Resenha comum e resenha crítica: O que são e como fazê-las?

Talvez você se lembre de ter ouvido falar sobre a resenha na escola (ou até de ter escrito alguma), mas, por diversos motivos, o ensino da resenha não tem sido estimulado nas escolas.

Isso porque a resenha não é considerada, pelos mais desavisados, um gênero textual usual, como a receita ou a notícia, e então a escola simplesmente decidiu não dar tanto espaço a ela. É só verificar quantas páginas nos livros didáticos são dedicadas a esse tema e se surpreender com o resultado.

A verdade é que a resenha está presente em nosso dia, afinal, quem já não leu em grupos de redes sociais uma resenha, ainda que informal, sobre o novo filme que entrou no catálogo de uma plataforma de streaming?

Da mesma maneira, temos o costume de procurar saber melhor sobre as novas estreias do cinema ou sobre o livro lançado pelo autor de quem gostamos ou cujo tema nos interessa. Todas essas produções escritas que dão conta de resumir e apresentar as características essenciais de uma obra (livro, filme, peça de teatro, exposição etc.) são consideradas resenhas.

Existem vários tipos de texto que são usados com a função de resumir, a esses, damos o nome de resumo (em suas mais variadas formas); mas, além de resumir, é possível ainda acrescentar uma avaliação e/ou discutir a validade e importância daquilo que se está resumindo e apresentando e essas são as resenhas.

Há dois tipos de resenhas:

episode 8 abc GIF by The Bachelor

A resenha comum é aquela que se caracteriza por resumir, apresentando as características essenciais, um livro, uma peça, um filme, entre outras produções artísticas.

Já a resenha crítica, como o próprio nome nos faz imaginar, inclui, além da parte do resumo, parágrafos de análise e de apreciação da qualidade com base em argumentos. Por se tratar de um gênero argumentativo, você verá que a resenha crítica tem muitas características do texto dissertativo-argumentativo, nosso velho conhecido das redações do ENEM e vestibulares.

Características e partes de uma resenha

A resenha é um gênero discursivo, o que significa dizer que suas formas são estáveis e que o tipo de texto é facilmente reconhecido, afinal, é difícil encontrar alguém que confunda um conto com uma bula de remédio, não é mesmo?

É plenamente possível utilizarmos a resenha como método de estudo dos livros que lemos, dos filmes a que assistimos e das exposições das quais participamos, aliás, esse é um excelente recurso para estudarmos, já que precisaremos desenvolver duas habilidades para que a resenha seja escrita: a de resumir e a de argumentar.

Já te contamos que a resenha crítica (modelo mais usado e o que mais nos interessa aqui) faz parte da mesma “família” do texto dissertativo-argumentativo e isso se evidencia nas suas partes.

Todas as resenhas críticas contêm um título e um olho (pequeno parágrafo abaixo do título e que funciona como uma síntese bastante objetiva do assunto do texto). Esses dois elementos iniciais situam o leitor a respeito do tema a ser tratado. Muitas vezes, o olho traz, de forma sutil, algum juízo de valor do autor do texto.

O primeiro parágrafo, claro, você já sabe, é a introdução. Nela, é necessário apresentar a obra que está sendo resenhada trazendo suas características básicas (por exemplo, no caso de um livro, o título, o autor, o gênero, a data de publicação, o número de páginas, a editora, o valor médio etc.).

Além disso, é na introdução que você conta a que universo, a que contexto o objeto resenhado pertence. É um filme de suspense? Uma animação infantil? Um livro de Filosofia para acadêmicos da área? É essa atividade de se vincular o objeto a um contexto que faz com que o leitor analise se a resenha é útil para ele ou não.

Após a introdução, temos o desenvolvimento, que costuma ocupar entre dois e três parágrafos, apesar de que o tamanho de uma resenha não é fixo, mas não costuma ser muito extenso, variando comumente entre quatro e seis parágrafos.

No desenvolvimento, a obra é resumida e apresentada ao leitor com mais profundidade, esse é o momento de marcar suas características específicas, de expressar o que o tema tem de especial e significativo.

É também no desenvolvimento que o autor do texto argumenta. Existem muitas técnicas de argumentação, como já te contamos aqui na página, e uma das mais comuns em resenhas críticas é a comparação.

