Onde x Aonde: qual é a diferença? Quando usar um ou outro?

por | nov 4, 2021

Início » Gramática » Onde x Aonde: qual é a diferença? Quando usar um ou outro?

Tendo tantas palavras parecidas — tanto na escrita quanto no significado e na aplicação —, a língua portuguesa pode ser complicada às vezes. Um erro que nós vemos com certa frequência por aqui é o uso das palavras “onde” e “aonde”. Muitos não sabem a diferença exata entre as duas e, consequentemente, acabam utilizando de forma errada.

Se você também tem dúvidas a respeito da utilização correta dos termos “onde” e “aonde”, este texto foi feito pensando em você! Na sequência, o Redação Online explica a diferença, mostrando onde cada um deve ser aplicado.

Para entender e nunca mais errar, é só continuar a leitura abaixo!

 

Diferença entre onde e aonde

Antes de explicarmos as diferenças, é importante frisar que as duas palavras existem e estão corretas! Como a palavra “aonde” tem uma aplicação mais específica e é menos usada, é possível que se pense que ela está incorreta; porém, este não é o caso.

Ainda que ambas se tratem de advérbios, a diferença vai muito além do “a” no início da palavra, sendo que a distinção fundamental está na indicação de movimento.

Quando falamos em onde, o objetivo é assinalar o local em que algo ou alguém está — com verbos que indicam permanência, sem que a frase tenha algum tipo de movimento envolvido.

“Conheço o lugar onde você está” é um exemplo, pois o verbo “estar” (está) não indica nenhum tipo de movimento.

Já o aonde é utilizado em frases cujo verbo indica movimento, sendo estes verbos regidos pela preposição “a”. Basicamente, quando utilizamos “aonde”, o que está sendo feito é a junção do advérbio com a preposição.

“Aonde você vai, meu filho?” é um exemplo, pois o verbo “ir” (vai) indica movimento.

 

Exemplos de aplicação

Agora que você já entendeu a teoria e viu um exemplo de cada caso, é importante que leia outros exemplos para entender de vez quando cada um deve ser utilizado. Acompanhe:

 

Onde

  • Onde você mora?
  • Ainda não sei onde ela estuda.
  • Você sabe onde estão meus óculos?
  • Ele está onde disse para você?

Repare que nenhum dos verbos utilizados (morar, estudar, estar e estar, respectivamente) indica movimentação.

 

Aonde

  • Aonde vamos amanhã?
  • Ela não me disse aonde levou seu filho.
  • Pode me dizer aonde está nos levando?
  • Você já sabe aonde fui.

Desta vez, repare que todos os verbos utilizados (ir, levar, levar e ir, respectivamente) indicam movimentação.

 

Venha treinar estas e outras particularidades com o Redação Online!

Viu como entender certas diferenças pode ser fácil depois que aprendemos a teoria e vemos alguns exemplos? De forma similar, escrever redações cada vez melhores para conquistar as notas mais altas do ENEM e de concursos é uma questão de prática — e nós podemos te ajudar com isso!

O Redação Online é uma plataforma de correção de redações que pode ajudar qualquer aluno a melhorar suas notas. Nós oferecemos diversos temas, você escreve a sua redação, nós a corrigimos e você pode identificar seus erros e trabalhar para melhorá-los a cada novo texto.

Para saber mais, é só entrar em contato conosco!

E, por fim, caso tenha gostado das dicas que trouxemos neste texto e queira continuar recebendo este tipo de conteúdo, siga-nos no Facebook e no Instagram!

Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM