logo redação online

O parágrafo

Veja mais uma dica do Redação para melhorar sua escrita!

Muitas pessoas acham que um parágrafo é aleatório e que você pode apenas colocar apenas várias frases ali, mas a realidade é que não é bem assim! Preste muita atenção em como estruturar seu parágrafo!

Lembre-se que o parágrafo serve como divisão no texto, indicado pela quebra da linha. As frases contidas em um parágrafo mostram que elas possuem uma maior relação entre si do que com o resto do texto.

Encare cada parágrafo como um mini-texto, que deve ter coesão e coerência e ter um certo início, meio e fim. Evite parágrafos totalmente desregulares e com uma frase só. Reveja e revise muito bem a estrutura de seus parágrafos!

Como identificar um parágrafo?

Ele é entendido como uma unidade textual formada com base em uma ideia central. Assim, o parágrafo se forma como uma parte constituinte do texto.

Assim, para identificarmos um, é importante verificarmos:

  • o recuo (o espaço que a primeira linha se distancia da margem);
  • a quantidade de períodos (geralmente, mas não obrigatoriamente, 3-4 períodos — o que corresponde a 4-8 linhas);
  • a ideia central, podendo vir acompanhada de outras, as secundárias.

Quais são os tipos de parágrafos?

Eles variam de acordo com a finalidade do texto, podendo ser:

  • Argumentativo: parágrafos de texto em que predomina a tipologia argumentativa, isto é, a defesa de uma tese/ponto de vista acerca de um tema.
  • Narrativo: presente em textos predominantemente narrativos, como a crônica, o conto e o romance. Nele, prevalecem as características da narração e fazem-se presentes os elementos da narrativa (narrador, tempo, espaço, personagem e enredo).
  • Descritivo: prevalece a descrição de características ou coisas, sendo típico de textos descritivos.

Entendendo o que é um parágrafo, para que ele serve e os principais pontos sobre sua estrutura já é um bom caminho para você se dar bem na sua redação! Agora é só treinar bastante e colocar tudo isso em prática!

o parágrafo

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes