logo redação online

Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil | Tema de redação do Enem 2023

Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil | Tema de redação do Enem 2023

Neste último final de semana, milhares de estudantes por todo o Brasil enfrentaram a prova de redação do Enem 2023, um desafio que requer muito mais do que apenas habilidades de escrita. Nesse sentido, a ansiedade e a expectativa em torno do tema da redação são palpáveis a cada ano, e no dia 5 de novembro, no começo da tarde, o Inep divulgou o tão aguardado tema da redação do Enem 2023: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.”

A redação do Enem é conhecida por sua complexidade, pois ela tem que ter que ser no máximo 30 linhas, seguindo a estrutura dissertativa-argumentativa. Desse modo, é um momento crucial para os estudantes, já que a nota da redação pode fazer toda a diferença na pontuação final.

Nesse contexto, é fundamental entender a importância do tema escolhido para a redação deste ano. Por isso,  invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres é uma questão de extrema relevância e complexidade no Brasil. Essas mulheres desempenham um papel vital na sociedade, muitas vezes não reconhecido, e a redação do Enem oferece a oportunidade de refletir e discutir soluções para esse problema.

Então, confira abaixo os textos motivadores e também vamos explorar mais a fundo o tema da redação do Enem 2023:

Texto 1 sobre o tema redação Enem 2023:

O trabalho de cuidado não remunerado e mal pago e a crise global da desigualdade

O trabalho de cuidado é essencial para nossas sociedades e para a economia. Ele inclui o trabalho de cuidar de crianças, idosos e pessoas com doenças te 9 e deficiências físicas e mentais, bem como o trabalho doméstico diário que inclui cozinhar, limpar. lavar, consertar coisas e buscar água e lenha. Se ninguém de investisse tempo, esforços e recursos nessas tarefas diárias essenciais, comunidades, locais de trabalho o economias inteiras ficariam estagnados. Em todo o mundo, o trabalho de cuidado não remunerado e mal pago é desproporcionalmente assumido por mulheres e meninas riem situação de pobreza, especialmente por aquelas do que pertencem a grupos que, além da discriminação de gênero, sofrem preconceito em decorrência de sua raça, etnia, nacionalidade e sexualidade. As mulheres são responsáveis por mais de três quartos do cuidado não remunerado e compõem dois terços da força de trabalho envolvida em atividades de cuidado remuneradas.

Documento informativo – Tempo de Cuidar,

Disponível em: oxfam org . Acesso em: 18 de jul. de 2023 (adaptado)

Análise do texto:

    • O texto destaca que a sociedade e a economia dependem do trabalho de cuidado não remunerado e mal pago.

    • Ele ressalta que o trabalho de cuidado inclui diversas tarefas essenciais para o funcionamento da comunidade e da economia, ou seja,  muitas das quais mulheres realizam.

    • Sem dúvida, isso pode servir como ponto de partida para discutir a relevância do trabalho de cuidado.

Texto 2

Média de horas dedicadas pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade aos afazeres domésticos e/ou às tarefas de cuidado de pessoas, por sexo

Tema de redação do Enem 2023

Disponível em: agencia de noticias ibge.

Acesso em: 18 de jul. 2023 (adaptado)

Análise do texto:

    • O texto apresenta dados sobre a média de horas dedicadas pelas pessoas aos afazeres domésticos e às tarefas de cuidado, desagregando essas informações por sexo.

    • Afinal, isso pode embasar argumentos sobre como as mulheres frequentemente realizam uma carga desproporcional de trabalho de cuidado em comparação com os homens.

Texto 3 sobre o tema redação Enem 2023:

A sociedade brasileira tem passado por inúmeras transformações sociais ao longo das últimas décadas. Entre elas, as percepções sociais a respeito dos valores e das convenções de gênero e a forma como mulheres têm se inserido na sociedade. Desse modo, algumas permanências, porém, chamam a atenção, como a delegação quase que exclusiva às famílias – e, nestas, às mulheres – de atividades relacionadas à reprodução da vida e da sociedade, usualmente nominadas trabalho de cuidado.

Disponivel em: repositorio ipea.

Acesso em 24 maio 2023 (adaptado)

Análise do texto do tema redação enem 2023:

    • O texto aborda as transformações sociais ocorridas na sociedade brasileira ao longo das últimas décadas, com um foco específico nas mudanças nas percepções sociais sobre gênero e na integração das mulheres na sociedade.

    • Ele destaca que, embora tenha havido progresso nesses aspectos, ainda persiste uma característica marcante: a atribuição predominante, quase exclusiva, às famílias e, em particular, às mulheres, das responsabilidades relacionadas ao trabalho de cuidado.

Texto 4 sobre o tema redação Enem 2023:

Tema de redação do Enem 2023

Capa da revista Pesquisa. Disponível em: revista pesquisa fapesp

Acesso em: 23 maio 2023 (adaptado)

Análise do texto:

    • Nesse sentido, esse texto, de acordo com a pesquisa da Fapestp, mostra a perspectiva de como é dentro do Brasil a desigualdade entre homens e mulheres, mostrando que em filmes a maioria é dirigido por homens e não dando tanta atenção ao cuidado das mulheres.

    • Sem dúvida,isso nos leva a pensar, diante desse texto e pesquisa, que a mulher protagoniza essa função de cuidadora.

Por fim, agora que você já conhece os textos motivadores que caíram no tema de redação do Enem 2023, só falta você começar a praticar a sua redação sobre o tema e ter ela corrigida por especialistas, para você saber aonde está errando e melhorar sua nota! Esse tema já se encontra disponível na nossa plataforma!

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes