CONFIRA O TEMA COMPLETO CLICANDO AQUI!

Quando falamos de ansiedade, uma série de conceitos vem à nossa mente: ansiedade seria só se sentir nervoso por algo? Ou talvez, quem sabe, ansiedade seria esperar, com muita vontade, para que alguma coisa aconteça?

Na verdade, o transtorno de ansiedade generalizada é uma doença mental, reconhecida e com a devida classificação internacional de doenças e problemas relacionados à saúde (CID). O desconhecimento geral do que é ou não uma manifestação do transtorno de ansiedade dá-se por pura falta de informação ou preconceito da população geral.

Antes de redigir sua redação, é essencial que você saiba ao certo quais sintomas caracterizam um portador de transtorno de ansiedade generalizada e como essa doença diferencia-se de um “nervosismo passageiro” ou “frio na barriga”.

Pensando em ampliar seus conhecimentos, selecionamos algumas sugestões de materiais que vão te ajudar a compreender mais eficazmente o transtorno de ansiedade.

A ansiedade relacionada a pandemia do Coronavírus está ...

1- Matéria de revista sobre o índice dos portadores de transtorno de ansiedade no Brasil.

Disponível em: https://exame.com/ciencia/brasil-e-o-pais-mais-ansioso-do-mundo-segundo-a-oms/

Acesso em: 14/06/2020.

Quando falamos de transtorno de ansiedade generalizada (também conhecido por sua sigla- TAG) no Brasil, as notícias não são animadoras, pois, antes mesmo da pandemia, já éramos considerados o país mais ansioso do mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Neste artigo, você encontrará dados de pesquisas na área, a evolução dos tratamentos para controle da ansiedade e opiniões de especialistas no segmento e estudiosos sobre a sociedade como um todo.

2- Artigo sobre as causas de ansiedade no Brasil.

Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/vida/noticia/2017/03/saiba-por-que-os-brasileiros-sao-os-mais-ansiosos-do-mundo-9750651.html

Acesso em: 14/06/2020.

Ok, já sabemos que somos o povo mais ansioso do mundo (não que isso nos represente algum tipo de vitória, é claro), mas qual seria a causa disso? O que faz com que o Brasil seja um terreno tão fértil para o desenvolvimento dos processos ansiosos?

O artigo recomendado aqui aponta as principais causas, além de outras informações bastante relevantes sobre o assunto.

3- Artigo especializado sobre a possibilidade de cura do transtorno de ansiedade generalizada.

Disponível em: https://www.vittude.com/blog/como-lidar-com-a-ansiedade/

Acesso em: 14/06/2020.

Uma vez que o transtorno de ansiedade generalizada é considerado uma doença mental, existe cura para ele? O artigo propõe a discussão exatamente sobre essa possibilidade.

Aliás, o blog do site Vittude tem artigos muito bons e úteis quando tratamos de temáticas que falam sobre saúde mental. É uma ótima dica de consulta para as redações futuras de vocês.

4- Artigo sobre os sintomas do transtorno de ansiedade generalizada.

Disponível em: https://www.vittude.com/blog/ansiedade-generalizada/

Acesso em: 14/06/2020.

Você sabe diferenciar a sensação de ansiedade natural da sensação causada pelo transtorno? Para que não restem mais dúvidas, entender os sintomas próprios do transtorno é mais do que importante.

A indicação é novamente do site Vittude, que, como já dissemos, é uma rica fonte de materiais sobre o segmento.

5- Livro Coragem, de Raina Telgemeier. Editora Intrínseca.

Disponível nas principais livrarias físicas e on-line do país.

Em Coragem, a narradora conta sua própria experiência com o transtorno da ansiedade generalizada utilizando os quadrinhos como forma.

O livro é capaz de simplificar (tanto quanto é possível simplificar a ansiedade) as crises de ansiedade de forma que qualquer leitor consiga entendê-las. Além disso, o uso de cores e os fundos dos quadros ajudam a expressar os sentimentos de Raina, a protagonista.

Um livro simples, de fácil leitura, com o qual você não gastará nem uma hora, mas que te faz viver um pouco mais de perto a sensação do coração acelerado, do suor frio e da falta de ar causados pela ansiedade.

6- Artigo de revista sobre a saúde mental em tempos de coronavírus.

Disponível em: https://saude.abril.com.br/mente-saudavel/a-epidemia-oculta-saude-mental-na-era-da-covid-19/

Acesso em: 14/06/2020.

Se lidar com os sintomas do transtorno de ansiedade já é uma luta diária normalmente, numa ocasião de estresse e tensão extremos, como a que temos vivido por conta da pandemia do coronavírus, a dificuldade da situação é elevada ao cubo.

Atentos a isso, especialistas apontam que, após a pandemia da Covid-19, teremos uma nova preocupação: o crescimento ainda mais exponencial dos casos de ansiedade.

7- Artigo sobre a pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde a respeito da saúde mental da população.

Disponível em: https://noticias.r7.com/saude/covid-19-saude-faz-levantamento-sobre-saude-mental-do-brasileiro-06052020

Acesso em: 14/06/2020.

Para tentar medir e chegar a conclusões realistas, o Ministério da Saúde disponibilizou on-line um questionário para a população sobre a situação de sua saúde mental. O teste era aberto a todos que desejassem respondê-lo.

Com foco direcionado às condições da saúde mental durante o período de isolamento social e surto do coronavírus, o questionário tem por objetivo subsidiar dados suficientes para que novos projetos de atendimento à saúde mental da população sejam elaborados.

Por ser uma pesquisa recente, os dados conclusivos ainda não estão disponíveis, mas você pode conferir mais sobre a iniciativa do Ministério da Saúde no link acima.

8- Pesquisa no YouTube sobre como lidar com a ansiedade na quarentena.

Disponível em: https://www.youtube.com/results?search_query=como++lidar+com+a+ansiedade+na+quarentena

Acesso em: 14/06/2020.

É só dar aquela jogadinha básica do tema na barra de pesquisa do YouTube que você verá quantos resultados a página te retornará sobre o assunto.

Os vídeos, dos mais variados autores, dão até mesmo dicas de como fazer para driblar a ansiedade em excesso durante a quarentena.

9- Vídeos do YouTube sobre os sintomas das crises de ansiedade.

Disponíveis em: https://www.youtube.com/watch?v=389W6t1cwA4

https://www.youtube.com/watch?v=UJS6C77DV9c

Acesso em: 14/06/2020.

Se você tem a sorte de nunca ter passado ou presenciado alguém passando por uma crise de ansiedade, talvez as sensações físicas dela não te façam muito sentido.

Nos dois vídeos da psiquiatra Maria Fernanda, a doutora explica de forma simples e eficiente o que acontece no corpo de uma pessoa que está passando por uma crise.

10- Artigo sobre a ansiedade após a pandemia.

Disponível em: https://www.sanarmed.com/impactos-psicologicos-da-quarentena-e-como-reduzi-los

Acesso em: 14/06/2020.

Sabemos que, mais dia, menos dia (esperamos que seja menos dia, é claro), a pandemia do coronavírus vai passar. Mas como ficarão os efeitos da ameaça do vírus na saúde mental das pessoas?

A pesquisadora Samantha K. Brooks e sua equipe têm se dedicado a encontrar essa resposta e o artigo acima traz um resumo (redigido por psicólogas) a respeito do que já foi concluído até então.

 

Estamos torcendo para que você tenha de tratar da ansiedade somente enquanto tema de redação. Bons estudos e boa sorte em seu processo de escritura.

QUERO USAR ESSE TEMA!

Leia também:

Tema de Redação: Ansiedade: a doença dos millennials

Tema de redação: Depressão e seus impactos na sociedade brasileira

Tema de redação: Depressão no meio acadêmico

Tema de Redação: Excesso de trabalho e saúde mental

Tema de Redação: Saúde mental no século XXI

Tema de Redação: Coronavírus e emergência na saúde global

Comentários do Facebook