Redação por partes: Conclusão

Como a sua redação não é Grey’s Anatomy ou Supernatural, que parecem que não acabam nunca, você precisa dar um fim pra ela. A gente sabe que encerrar coisas nem sempre é fácil, mas vamos te ensinar a passar por esse momento difícil com tranquilidade. Tá bom, chega de repetir a fala dos nossos terapeutas e vamos falar do que interessa: conclusão.

Tão comum quanto ouvirmos “eu não sei como começar” é ouvirmos “eu não sei como terminar”. Por isso, mais uma vez, a gente tá aqui pra te mostrar que, assim como no planejamento, na introdução e no desenvolvimento, é tudo uma questão de técnica.

Tá, ok, apenas dizer que ‘é questão de técnica” não te tranquiliza muito, né? Mas, como aqui, no Redação Online, a gente mata a cobra e mostra o pau (desculpem, às vezes baixa o tiozão do pavê na gente), vamos provar pra você que é bem desse jeitinho, mesmo. Se liga:

1) Saiba com o que você está lidando

Tá aí um conselho que serve pra tudo na vida, mas vamos focar na redação. Você toma remédio pra dor de barriga na esperança de se curar de um resfriado? Não dá, bebê. Então, fique ligado: para fazer uma boa conclusão, é preciso saber de que tipo de dissertação e de que tipo de tema estamos falando.

Podemos imaginar a sua carinha lendo isso:

O que acontece é o seguinte: há bancas que constroem propostas de redações pautadas em temas bem objetivos e geralmente de cunho social, como a banca do ENEM, por exemplo. No entanto, também podemos encontrar bancas que fazem propostas compostas por temas subjetivos, como a banca da UFRGS, que já propôs redação sobre a importância da amizade.

E que diferença isso faz na hora de construir a conclusão? Toda. Afinal, conclusões de redações de temas objetivos requerem soluções para um determinado problema, enquanto, nas redações de temas subjetivos, dificilmente vai ser possível fazer isso. Ou até rola fazer, mas de um jeito bem mais raso. E tá tudo bem, certo? Se você, de antemão, conhecer o perfil da banca e estudar as provas anteriores, não tem crise, afinal, já vai saber o que te espera e vai se preparar adequadamente.

Além disso, a gente não pode se esquecer de um detalhe: a redação do ENEM tem aquela conclusão diferentona, com a tal proposta de intervenção. Tá bom, a gente sabe que ela não precisa estar necessariamente na conclusão, mas, para uma melhor organização textual, a gente te indica que a coloque lá. Mais do que isso: a gente te ensina a fazer uma boa proposta.

2) A famigerada proposta de intervenção do ENEM

Não adianta fazer cara feia pra proposta de intervenção. O jeito é arregaçar as mangas e entender como funciona a danadinha. Mas, para acalmar o seu coração, vamos te dizer uma coisa: seu desconforto com a competência 5 é natural, afinal, a matriz de referência não é lá muito clara sobre o que se espera, e, na escola, não foi assim que nos ensinaram a fazer conclusão. Mas bora lá desvendar os mistérios dessa competência com a gente.

redacao-online-enem

Antes de mais nada, é preciso que se reconheça que o ENEM, desde sua criação, propõe temas socais para a sua redação, visando promover discussões e reflexões importantes acerca do país e do mundo. E a competência V nada mais é do que o ponto principal dessa característica particular do exame, visto que ela exige que o aluno reflita sobre o problema apontado e construa uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos e que promova uma mudança efetiva na realidade.

Resumidamente, a gente costuma dizer que, para entendê-la, imagine que seu chefe pediu a resolução de um problema e ela precisa estar prontinha para executar, sem faltar nenhum detalhe. Dessa forma, não basta apenas sugerir, na conclusão, que “precisamos mudar essa situação” (essa é clássica, não? Hehehe), uma vez que se trata de uma sugestão muito vaga. Vamos, então, para a pergunta que não quer calar: como faz?

3) Botando a mão na massa

Bem, vamos por partes:

  • Em primeiro lugar, a gente não pode esquecer que, assim como as outras partes do texto, a conclusão também exige uma organização específica. Então, para que ela fique lindona, é importante sempre lembrar que ela deve ser construída em um parágrafo só e ter a seguinte estrutura:

conexão (escolha um conectivo conclusivo bacaninha)

+

reafirmação da tese (ó, ela aqui outra vez)

+

solução do problema relacionado à tese.