O autor inclui nos parágrafos obras do mesmo tipo para demonstrar que o objeto resenhado é superior ou inferior aos outros exemplos, a depender de como o escritor quer conduzir o texto.

Determinar se o objeto resenhado é superior ou inferior a outros do mesmo tipo depende do ponto de vista do autor do texto, mas essa determinação não pode ter apenas a opinião própria como elemento argumentativo.

O escritor precisa acrescentar, ao lado de sua opinião pessoal sobre a obra, argumentos que deem validade ao que ele diz, assim como no texto dissertativo-argumentativo. A argumentação pode, inclusive, utilizar trechos ou extratos da própria obra em questão, além de se valer da técnica da comparação, como já te contamos acima.

A conclusão é o parágrafo que mais se diferencia da clássica conclusão do texto dissertativo-argumentativo, pois aqui não serão apresentadas propostas de solução a nenhum problema, mas sim apenas um fechamento do texto, reafirmando o ponto de vista do escritor.

Quando falamos em reafirmar, muitas pessoas acham que essa é uma tarefa de repetição. Não, querido leitor, mil vezes não! Reafirmar não consiste em repetir aquilo que já foi dito, mas sim fechar as ideias de modo que o leitor compreenda o valor da sua avaliação a respeito da obra, mesmo que não concorde com ela.

ah GIF by Foo Fighters

Não são poucos os manuais que dizem que a resenha tem por objetivo convencer o leitor a ler, visitar ou assistir a algo e isso não poderia ser uma mentira maior. Aqui, vale a máxima: você não é obrigado (a) a nada, nem mesmo a convencer o leitor.

O objetivo central de uma resenha crítica é que o leitor (que pode ser você mesmo, num tempo futuro, se a resenha for utilizada enquanto método de estudo) compreenda as características gerais da obra, situe o objeto a um contexto e consiga compreender por que aquela obra tem qualidade ou deixa de ter, porém, se ele vai concordar com seu ponto de vista ou se será convencido ou não a ler, visitar ou assistir, já é outra história bastante diferente.

Contexto de circulação e linguagem

Contamos lá em cima para você que a resenha é um gênero discursivo e que isso equivale a dizer que ela tem características mais fixas e específicas, sendo assim, o contexto em que encontramos a resenha e a linguagem que é utilizada também têm padrões particulares.

As resenhas estão desde as redes sociais até os sites especializados, passando por revistas e jornais. Você já deve ter reparado que revistas que são destinadas a um público geral, como a Veja e a Época, por exemplo, sempre têm uma seção destinada a contar sobre as estreias do cinema, exposições e lançamentos de livros. Essas seções são recheadas de resenhas e você pode se inspirar nelas para entender melhor sua estrutura.

Os leitores das resenhas são aqueles interessados no assunto. As resenhas não são escritas para um público indeterminado, mas sim para pessoas que gostam de certo assunto, têm interesse em saber sobre as novidades do segmento e possuem, inclusive, certo conhecimento sobre a temática. O nível do conhecimento determinará quão específica a resenha será. Quanto maior o conhecimento, maior o nível de especificidade (incluindo assim mais detalhes na apresentação e análise da obra).

O público leitor, além definir a profundidade do texto, também determina como será a linguagem da resenha. Objetos destinados ou de interesse de pessoas mais jovens (também publicados em contextos mais acessados por esses públicos) podem conter expressões informais, gírias etc.

Já resenhas que vão circular em meios mais gerais, em que não há apenas um público leitor, como jornais e revistas de variedades, frequentemente precisam ter uma linguagem formal, mas compreensível.

Se você estiver utilizando a resenha enquanto método de estudos (e esperamos que sim), escolha a linguagem que for mais clara e que funcione melhor para você, pois o leitor será você mesmo.

Ao longo de nosso período preparatório para um grande teste, lemos muitas obras e assistimos a diversos filmes, documentários e séries. É quase impossível lembrar-se de tudo apenas por força da memória, por isso, recomendamos essa forma de registro.

