Criptomoedas e a transformação do sistema financeiro global | Tema de redação

trabalho com criptomoedas no sistema financeiro global

Tudo bem para você receber sua mesada em criptomoeda, também chamadas de moeda virtual? Ficou meio em dúvida,  não é? Depois de ler o artigo de hoje você vai entender se isso é bom ou ruim – as criptomoedas já estão transformando o sistema financeiro mundial (você precisa ir se acostumando…)

Leia os textos motivadores abaixo com atenção, e escolha os repertórios da nossa lista no final do artigo. Com base neles, escreva uma dissertação argumentativa para o Enem sobre o tema “Criptomoedas e a transformação do sistema financeiro global”. 
Siga nossas dicas práticas sobre como fazer uma redação 1000 do Enem.

TEXTO 1Gráfico sobre Bitcoin

Volume de negociação de Bitcoin em bolsas online em vários países do mundo em 2020 (em milhões de dólares americanos)

traduzido livremente de: statista – bitcoin trading selected countries 

TEXTO 2O que é criptomoeda ou moeda virtual?

O que são as criptomoedas

A criptomoeda representa uma forma de dinheiro que, ao contrário do dólar, euro ou real, não possui existência física, sendo apenas uma entidade digital. 

Além disso, ela não é emitida por bancos e foge ao controle governamental, tendo seu valor determinado unicamente pela oferta e demanda do mercado. Portanto, constitui-se como um ativo completamente descentralizado.

O termo “cripto” é adotado porque as moedas digitais empregam criptografia e outros métodos matemáticos para garantir a segurança e a rapidez nas transações realizadas entre os usuários do sistema. 

Ou seja, ela proporciona um nível de segurança semelhante ao encontrado em sistemas de armazenamento como o ultrafreezer.

Então podemos afirmar que qualquer moeda virtual que utilize a tecnologia blockchain é uma criptomoeda, sendo o Bitcoin, a primeira criptomoeda efetivamente lançada.
fonte: sensio – moedas digitais

TEXTO 3Moeda virtual no mundo

Como a criptografia está remodelando as finanças e o mundo em geral

De acordo com Maxim Manturov. Chefe de Pesquisa de Investimento na Freedom Finance Europe, “A maior inovação que a fintech tem o potencial de trazer até 2030 envolve trazer soluções bancárias abrangentes para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo que permanecem sem conta bancária. Esta inovação será impulsionada por uma infraestrutura financeira universal como transações sem fronteiras, e criptomoedas universalmente acessíveis podem ajudar os usuários a enviar e receber dinheiro com pouca ou nenhuma taxa associada ou com intermediários comandando uma parte da transação para si próprios.”

“Por exemplo, pense na inclusão financeira e nos agricultores de subsistência. Esta tecnologia poderia permitir que o agricultor ‘tokenizasse’ diretamente e vendesse alqueires digitais de qualquer colheita antecipadamente, diretamente a uma taxa de valor presente com desconto, recebesse dinheiro digital instantaneamente, usasse esse dinheiro para pagar suprimentos/sementes ou cobrir restrições de fluxo de caixa e, uma vez que as colheitas estejam prontas, os tokens de commodities podem ser resgatados pelas colheitas no nível micro”, acrescentou Grant Colhoun, CEO da Okanii.

traduzido livremente de fintech magazine – how crypto reshaping finance and world large

TEXTO 4Criptomoedas no mercado financeiro

Criptomoedas: a nova ferramenta do crime financeiro no Brasil

Em relação a quais seriam as criptomoedas favoritas dos criminosos, existe uma certa complexidade por trás disso. As criptomoedas mais comercializadas no Brasil tendem a ser transacionadas em um blockchain, com certo grau de transparência. Com o Bitcoin, por exemplo, já é possível monitorar o movimento dos fundos. Portanto, o que os criminosos costumam fazer para contornar esse “problema” é usar inicialmente criptomoedas menos transparentes e depois convertê-las para as criptomoedas mais aceitas, pois assim é mais fácil transformá-la em moeda fiduciária. No crime de lavagem de dinheiro, por exemplo, bastante comum no Brasil, o processo de ocultação em criptomoedas implica, muitas vezes, em transferir o valor, sucessivamente, entre várias criptomoedas (todas elas com baixíssimo grau de transparência), até que a quantia seja finalmente convertida em alguma criptomoeda mais aceita no mercado, como o Bitcoin. Essa é uma forma de dificultar o processo de rastreamento da origem do dinheiro.
fonte: refinitiv – criptomoedas a nova ferramenta do crime financeiro no brasil

TEXTO 5Características

Características fundamentais de uma criptomoeda: 

Digitais: diferente do dinheiro tradicional, as criptomoedas não existem fisicamente. Elas são digitais e protegidas por criptografia.

Descentralizadas: não são emitidas por governos ou instituições bancárias.

Coletivas: novas unidades são produzidas coletivamente por registros de transações pelos mineradores, aqueles que disponibilizam seus processadores para realizar e conferir transações, sendo remunerados por isso.

Segurança: cabe aos mineradores garantir a integridade e o balanço dos registros.

fonte: blog toroinvestimentos – principais criptomoedas

Repertórios socioculturais relacionados ao tema “Criptomoedas e a transformação do sistema financeiro global”

artigo – você precisa ler este artigo: ele mostra como as criptomoedas podem promover a inclusão financeira no mundo! 

música – em se tratando de dinheiro, a música “Pecado Capital”, de Paulinho da Viola, é um ótimo repertório! Uma vez que, um de seus versos diz “Dinheiro na mão é vendaval”.

literatura – João Romão, de O cortiço (obra de Aluísio de Azevedo), você pode citá-lo em sua redação – porque ele era avarento e ganancioso, sem escrúpulos, e constrói o cortiço após receber de herança um mercadinho. 

notícia – está sabendo dos fatos que abalaram o mercado de criptomoedas em 2023?

literatura – na obra Auto da Barca do Inferno , de Gil Vicente, havia um onzeneiro: profissão semelhante a um agiota, ou seja, alguém que cobra juros exorbitantes para emprestar dinheiro (o que é crime no Brasil).

vídeo – Quer entender o assunto “Criptomoedas”? Então aqui vai uma entrevista com Fernando Ulrich, conhecido influenciador de finanças, que promete explicar tudo do zero!

artigo – bitcoin é apenas um tipo de criptomoeda – aqui você pode ver os nomes das outras que existem no mercado.

vídeo – Gustavo Cerbasi é outro conhecido especialista em finanças, e neste vídeo ele mostra os riscos das criptomoedas (é bom para você ter ideias de propostas de intervenção).

Você acabou de saber o mais importante sobre as criptomoedas e a transformação do sistema financeiro global. E então? Como se sentiria vendo sua mesada se transformar em criptomoedas?

Bem, seja qual for sua resposta, ela vai ajudar a tornar sua argumentação na redação desta semana mais forte. Quer a sua redação corrigida de acordo com as competências do ENEM? Então clique aqui!

POSTS RELACIONADOS

⏰ O cupom loucura com 40% de desconto acaba em:

  • 00Dias
  • 00Hrs
  • 00Min
  • 00Seg