade e saúde mental dos envolvidos

Já sentiu aquela pressão de postar a selfie perfeita com seu parceiro? É, a gente sabe que é difícil resistir ao poder das redes sociais, mas precisamos falar sobre os perigos da superexposição de relacionamentos. 

Esse será o tema da redação Enem desta semana – e vamos entender por que a superexposição pode ser uma armadilha.  

Acerte seu cronômetro e escreva uma dissertação argumentativa sobre “A superexposição de relacionamentos nas redes sociais brasileiras e os reflexos na privacidade e saúde mental dos envolvidos.”
Use os textos motivadores abaixo para enriquecer sua redação e pense nas propostas de intervenção para o problema.

Texto 1 sobre superexposição de relacionamentos

Qual a fronteira entre a exposição e a superexposição?

Superexposição se caracteriza justamente pelo “super”, isto é, o exagero e o volume de detalhes que as pessoas publicam em contextos que nem sempre são apropriados. Assim como fora da rede, precisamos avaliar o que merece ser compartilhado dependendo do contexto, das pessoas que terão acesso e do tema da conversa.  Se avaliar os limites do que é superexposição de si mesmo é bem difícil, avaliar os limites da superexposição dos outros pode ser mais fácil. Muitas pessoas que amam compartilhar infinitos detalhes de sua intimidade às vezes se sentem no direito de também expor os detalhes da vida dos amigos, parentes, colegas de trabalho e filhos.

Nesses casos, os problemas são gerados de forma indireta e pessoas que nem usam tanto os sites de redes sociais acabam sendo superexpostas por outras, às vezes sem nem saber o que se passa nos ambientes digitais. Sabemos que a web nos proporciona um mundo de possibilidades. Novas amizades são feitas, milhares de fotos e vídeos são compartilhados e, cada vez mais, as pessoas sabem dos nossos gostos, crenças, opiniões e até sobre nossa intimidade em apenas um clique. Pessoas conhecidas, ou não. E é nesse ponto que a superexposição representa um perigo que extrapola as fronteiras da rede e pode nos colocar em situações de riscos reais, fora das telas dos computadores.

fonte: new safernet org – qual fronteira entre exposição e superexposição

Texto 2

Compartilhamento excessivo de relacionamento nas redes sociais

Pessoas que postam constantemente sobre como estão apaixonadas por seu parceiro incrivelmente incrível estão compensando a falta de profundidade emocional e conexão em seu relacionamento.

Mas se outras pessoas acham que as coisas estão ótimas, então elas têm que ser, certo?! Ou as coisas estão uma m* no relacionamento deles e eles estão compartilhando demais desde o início, então eles precisam manter as aparências agora.

Não há razão para que todo o seu relacionamento precise ser detalhado por meio de postagens nas redes sociais, exceto que você é realmente inseguro e precisa desesperadamente de validação externa. O Facebook tem toda essa coisa de mensagens privadas, ou existe uma nova tecnologia maluca chamada mensagens de texto que todas as crianças estão usando.
traduzido livremente de psiloveyou – relationship oversharing on social media

Texto 3

Casais que não expõem a relação na internet são mais felizes, diz estudo

É muito comum ver casais compartilhando momentos especiais da vida a dois nas redes sociais. No entanto, um estudo publicado pela revista científica Personality and Social Psychology Bulletin mostrou que esse hábito pode ser prejudicial à felicidade do casal. 

Conforme o estudo, casais que publicam de forma exagerada detalhes e fotos da relação são ansiosos e inseguros. Essas características, de acordo com os pesquisadores, geram problemas no relacionamento. Por outro lado, casais que evitam expor sua vida na internet são mais felizes, pois preferem viver os momentos reais ao lado da pessoa amada. 

Para o especialista em relacionamentos Caio Bittencourt, as redes sociais são responsáveis por colocar muita pressão nas relações amorosas. “Além da pressão de manter a imagem do relacionamento feliz, se criam expectativas irreais fazendo com que se espere a perfeição no seu parceiro ou parceira, o que é algo absurdo e impossível”, afirma.
fonte: terra – casais que não expoem a relação na internet são mais felizes diz estudo

Texto 4

Compartilhamento excessivo e seu impacto na saúde mental

Compartilhamento excessivo e TDAH

A maioria das pessoas divulga erroneamente fatos que provavelmente não deveriam ter divulgado em algum momento de suas vidas. Podem ser informações confidenciais sobre outra pessoa ou uma pequena conversa estranha. No entanto, o “compartilhamento excessivo” pode ser um problema mais comum para muitas pessoas com TDAH.

Dizer algo privado ou impróprio na situação errada ou para a pessoa errada é compartilhar demais. Pessoas com TDAH muitas vezes não fazem isso de propósito. Às vezes, eles podem não estar cientes de que estão falando incorretamente ou fornecendo informações excessivas. Alternativamente, eles podem não conseguir fazer uma pausa e pensar antes de falar.

O compartilhamento excessivo causa problemas por vários motivos. Com habilidades de funções executivas, como controle de impulsos, algumas pessoas podem ter dificuldades. Ou podem lutar contra baixa autoestima e habilidades sociais. As crianças podem se comunicar demais apenas para serem notadas ou para serem legais.
traduzido livremente de psychologs – oversharing and its impact on mental health

Repertórios socioculturais relacionados ao tema “A superexposição de relacionamentos nas redes sociais brasileiras e os reflexos na privacidade e saúde mental dos envolvidos.”

opinião – o apresentador Tiago Leifert se manifestou contrário à superexposição de relacionamentos íntimos e aqui ele explica por quê.

artigo – este é um repertório que ajuda na proposta de intervenção também.  

vídeo – uma psicóloga explica por que certos casais famosos expõem detalhes da vida privada em redes sociais – é bem interessante!

reportagem – veja a reação do público à superexposição em rede social deste casal de celebridades e cite-o!

legislação – a superexposição pode acabar em crime, e você precisa saber quando isso acontece – leia agora!

vídeo – um psicólogo fala sobre o caso de Andressa Suita e Gusttavo Lima, que expunham a vida pessoal em rede social, e posteriormente se separaram

reportagem – ao ler esta matéria você entenderá as consequências da superexposição de Luisa Sonza e Chico Moedas nas redes sociais.

notícia – às vezes a superexposição de casos íntimos vira caso de polícia, como este ocorrido em SP.

opinião – vai ser útil na sua redação incluir o parecer de alguém da área jurídica, e aqui vai um conteúdo com ótimos argumentos sobre a superexposição de relacionamentos em rede social.
reportagem –conheça o caso de Geisy Arruda e de que forma ela expôs seu relacionamento nas redes sociais.

Gostou deste tema para o Enem? Já tinha pensado nele? Envie sua redação sobre a superexposição de relacionamentos nas redes sociais e os reflexos na privacidade e saúde mental dos envolvidos para nossa equipe. Ela vai descobrir falhas que você não consegue perceber sozinho.

POSTS RELACIONADOS