Shaun The Sheep Movie Ok GIF

O planejamento, a escritura e a revisão de uma resenha

Ainda que sua resenha seja escrita apenas para você, é importante seguir as três partes básicas da produção de um texto, pois elas garantem (ou ao menos facilitam) uma construção de maior qualidade.

Para fazer o planejamento de uma resenha, os passos comuns são:

  • Selecionar o objeto a ser resenhado: que tanto pode ser algo de que você tenha gostado muito ou tenha detestado;
  • Pensar nos pontos principais do objeto. No caso de filmes e livros, qual é o assunto? Qual o gênero? Como a trama se desenrola? Enfim, faça um rascunho contendo as informações essenciais sobre o tema;
  • Definir a sua opinião sobre o objeto: o objeto tem qualidade ou não? Por quê?
  • Encontrar sustentação para suas argumentações: após ter definido os seus porquês para dizer que o objeto tem ou não qualidade, é preciso buscar comprovações do que você diz, fazer comparações, selecionar pontos de vista de especialistas no assunto etc.;
  • Pesquisar materiais afins: que outras obras do mesmo autor ou do mesmo tipo podem estabelecer afinidade com o tema resenhado?
  • Ter atenção à conclusão. A conclusão precisa ser coerente com o que você construiu ao longo da resenha. De nada adiantará apontar vários fatos afirmando que um filme não tem qualidade e incentivar as pessoas a assisti-lo no final.

Para a fase da escritura, já te contamos quais são os principais pontos nos tópicos acima sobre estrutura e linguagem.

A última etapa de uma produção textual é a revisão e possíveis correções/reescrituras. Para revisar sua resenha, encontre respostas às seguintes questões:

  • Minha resenha contém título e olho? O olho encaminha o texto para um tema específico ou está servindo apenas como “enfeite”?
  • Todas as informações essenciais (ou a grande maioria delas) do objeto resenhado estão na introdução de forma tão clara que uma pessoa que não leu o livro ou não assistiu ao filme consiga compreender do que se está falando?
  • Meu ponto de vista está presente entre a introdução e o desenvolvimento?
  • Meu desenvolvimento apresenta argumentos sólidos?
  • Os argumentos selecionados são coerentes com meu ponto de vista?
  • A conclusão faz uma retomada (sem repetição) de meu ponto de vista?
  • A linguagem empregada é adequada ao contexto de circulação e ao público leitor?
  • Mesmo sabendo que a opinião na resenha é minha, tomei o cuidado de não usar pronomes pessoais ou possessivos de primeira pessoa (tanto no singular quanto no plural) e verbos conjugados em primeira pessoa?
  • Se minha resenha está sendo feita enquanto método de estudo, daqui um ano, o texto continuará claro e relevante sem que eu tenha de buscar outras informações?

Após responder a essas questões, reflita se será necessário reescrever ou reestruturar alguma parte de sua resenha.

Interested Drama GIF by Bounce

Exemplos de boas resenhas

Já te adiantamos que você pode encontrar bons exemplos de resenhas enquanto referência de como fazer em revistas de assuntos gerais e jornais, principalmente os dominicais.

Além disso, há muitos blogs, sites e canais no YouTube especializados em resenhas de segmentos diversos. Vamos deixar aqui sugestões de canais centrados nas resenhas de livros, filmes e séries.

Livros:

– Tatiana Feltrin

youtube – Canal tatianagfeltrin

– Ler Antes de Morrer

youtube – canal Ler Antes de Morrer

Filmes e séries:

– Super oito:

youtube – Super Oito

– Pipocando:

youtube – Pipocando

Este foi mais um texto de nossa série sobre métodos de estudo. Esperamos que tenha sido útil para você.

Leia também:

Como fazer um resumo eficiente?

Como estudar redação para concursos?

10 erros que você NÃO DEVE cometer na redação do ENEM

Planejamento de Dissertação

A pontuação como aliada na construção de sentido

POSTS RELACIONADOS

Modelo de Redação nota 1000 para o ENEM 2024

📚 E aí, RedAluno! Sabia que usar um modelo de redação nota 1000 pronto pode ser uma estratégia eficaz se você souber como encaixar o tema de forma adequada? Utilizar modelos prontos pode facilitar sua escrita, mas é essencial que você domine a estrutura da redação e os critérios de correção do ENEM. Vamos aprender a fazer isso de forma eficiente e, no final, você terá um modelo pronto que pode adaptar para qualquer tema! 🚀 Como usar modelos prontos de redação nota 1000 na redação? Para usar modelos prontos, você deve estar atento a alguns pontos cruciais: Critérios de Correção do ENEM: Modelo pronto de Redação para qualquer tema Modelo pronto de Introdução:  “A Constituição Federal, promulgada em 1988, prevê para todos os cidadãos o direito à/ao __________ (área relacionada ao tema). Entretanto, na prática, essa garantia é deturpada, visto que o/a __________ (tema) ainda é uma realidade na sociedade nacional. Desse modo, tal cenário nefasto ocorre tanto pela negligência governamental (argumento 1), como também devido à falta de debate (argumento 2).” Modelo pronto de Desenvolvimento 1 (Ineficácia dos setores governamentais):  “Diante desse cenário, é fulcral pontuar que o problema deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam __________ (problema relacionado ao tema). Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população. Entretanto, isso não ocorre no Brasil devido à falta de atuação do Estado __________ (colocar problema relacionado ao tema), consequentemente __________ (colocar consequência). Logo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.” Modelo de Desenvolvimento 2 (Falta de debate):  “Ademais, é imperativo ressaltar que a falta de debate impulsiona __________ (problema relacionado ao tema). Nesse sentido, Habermas traz uma contribuição relevante ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Desse modo, para que um problema como __________ (problema relacionado ao tema) seja resolvido, faz-se necessário debater sobre __________ (solução para o problema relacionado ao tema). Assim, trazer à pauta __________ (colocar o tema) e debatê-lo amplamente aumentaria a chance de atuação nele.” Modelo pronto de conclusão: “Portanto, torna-se essencial mitigar os obstáculos ligados ao/a __________ (insira o tema aqui). Nesse sentido, compete ao Ministério Y, que tem o dever de incentivar o/a __________ (detalhe específico), tanto implementar __________ (iniciativa relacionada à tese 1) quanto promover __________ (iniciativa relacionada à tese 2). Essas ações estratégicas, executadas por meio de __________ (método ou estratégia), visam à/ao __________ (resultado esperado). Assim, almeja-se que __________ (conclusão ou expectativa futura).” Pode usar modelo pronto na redação? Sim, você pode usar um modelo pronto, mas é crucial adaptá-lo ao tema proposto. Isso porque o uso inadequado pode resultar em perda de pontos na Competência 3 devido à argumentação fraca ou desconexa. Está se preparando para o Enem e não sabe se pode usar modelo de redação? Confira nesta videoaula completa a professora Chaiany Farias te explicando tudo sobre o assunto e te ajudando a mandar bem na redação! Como elaborar uma redação correta? Primeiramente, para elaborar uma redação correta, você deve seguir a estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução, apresente o tema e sua tese. No desenvolvimento, expanda seus argumentos com clareza e coesão. Por fim, na conclusão, apresente uma proposta de intervenção. Como iniciar uma redação exemplo? Iniciar a redação com uma citação ou referência histórica pode ser uma boa estratégia. Por exemplo: “A Constituição Federal, promulgada em 1988, garante a todos os cidadãos brasileiros o direito à educação.” No entanto, na prática, essa garantia ainda enfrenta desafios significativos. Como se fazer uma boa redação passo a passo? Por fim, agora que você aprendeu como usar um modelo de redação nota 1000 pronto de forma eficaz, está preparado para encarar o ENEM 2024 com confiança. Utilize os critérios de correção, adapte o modelo ao tema proposto e garanta uma boa nota. E não se esqueça de acessar nossa plataforma para mais dicas e correções de redação personalizadas. Vamos juntos alcançar a nota 1000! 🚀

Juízo de Valor: como usar na Redação, exemplos

🎓 E aí, RedAluno! Sabia que utilizar juízos de valor pode elevar a qualidade da sua redação? Eles ajudam a expressar suas opiniões de forma clara e convincente, contribuindo para a argumentação e garantindo pontos preciosos na competência 3 do ENEM, que avalia a seleção, organização, interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Vamos explorar o que é juízo de valor, como usá-lo e exemplos para você arrasar na sua próxima redação! ✍️📚 O que é Juízo de Valor na Redação? Juízo de valor é a avaliação que fazemos com base em nossos gostos, percepções individuais e fatores culturais, sentimentais e ideológicos. Na redação, essas palavras expressam opiniões e julgamentos, sendo cruciais para indicar a posição do autor. Utilizá-los corretamente pode garantir que você pontue bem na competência 3, focada em argumentação e construção de sentido. O que é um Juízo de Valor? Exemplos Um juízo de valor avalia algo com base em critérios subjetivos, refletindo a opinião do autor. Exemplos incluem adjetivos como “necessário”, “prejudicial”, “inovador”, e frases que expressam julgamentos, como “é fundamental” ou “é imprescindível”. O que é Juízo de Valor no Texto? No texto, o juízo de valor aparece quando o autor faz uma afirmação que expressa uma avaliação subjetiva. Por exemplo, “é essencial implementar políticas públicas para combater a desigualdade” utiliza um juízo de valor (“essencial”) para reforçar o argumento. Quais são as palavras com Juízo de Valor? Palavras com juízo de valor incluem adjetivos e expressões que refletem julgamentos subjetivos. Aqui estão 50 palavras chiques com juízo de valor para elevar sua redação: Frases de persuasão na Redação para Juízo de Valor Agora que você entende o que é juízo de valor e como usá-lo na sua redação, está mais preparado para construir argumentos sólidos e persuasivos. Lembre-se de utilizar essas palavras e expressões para enriquecer sua argumentação e garantir uma boa pontuação na competência 3 do ENEM. E para praticar ainda mais, não esqueça de acessar  nossa plataforma, onde você encontrará centenas de temas de redação e correções detalhadas para aprimorar suas habilidades. Vamos lá, RedAluno, conquiste sua nota 1000! 🎉✍️📚

As políticas públicas e o combate à obesidade infantil em comunidades carentes | Tema de redação

