SOMENTE HOJE: 20% OFF usando o cupom PROMO20 em todos os planos!

Pobreza menstrual | Repertórios para o tema tema

Quer conferir repertórios para o tema ”Desafios no combate à pobreza menstrual”? Nós separamos alguns para você sobre a pobreza menstrual!

Já estamos em 2021 e, ainda hoje, em vários cantos do mundo, pessoas que menstruam precisam enfrentar a pobreza menstrual, um problema que tem sido potencializado pela crise financeira que assola vários países, inclusive o Brasil.

Solucionar essa questão é algo urgente, e o caminho para isso começa pela desconstrução da menstruação como tabu. Pensando nisso, escolhemos tal discussão para compor o nosso tema de redação desta semana e, agora, vamos sugerir alguns repertórios para você usar no seu texto. 

 

O QUE É A POBREZA MENSTRUAL? | VÍDEO

 

Neste vídeo, a médica e ex-BBB Marcela Mc Gowan explica sobre a pobreza menstrual e traz um dado um tanto quanto alarmante: no Brasil, absorvente não é visto como item básico. Diferentemente do papel higiênico e da pasta de dente, por exemplo, ele é tributado como artigo de luxo, com 25% de impostos.

 

 

MULHERES EM SITUAÇÃO DE RUA E MENSTRUAÇÃO | Vídeo sobre pobreza mestrual

 

E como as pessoas que vivem situação de rua e menstruam lidam com esse problema? Este vídeo mostra como algo que deveria ser natural – a menstruação –  torna-se um problema a mais na vida dessas pessoas.

 

 

ABSORVENDO O TABU | Curta-metragem sobre pobreza menstrual

 

Na Netflix, temos o curta-metragem “Absorvendo o tabu”. De acordo com Suzana Vidigal – colunista do site “Vida simples” – o documentário ganhador do Oscar em 2019mostra como foi desenvolvida uma máquina para fazer absorventes biodegradáveis e de baixo custo nos vilarejos indianos. Além de como as mulheres e meninas são capacitadas para trabalhar nessa produção e venda de absorventes (criando, inclusive, uma fonte de renda numa sociedade machista e patriarcal), e como é possível quebrar o tabu e levar informação sobre algo que deveria ser tratado com naturalidade. Um filme sobre transpor barreiras com iniciativa e altruísmo.”

 

HÁ SOLUÇÃO PARA A POBREZA MESNTRUAL? | TEDx

 

E o que tem sido feito para resolver tudo isso? Ainda estamos bem longe de uma solução efetiva, mas, entre outras ações que estão em curso, temos a ideia de Rafaella de Bona. Formada em  Mecânica Industrial e estudante de Design de Produto na Universidade Federal do Paraná, em 2019, ela ganhou o Prêmio iF DESIGN TALENT AWARD com o Projeto Maria, que consiste em um absorvente interno orgânico para as mulheres em situação de rua de Curitiba.

 

 

Lembrou de algum outro repertório sobre o assunto? Conta pra gente! Talvez a sua sugestão possa ajudar outras pessoas a pensarem sobre o tema “Desafios no combate à pobreza menstrual”!

Quer receber as correções de suas redações em até 3 dias úteis? Acesse nosso site e comece AGORA a utilizar a nossa plataforma!

 

POSTS RELACIONADOS