A crise sanitária impactou a sociedade, no entanto a pandemia na vida das mulheres impactou ainda mais. Veja os repertórios para o tema!
Embora todo campo social que tenha sido atingido pelos efeitos da crise do coronavírus, a pandemia causou ainda mais transtornos para um grupo social específico. Isso se deve a inúmeros fatores, conforme você viu nos textos motivadores do tema “Os impactos da pandemia na vida das mulheres“. O trabalho em home office, além da dupla jornada com os afazeres da casa – ainda delegado a elas em muitos lares -, os filhos sem escola. Além disso, muitas sofreram violência doméstica. Ainda, para completar, a preocupação com a vida e a doença, o que afeta a saúde mental. Assim, cabe refletir sobre o assunto e pensar soluções a esse problema da atualidade.
Para ajudar você escrever uma boa redação sobre esse tema, selecionados alguns repertórios para ajudar na argumentação! Leia-os, assista-os, faça anotações. Ah, e não se esqueça: faça a sua própria pesquisa, hein? Um texto bem fundamentado está a um passo de ser uma redação nota mil!
1. Artigo: 2020: o ano da pandemia e seu impacto nas mulheres, pessoas negras e LGBT+
Acesse o site Gênero e Número que, em dezembro de 2020, publicou uma matéria bem completa, com dados, mapas, gráficos e diversas informações sobre o impacto da pandemia entre os grupos minoritários, entre eles as mulheres. Um dado interessante para dicussão, por exemplo, é que, na linha de frente dos profissionais da saúde, as mulheres negras – em geral técnicas de enfermagem ou agentes comunitárias de saúde – são as mais expostas ao risco de contágio. Além disso, são elas que menos treinamento, orientação e equipamentos de proteção recebem. Então, que tal pensar sobre isso no seu texto?
Ainda se relacionando ao nosso tema, o canal no Youtube da Gênero e Número tem um vídeo que traz um retrato das mães solo na pandemia. Assista-o para conhecer essas estatísticas. O vídeo tem menos de 2 minutos!