  • Além disso, sendo no ENEM ou não, jamais cometa o erro de inserir informações novas na sua conclusão. Lembre-se que ela está ali para concluir o que já foi dito. Então, eu sei que você não aguenta mais ler a gente falando sobre planejamento de texto, mas olha ele aqui outra vez: planejar a redação evita que você cometa o erro acima, pois a construção do texto vai ser baseada em um roteiro que você já fez, e não no seu fluxo de ideias.
  • Para ganhar aqueles 200 pontos marotos na competência V, você precisa trazer, na sua conclusão, 5 elementos:

Ação (o que faz?), agente (quem faz?), modo/meio (como faz?),

efeito ou objetivo pretendido (para quê?)

e detalhamento de um dos elementos acima

  • Viu como tem que ser algo bem completinho? A falta de um desses elementos faz com que você não atinja a pontuação máxima, então, a gente tá aqui pra evitar que isso aconteça e te mostrar uns exemplos lindões. Espia:

“Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver esse problema. Cabe ao Ministério da Educação criar um projeto para ser desenvolvido nas escolas o qual promova palestras, apresentações artísticas e atividades lúdicas a respeito do cotidiano e dos direitos dos surdos, – uma vez que ações culturais coletivas têm imenso poder transformador – a fim de que a comunidade escolar e a sociedade no geral – por conseguinte – conscientizem-se. Desse modo, a realidade distanciar-se-á do mito grego e os Sísifos brasileiros vencerão o desafio de Zeus.”

Quem é quem:

Conexão/ conectivo conclusivo: “Portanto”.

Reafirmação da tese: “medidas são necessárias para resolver esse problema”. O “esse” retoma a tese, que delimitou um problema específico.

Agente: Ministério da Educação.

Ação: “criar um projeto para ser desenvolvido nas escolas”.

Modo/meio pelo qual será feita a ação: “palestras, apresentações artísticas e atividades lúdicas a respeito do cotidiano e dos direitos dos surdos”

Detalhamento (nesse caso, detalhou-se o modo/meio, que são ações culturais): “uma vez que ações culturais coletivas têm imenso poder transformador”

Efeito/objetivo: “a fim de que a comunidade escolar e a sociedade no geral – por conseguinte – conscientizem-se”

Viu como não é nada impossível? No fim, a candidata, que tirou nota mil na redação, ainda trouxe um bônus para o seu corretor. Ela retomou uma referência usada na introdução, o que deixou o seu texto ainda mais redondinho. Então, fica a dica, bebê. Aqui você consegue ver o texto na íntegra: https://g1.globo.com/educacao/noticia/leia-redacoes-nota-mil-do-enem-2017.ghtml

Mais um exemplo:

“É evidente, portanto, que há entraves para que os deficientes auditivos tenham pleno acesso à educação no Brasil. Dessa maneira, é preciso que o Estado brasileiro promova melhorias no sistema público de ensino do país, por meio de sua adaptação às necessidades dos surdos, como oferta do ensino de libras, com profissionais especializados para que esse grupo tenha seus direitos respeitados. É imprescindível, também, que as escolas garantam a inclusão desses indivíduos, por intermédio de projetos e atividades lúdicas, com a participação de familiares, a fim de que os surdos tenham sua dignidade humana preservada.”

Quem é quem:

Conexão/ conectivo conclusivo: “portanto”

Reafirmação da tese: “há entraves para que os deficientes auditivos tenham pleno acesso à educação no Brasil”.

Agente: “Estado brasileiro”.

Ação: “promova melhorias no sistema público de ensino do país”.

Modo/meio pelo qual será feita a ação: “por meio de sua adaptação às necessidades dos surdos”.

Detalhamento (nesse caso, detalhou-se o modo/meio, que é a adaptação às necessidades dos surdos): “uma vez que ações culturais coletivas têm imenso poder transformador”.

Efeito/objetivo: “como oferta do ensino de libras, com profissionais especializados”.

Proposta simples, objetiva e completa. Uma lindeza. Notem que há uma segunda proposta, que também tá uma belezinha, mas é desnecessária. Pode fazer uma só, beleza?

4) Dicas finais:

Fique muito ligado nos Direitos Humanos. Se você feri-los, vai zerar a sua proposta de intervenção e começar o jogo com 200 pontos a menos. Outra coisa muito importante é ficar atento aos agentes escolhidos para executar a ação. É preciso determinar claramente um agente. Mesmo que você seja muito fã do James Bond, seu agente não pode ser secreto.

O que isso significa? Nada de usar agentes indeterminados, como “nós”, e verbos no imperativo, como “deve-se”. Quem é nós? Quem deve? Não fica claro.

Fuja, também, das ações subjetivas, como “conscientizar”, ok? O mesmo vale para orações condicionais. Exemplo: “se fizermos tal coisa, o país vai melhorar”. O lance é ser objetivo e claro, combinado?

Para finalizar, convém lembrá-los de uma última coisa: a proposta de intervenção é uma competência que pode ser feita em um simples parágrafo e que, sozinha, vale 200 pontos. Por isso, continuaremos sendo chatos e pegando no seu pé para que você não desperdice pontos. Não é pessoal, não. O Redação Online só quer o seu bem. 

Aqui terminamos de textos da série Redação por Partes. Se você não leu os últimos textos e não sabe fazer aquela redação no capricho, ou quer dar uma relembrada, deixamos aqui pra vocês os outros textos. E isso é tudo, pessoal. Agora é só enviar a redação pra gente corrigir 🙂

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As políticas públicas e o combate à obesidade infantil em comunidades carentes | Tema de redação

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O relatório público do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional, com dados de pessoas acompanhadas na Atenção Primária à Saúde, aponta que, até meados de setembro de 2022, mais de 340 mil crianças de 5 a 10 anos de idade foram diagnosticadas com obesidade. Em 2021, a APS diagnosticou obesidade em 356 mil crianças dessa mesma idade. Atualmente, a região Sul possui 11,52% de crianças obesas nessa faixa etária, maior índice do País. Em seguida aparecem as regiões Sudeste, com 10,41%; Nordeste, com 9,67%; Centro-Oeste, com 9,43%; e Norte, com 6,93% das crianças acompanhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região. Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/setembro/acompanhadas-pelo-sus-mais-de-340-mil-criancas-brasileiras-entre-5-e-10-anos-possuem-obesidade Texto II A necessidade de isolamento social instituída pela pandemia e a mudança de rotina que ela acarretou, em especial a diminuição de exercícios físicos, refletiu no aumento de peso em crianças e jovens. Segundo o boletim do Observa Infância, o período de 2019 a 2021 chama a atenção para um crescimento de 6,08% de crianças até 5 anos com sobrepeso ou obesas. Entre os adolescentes brasileiros houve um aumento de 17,2% no número de jovens.   “A obesidade infantil e de adolescentes no Brasil ainda é uma grande preocupação de saúde pública. Apesar de observarmos uma queda nos últimos anos, o Brasil ainda possui números acima da média global e da América Latina. Nos anos de pandemia, observamos um aumento nos índices de obesidade infantil possivelmente consequência do aumento no consumo de ultraprocessados durante o período de isolamento”, alerta Cristiano Boccolini, pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e coordenador do Observa Infância. Fonte: https://portal.fiocruz.br/noticia/obesidade-em-criancas-e-jovens-cresce-no-brasil-na-pandemia Texto III Por que a obesidade continua a crescer? De antemão, o maior desafio da obesidade é o fato de essa ser uma doença multifatorial. Por esse motivo, trata-se de uma condição complexa, pois exige ações em diversos setores, não só da saúde. Isso significa dizer que a oferta de alimentos, assim como a sua qualidade, influencia no surgimento da doença. 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A execução de estratégias em nível municipal é possível e necessária para reverter o cenário e prevenir os danos: – Investimento na Atenção Primária à Saúde (APS) para o monitoramento da situação alimentar e nutricional e para a promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar adequada e saudável em crianças menores de 2 anos; – Tornar as cidades favoráveis ao acesso a uma alimentação saudável e à prática de atividade física com estruturas adequadas e segurança; – Veiculação de campanhas efetivas de comunicação em saúde; – Valorização da escola como um ambiente aliado a esta causa, inclusive para a prática da atividade física e para a restrição da oferta de alimentos não saudáveis; – Implementação de políticas fiscais e medidas regulatórias para facilitar o acesso aos alimentos saudáveis e reduzir o acesso e a exposição aos alimentos não saudáveis. Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-ter-peso-saudavel/noticias/2022/como-seu-municipio-pode-avancar-na-prevencao-da-obesidade-infantil Texto IV Fonte: https://www.crefsp.gov.br/comunicacao/noticias/3-de-junho-dia-da-conscientizacao-contra-a-obesidade-morbida-infantil Repertórios para o tema de redação sobre obesidade infantil 1. Filmes: • “Super Size Me” (2004): Um documentário que explora os impactos da alimentação de fast food na saúde. Ele destaca a importância de políticas públicas na promoção de dietas saudáveis e na regulação da indústria alimentícia. • “Wall-E” (2008): Embora seja uma animação, o filme apresenta uma sociedade futurista onde a obesidade é comum devido à vida sedentária e à dependência de alimentos processados, sublinhando a necessidade de intervenções políticas para promover estilos de vida saudáveis. 2. Séries: • “Jamie Oliver’s Food Revolution” (2010): Esta série documenta os esforços do chef Jamie Oliver para melhorar a alimentação nas escolas americanas, ressaltando a importância de políticas públicas na educação nutricional. • “The Magic School Bus” (Episódio: “Ready, Set, Dough”): Este episódio aborda a importância da nutrição, mostrando como a educação e a informação podem influenciar hábitos alimentares saudáveis desde a infância. 3. Legislações: • Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA):

