Como usar NO RITMO DO CORAÇÃO na redação?

por | abr 1, 2022

Se você já assistiu ao filme ganhador do Oscar 2022, CODA – No Ritmo do Coração (2021), sabe que ele aborda diversas temáticas necessárias que precisam ser discutidas.

Inspirado em ”A Família Bélier”, o drama foi dirigido por Sian Heder e tem como protagonista Ruby, de 17 anos, a única pessoa que ouve em uma família de surdos. Quando o negócio dos pais da adolescente é ameaçado, ela fica dividida entre seu amor pela música e suas obrigações.

Neste artigo, apresentaremos alguns temas relacionados ao filme e, ao final, um exemplo de introdução usando o filme como repertório sociocultural.

O filme está disponível no Amazon Prime Video e na Apple TV. Confira o Trailer:

Temas presentes em No Ritmo do Coração

Inclusão dos surdos na sociedade

O filme escancara a falta de acessibilidade às pessoas surdas na sociedade. Ninguém do filme além de Ruby conhece a língua de sinais usada por seus pais e seu irmão. A exclusão é nítida em vários momentos do filme.

Capacitismo

A família Rossi é completamente normal e batalhadora. Por serem surdos, no entanto, a sociedade os trata de forma diferente, como se fossem incapazes, coitados e até mesmo como motivo de piada ou chacota.

Bullying nas escolas

Ruby, por ter crescido em uma família de surdos, teve dificuldades de fala na infância e era zombada pelos colegas da escola. A adolescente se isola por ter traumas em relação a isso.

Apoio da família e da escola na escolha profissional

Ruby ama cantar e deseja estudar em Berklee, uma universidade focada em música. Para isso, ela precisa do apoio de seu professor de música, Bernardo, e de seus pais.

A importância da arte e da música

O filme mostra a possibilidade de os adolescentes estadunidenses escolherem disciplinas eletivas na escola. Ruby escolhe a música, ligada às artes, e passa por um processo de autoconhecimento por meio dela.

Ist’s e a necessidade da educação sexual

Frank e Jackie Rossi vão a uma consulta médica e descobrem que estão com uma IST. Ambos, no entanto, não seguem as recomendações do médico, escancarando a falta de educação sexual na sociedade.

Pesca familiar e os pequenos produtores

A família Rossi possui um barco e vive da pesca. No filme, há uma empresa que compra e revende estes peixes. No entanto, o ganho da família é pouco – eles passam por uma crise financeira e passam a vender o peixe direto para o consumidor.

Exemplo de introdução

Tema: Falta de acessibilidade às pessoas surdas na sociedade

‘’O filme vencedor do Oscar 2022, No Ritmo do Coração, retrata a falta de acessibilidade às pessoas surdas na sociedade. Alguns membros da família Rossi são surdos e dependem da ajuda de Ruby, a filha mais nova, para poderem se comunicar com as pessoas. Fora da ficção, a realidade não é diferente: a falta de direitos básicos e de inclusão são os maiores empecilhos às pessoas surdas. Sendo assim, cabe avaliar os principais causadores da problemática e discutir medidas que promovam a integração dos surdos à sociedade.’’

Gostou da dica, RedAluno? Não se esqueça de enviar sua redação em nossa plataforma para recebê-la corrigida em até 3 dias úteis!

Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM