Este artigo é o mais completo para quem vai fazer a redação do ITA: saiba tudo sobre a estrutura dessa prova! Desse modo, se você é candidato ao ITA vai enfrentar alunos excepcionais em exatas, então a redação pode fazer toda a diferença.
Como é o dia da prova de redação?
A prova de redação do ITA tem duas fases, sendo que é no segundo dia da segunda fase que você fará a redação. Além disso, são 4 horas no total para a redação e as questões dissertativas. Assim, nossa sugestão é que você não passe de 2 horas na prova de redação de jeito nenhum!
Já sabe o que levar para fazer a prova? Bem, se você prefere escrever sua redação à caneta, só poderá usar canetas esferográficas de corpo transparente na cor preta. Mas você também pode preferir escrever sua redação a lápis ou lapiseira, desde que sejam 2B ou acima disso.
Além disso, a redação pode chegar a 35 linhas, e é ideal que não tenha menos de 25 linhas. É que uma redação com menos de 25 linhas perderá pontuação referente a desenvolvimento textual, que pode estar insuficiente ou sem aprofundamento.
Como é corrigida a redação do ITA?
Sua redação passará por 2 corretores, que avaliarão estes critérios:
- Tema, valendo de 0 a 2 pontos;
- Tipo de texto, valendo de 0 a 2 pontos;
- Coerência, valendo de 0 a 2 pontos; e
- Coesão, valendo de 0 a 2 pontos; e
- Modalidade/conformidade com a norma padrão da Língua Portuguesa, valendo de 0 a 2 pontos.
Vamos entender mais desses critérios agora.
Critérios da correção da redação ITA
Tema
Este critério vai analisar se você consegue interpretar textos – inclusive imagens, quadrinhos e gráficos -, e se consegue “dialogar” com eles, sem ignorá-los. Todos precisam ser interpretados à luz de um só tema.
Tipo de texto
Você capricha no rascunho? Sabe organizar ideias e dar sua opinião sem medo? Este critério avalia essa habilidade.
Coerência
As ideias de sua redação precisam ter uma lógica, não podem ser “jogadas”. O corretor precisa compreender seu raciocínio e entender a importância de tudo que você resolveu incluir nela. Este critério avalia isso.
Coesão
Este critério é o que analisa como você usou as conexões entre as ideias, mas também as várias referências internas – aquelas em que você se refere a algo que já foi mencionado por você mesmo na redação. Mas não só isso: os corretores vão verificar se você criou parágrafos de verdade.
Modalidade/conformidade com a norma padrão da Língua Portuguesa
Seja claro, nós do Redação Online sempre reforçamos: norma padrão não é só gramática. Cuide da correção ortográfica, da pontuação, mas veja se as frases fluem de uma para outra de um jeito fácil de entender.
Como é calculada a nota da redação ITA
Você deve ter notado que cada critério ganha no máximo 2 pontos, o que dá uma nota total máxima de 10 na redação.
A nota mínima da redação ITA (sim, tem nota mínima!) é 4. Não é tão alta, é verdade, mas na prática você precisa se preocupar em tirar a nota máxima, porque o alto nível dos candidatos forçará as notas a ficarem muito mais altas, automaticamente.
E se você está pensando “Ah, tranquilo! O pessoal de exatas nem é tão bom em redação…” está redondamente enganado. Alunos de exatas, quando bem treinados, têm o trunfo de redações objetivas, diretas ao ponto – é a melhor coisa na redação de vestibular!
E o que acontece se as notas dos 2 corretores para uma redação tiverem discrepância?
Se a discrepância for de mais de 2 pontos, ou igual ou maior a 1 ponto num dos 5 critérios que você acabou de conhecer, a redação será avaliada por um terceiro corretor. A nota final será a média entre as somas das pontuações mais próximas.
Para discrepâncias que continuem ocorrendo, a redação segue para que o Coordenador Geral da Banca Examinadora e os corretores analisam juntos a redação.
Correção exigente, né?
Quando a redação do ITA pode ser zerada?
A banca do ITA pode zerar sua redação nestes casos:
- abordagem de outro tema que não seja proposto;
- desenvolvimento de outro gênero textual que não o especificado na proposta (o ITA tem pedido sempre dissertação argumentativa, mas fique de olho no edital da prova);
- cópia do enunciado ou dos textos da coletânea da prova, e nada mais que a cópia.
Como essa redação influencia o desempate
A redação do ITA pode salvar você na hora do desempate, nesta ordem:
- usa-se a nota da prova dissertativa de Matemática;
- usa-se a nota da prova dissertativa de Física;
- usa-se a nota da prova dissertativa de Química;
- usa-se a nota da redação.
Essa ordem não significa que raramente a nota de redação do ITA seja usada no desempate – muito pelo contrário! Além disso, os candidatos ao ITA são excelentes em exatas, muitas vezes vencedores de olimpíadas (os do Ceará que o digam: são mais da metade dos aprovados no ITA!).
Então, a redação é que decide a parada!
Quais temas já caíram na redação do ITA
Sobre os temas que já caíram, temos aqui a lista dos últimos:
2022 – A influência do medo nas ações humanas.
2021- Que liberdade nos resta no século XXI? (aproveitando as quarentenas da pandemia que nos limitaram muito)
2019 – Em que medida o conhecimento tecnocientífico segue princípios ético-morais?
Nos anos 2018 e 2017 o aluno não recebia o tema definido: ele deveria extrair o tema a partir dos textos fornecidos. A partir dos textos fornecidos nesses 2 anos, o temas gerais eram estes:
2018 – A forma como nosso patrimônio está sendo tratado
2017 – O envelhecimento da população mundial
Portanto, treine interpretação de texto porque nada impede que o ITA novamente peça ao candidato que descubra o tema.
Obrigada por ter lido este nosso artigo! Esperamos que você tenha entendido como é a prova de redação do ITA, e especialmente como é a estrutura dela. Aliás, por que você não aproveita um desses temas anteriores para treinar? Afinal, nossos corretores também corrigem redações para o ITA, sabia?
A redação do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) é uma prova de caráter dissertativo-argumentativo, na qual os candidatos devem desenvolver um texto coerente e bem estruturado sobre um tema proposto.
Sim, o ITA possui uma prova de redação como parte do processo seletivo.
Não há uma quantidade específica de linhas estabelecida para a redação do ITA. Os candidatos são geralmente orientados a escrever um texto com um número adequado de parágrafos que permita desenvolver adequadamente o tema proposto.
Não, a primeira fase do ITA não possui uma prova de redação. A redação faz parte da segunda fase do processo seletivo.