Calendário dos Principais Vestibulares 2024

Primeiramente, sabemos a dificuldade que os vestibulandos enfrentam para se organizar. Por isso, preparamos um calendário completo dos principais vestibulares do Brasil para 2024. Aqui, sem dúvida, você encontrará as datas importantes para FUVEST, UNESP, ENEM, UNICAMP e UERJ. Afinal, não queremos que você nenhum prazo e esteja preparado para conquistar sua vaga com o Calendário vestibular 2024! Calendário vestibular 2024: principais vestibulares Nesse sentido, confira abaixo o calendário detalhado de cada vestibular e marque essas datas no seu calendário. Por isso, anote este conteúdo e não se esqueça de nenhum prazo importante. Além disso, lembre-se que cada um desses vestibulares possui uma prova de redação que avalia aspectos estruturais, gênero textual, modalidade formal, coerência, coesão, projeto de texto e atendimento ao tema. 📅 Calendário FUVEST 2024 O que é a FUVEST? A FUVEST é a Fundação Universitária para o Vestibular, responsável pelo processo seletivo para ingresso na Universidade de São Paulo (USP), ou seja, é um dos vestibulares mais concorridos do Brasil. Datas Importantes: Agora, confira este vídeo sobre como funciona a redação da FUVEST:A professora Chay preparou com carinho este vídeo para você aprender tudo o que precisa saber sobre a redação da FUVEST. 📅 Calendário UNESP 2024 O que é a UNESP? A UNESP (Universidade Estadual Paulista) é uma das principais universidades públicas do Brasil, conhecida por seu alto nível de ensino e pesquisa. Isso porque o vestibular UNESP é bastante concorrido e atrai milhares de candidatos todos os anos. Datas Importantes: Então, confira este vídeo sobre tudo o que você precisa ir bem na redação do vestibular da Unesp:A professora Chay explica detalhadamente os critérios de avaliação da banca VUNESP, já que é responsável pelo vestibular da UNESP. 📅 Calendário ENEM 2024 O que é o ENEM? O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Além disso, suas notas são utilizadas para ingresso em universidades públicas e privadas, bem como para obtenção de bolsas de estudo. Datas Importantes: Aliás, confira este vídeo sobre como escrever cada parágrafo da redação do Enem:A professora Chay ensina como estruturar cada parágrafo da redação do Enem. 📅 Calendário UNICAMP 2024 O que é a UNICAMP? A UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) é uma das principais universidades do Brasil, conhecida pela excelência acadêmica e pesquisa. Dessa forma, o vestibular da UNICAMP é altamente disputado. Datas Importantes: Confira este vídeo sobre como funciona a redação da Unicamp:A professora Chay preparou este vídeo com todas as informações sobre a redação da Unicamp. 📅 Calendário UERJ 2024 O que é a UERJ? A UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) é uma das principais universidades públicas do Brasil. Ademais, o vestibular UERJ é conhecido por suas fases de qualificação e exame discursivo. Datas Importantes: Por fim, confira este vídeo sobre como escrever a redação em três passos:A professora Chay ensina de forma simples e prática como escrever a redação em três passos. Como se preparar para a redação de cada vestibular: Primeiramente, conheça os critérios de avaliação. Cada vestibular possui seus próprios critérios, mas geralmente incluem: Confira este vídeo sobre como é feita a correção do Enem:Entenda como é realizada a correção da redação do Enem com a professora Chay. Exemplos de critérios de avaliação Estabeleça uma Rotina de Estudo Pratique e corrija suas redações A prática é fundamental para melhorar na redação. Afinal, corrigir suas redações e receber feedback detalhado é essencial para identificar pontos fortes e áreas de melhoria. Sem dúvida, Na nossa plataforma de redação, oferecemos suporte completo para nossos alunos, incluindo: Portanto, agora que você conhece o calendário vestibular 2024, que tal se organizar e começar a estudar agora mesmo? Utilize nossa plataforma de correção de redação para se preparar para os vestibulares da FUVEST, UNESP, ENEM, UNICAMP e UERJ. Desse modo, Não esqueça de acessar nossos mais de 400 temas de redação e prepare-se com materiais exclusivos e correções detalhadas. Então, não perca essa oportunidade de conquistar sua vaga!