A obesidade infantil é um problema crescente e alarmante, especialmente em comunidades carentes. No dia 3 de junho, celebramos o Dia da Conscientização contra a Obesidade Mórbida Infantil, uma data crucial para chamar a atenção e conscientizar a população sobre a importância dos cuidados preventivos e do combate a essa grave questão de saúde pública. Pesquisas do Ministério da Saúde indicam que 12,9% das crianças brasileiras de 5 a 9 anos são obesas, enquanto 18,9% dos adultos estão acima do peso. Esses números mostram a urgência de abordarmos o problema com seriedade e ação efetiva. Neste post, vamos explorar como as políticas públicas podem ajudar a combater a obesidade infantil em comunidades carentes. Discutiremos as causas, consequências, e soluções possíveis, bem como apresentaremos repertórios valiosos para entender melhor esse desafio. Que tal praticar e refletir sobre como podemos contribuir para um futuro mais saudável para nossas crianças? Vamos lá! Proposta de redação sobre obesidade infantil A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “As políticas públicas e o combate à obesidade infantil em comunidades carentes” apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.  Desse modo, selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista. Instruções para redação sobre obesidade infantil Textos motivadores sobre obesidade infantil Texto I A obesidade em crianças e adolescentes é multifatorial. Condições genéticas, individuais, comportamentais e ambientais podem influenciar no estado nutricional. O relatório público do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional, com dados de pessoas acompanhadas na Atenção Primária à Saúde, aponta que, até meados de setembro de 2022, mais de 340 mil crianças de 5 a 10 anos de idade foram diagnosticadas com obesidade. Em 2021, a APS diagnosticou obesidade em 356 mil crianças dessa mesma idade. Atualmente, a região Sul possui 11,52% de crianças obesas nessa faixa etária, maior índice do País. Em seguida aparecem as regiões Sudeste, com 10,41%; Nordeste, com 9,67%; Centro-Oeste, com 9,43%; e Norte, com 6,93% das crianças acompanhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região. Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/setembro/acompanhadas-pelo-sus-mais-de-340-mil-criancas-brasileiras-entre-5-e-10-anos-possuem-obesidade Texto II A necessidade de isolamento social instituída pela pandemia e a mudança de rotina que ela acarretou, em especial a diminuição de exercícios físicos, refletiu no aumento de peso em crianças e jovens. Segundo o boletim do Observa Infância, o período de 2019 a 2021 chama a atenção para um crescimento de 6,08% de crianças até 5 anos com sobrepeso ou obesas. Entre os adolescentes brasileiros houve um aumento de 17,2% no número de jovens.   “A obesidade infantil e de adolescentes no Brasil ainda é uma grande preocupação de saúde pública. Apesar de observarmos uma queda nos últimos anos, o Brasil ainda possui números acima da média global e da América Latina. Nos anos de pandemia, observamos um aumento nos índices de obesidade infantil possivelmente consequência do aumento no consumo de ultraprocessados durante o período de isolamento”, alerta Cristiano Boccolini, pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e coordenador do Observa Infância. Fonte: https://portal.fiocruz.br/noticia/obesidade-em-criancas-e-jovens-cresce-no-brasil-na-pandemia Texto III Por que a obesidade continua a crescer? De antemão, o maior desafio da obesidade é o fato de essa ser uma doença multifatorial. Por esse motivo, trata-se de uma condição complexa, pois exige ações em diversos setores, não só da saúde. Isso significa dizer que a oferta de alimentos, assim como a sua qualidade, influencia no surgimento da doença. Os ambientes e locais que as pessoas frequentam podem favorecer ou não a obesidade, o que é chamado de ambientes obesogênicos, e estimular a alimentação inadequada, o comportamento sedentário e a inatividade física. Os hábitos também impactam nas escolhas alimentares, assim como as questões econômicas. Até mesmo a infraestrutura de uma cidade é considerada um fator para o surgimento e crescimento da doença. E já que a obesidade é um desafio global para a saúde e para a sociedade, é necessário adotar estratégias efetivas em todo o mundo para prevenir e deter o avanço do problema. Mas a transformação também pode e deve acontecer localmente. A execução de estratégias em nível municipal é possível e necessária para reverter o cenário e prevenir os danos: – Investimento na Atenção Primária à Saúde (APS) para o monitoramento da situação alimentar e nutricional e para a promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar adequada e saudável em crianças menores de 2 anos; – Tornar as cidades favoráveis ao acesso a uma alimentação saudável e à prática de atividade física com estruturas adequadas e segurança; – Veiculação de campanhas efetivas de comunicação em saúde; – Valorização da escola como um ambiente aliado a esta causa, inclusive para a prática da atividade física e para a restrição da oferta de alimentos não saudáveis; – Implementação de políticas fiscais e medidas regulatórias para facilitar o acesso aos alimentos saudáveis e reduzir o acesso e a exposição aos alimentos não saudáveis. Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-ter-peso-saudavel/noticias/2022/como-seu-municipio-pode-avancar-na-prevencao-da-obesidade-infantil Texto IV Fonte: https://www.crefsp.gov.br/comunicacao/noticias/3-de-junho-dia-da-conscientizacao-contra-a-obesidade-morbida-infantil Repertórios para o tema de redação sobre obesidade infantil 1. Filmes: • “Super Size Me” (2004): Um documentário que explora os impactos da alimentação de fast food na saúde. Ele destaca a importância de políticas públicas na promoção de dietas saudáveis e na regulação da indústria alimentícia. • “Wall-E” (2008): Embora seja uma animação, o filme apresenta uma sociedade futurista onde a obesidade é comum devido à vida sedentária e à dependência de alimentos processados, sublinhando a necessidade de intervenções políticas para promover estilos de vida saudáveis. 2. Séries: • “Jamie Oliver’s Food Revolution” (2010): Esta série documenta os esforços do chef Jamie Oliver para melhorar a alimentação nas escolas americanas, ressaltando a importância de políticas públicas na educação nutricional. • “The Magic School Bus” (Episódio: “Ready, Set, Dough”): Este episódio aborda a importância da nutrição, mostrando como a educação e a informação podem influenciar hábitos alimentares saudáveis desde a infância. 3. Legislações: • Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA):

Calendário dos Principais Vestibulares 2024

Primeiramente, sabemos a dificuldade que os vestibulandos enfrentam para se organizar. Por isso, preparamos um calendário completo dos principais vestibulares do Brasil para 2024. Aqui, sem dúvida, você encontrará as datas importantes para FUVEST, UNESP, ENEM, UNICAMP e UERJ. Afinal, não queremos que você nenhum prazo e esteja preparado para conquistar sua vaga com o Calendário vestibular 2024! Calendário vestibular 2024: principais vestibulares Nesse sentido, confira abaixo o calendário detalhado de cada vestibular e marque essas datas no seu calendário. Por isso, anote este conteúdo e não se esqueça de nenhum prazo importante. Além disso, lembre-se que cada um desses vestibulares possui uma prova de redação que avalia aspectos estruturais, gênero textual, modalidade formal, coerência, coesão, projeto de texto e atendimento ao tema. 📅 Calendário FUVEST 2024 O que é a FUVEST? A FUVEST é a Fundação Universitária para o Vestibular, responsável pelo processo seletivo para ingresso na Universidade de São Paulo (USP), ou seja, é um dos vestibulares mais concorridos do Brasil. Datas Importantes: Agora, confira este vídeo sobre como funciona a redação da FUVEST:A professora Chay preparou com carinho este vídeo para você aprender tudo o que precisa saber sobre a redação da FUVEST. 📅 Calendário UNESP 2024 O que é a UNESP? A UNESP (Universidade Estadual Paulista) é uma das principais universidades públicas do Brasil, conhecida por seu alto nível de ensino e pesquisa. Isso porque o vestibular UNESP é bastante concorrido e atrai milhares de candidatos todos os anos. Datas Importantes: Então, confira este vídeo sobre tudo o que você precisa ir bem na redação do vestibular da Unesp:A professora Chay explica detalhadamente os critérios de avaliação da banca VUNESP, já que é responsável pelo vestibular da UNESP. 📅 Calendário ENEM 2024 O que é o ENEM? O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Além disso, suas notas são utilizadas para ingresso em universidades públicas e privadas, bem como para obtenção de bolsas de estudo. Datas Importantes: Aliás, confira este vídeo sobre como escrever cada parágrafo da redação do Enem:A professora Chay ensina como estruturar cada parágrafo da redação do Enem. 📅 Calendário UNICAMP 2024 O que é a UNICAMP? A UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) é uma das principais universidades do Brasil, conhecida pela excelência acadêmica e pesquisa. Dessa forma, o vestibular da UNICAMP é altamente disputado. Datas Importantes: Confira este vídeo sobre como funciona a redação da Unicamp:A professora Chay preparou este vídeo com todas as informações sobre a redação da Unicamp. 📅 Calendário UERJ 2024 O que é a UERJ? A UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) é uma das principais universidades públicas do Brasil. Ademais, o vestibular UERJ é conhecido por suas fases de qualificação e exame discursivo. Datas Importantes: Por fim, confira este vídeo sobre como escrever a redação em três passos:A professora Chay ensina de forma simples e prática como escrever a redação em três passos. Como se preparar para a redação de cada vestibular: Primeiramente, conheça os critérios de avaliação. Cada vestibular possui seus próprios critérios, mas geralmente incluem: Confira este vídeo sobre como é feita a correção do Enem:Entenda como é realizada a correção da redação do Enem com a professora Chay. Exemplos de critérios de avaliação Estabeleça uma Rotina de Estudo Pratique e corrija suas redações A prática é fundamental para melhorar na redação. Afinal, corrigir suas redações e receber feedback detalhado é essencial para identificar pontos fortes e áreas de melhoria. Sem dúvida, Na nossa plataforma de redação, oferecemos suporte completo para nossos alunos, incluindo: Portanto, agora que você conhece o calendário vestibular 2024, que tal se organizar e começar a estudar agora mesmo? Utilize nossa plataforma de correção de redação para se preparar para os vestibulares da FUVEST, UNESP, ENEM, UNICAMP e UERJ. Desse modo, Não esqueça de acessar nossos mais de 400 temas de redação e prepare-se com materiais exclusivos e correções detalhadas. Então, não perca essa oportunidade de conquistar sua vaga!